news.med.br  -  Medical Journal
O risco de pais mais velhos transmitirem mutações causadoras de doenças aos filhos é maior do que pensávamos, e isso se deve ao crescimento mais rápido de células1 mutantes nos testículos2 com a idade. Em um estudo publicado na revista Nature, o sequenciamento de genoma revelou que, entre homens com pouco mais de 30 anos, cerca de 1 em cada 50 espermatozoides3 apresenta uma mutação4 causadora de doenças, número que aumenta para quase 1 em cada 20 aos 70 anos.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Testículos: Os testículos são as gônadas sexuais masculinas que produzem as células de fecundação ou espermatozóides. Nos mamíferos ocorrem aos pares e são protegidos fora do corpo por uma bolsa chamada escroto. Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos.
3 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
4 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
   [Mais...]

Alterações genéticas que criam números cada vez maiores de espermatozoides1 idênticos são mais comuns do que se pensava anteriormente, de acordo com um novo estudo publicado na revista Nature. A equipe identificou genes subjacentes a essas chamadas expansões clonais e relacionou as mutações resultantes (que podem ser prejudiciais quando transmitidas aos descendentes) a uma série de doenças monogênicas, incluindo certos distúrbios do neurodesenvolvimento.
1 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
   [Mais...]

Houve um rápido aumento no número global de casos e mortes por câncer1 entre 1990 e 2023, apesar dos avanços no tratamento do câncer1 e dos esforços para combater os fatores de risco da doença no mesmo período. Sem ações urgentes e financiamento direcionado, prevê-se que 30,5 milhões de pessoas receberão um novo diagnóstico2 de câncer1 e 18,6 milhões morrerão de câncer1 em 2050, com mais da metade dos novos casos e dois terços das mortes ocorrendo em países de baixa e média rendas, de acordo com uma nova análise importante do Estudo da Carga Global de Doenças, publicada na revista The Lancet.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

A fertilidade feminina diminui com a idade, o que é frequentemente atribuído à queda no número e na qualidade dos óvulos, mas o ambiente dos próprios ovários1 também pode ser responsável. Uma nova técnica de imagem, detalhada em estudo publicado na revista Science, revelou um ecossistema até então inexplorado dentro do ovário2 que pode influenciar a velocidade de envelhecimento dos óvulos humanos. A descoberta pode abrir novas possibilidades para retardar o envelhecimento ovariano, preservar a fertilidade e melhorar a saúde3 após a menopausa4.
1 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
   [Mais...]

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista The BMJ, mostra como uma simples análise de sangue1 pode prever o risco de desenvolver doença hepática2 grave. O modelo, denominado CORE, foi produzido com métodos estatísticos avançados e baseia-se em cinco fatores: idade, sexo e níveis de três enzimas hepáticas3 comuns (AST, ALT e GGT), comumente medidas durante exames de saúde4 regulares. O método pode já começar a ser aplicado na atenção primária para permitir a detecção precoce de cirrose5 e câncer6 de fígado7.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
   [Mais...]

Uma classe de antibióticos comumente usada, chamada polimixinas, parece matar bactérias como a E. coli ao quebrar sua armadura resistente. A maneira como esses antibióticos perfuram a armadura das bactérias foi revelada em detalhes impressionantes por microscopia de alta resolução, o que pode ajudar a desenvolver novos tratamentos para infecções1 resistentes a medicamentos. As descobertas foram publicadas na revista Nature Microbiology.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Um novo estudo destaca os efeitos na atividade cerebral que podem ocorrer quando reduzimos o uso de smartphone. A pesquisa, publicada na revista Computers in Human Behavior, envolveu 25 jovens adultos com idades entre 18 e 30 anos, que foram solicitados a restringir o uso de smartphones o máximo possível por 72 horas: apenas comunicações essenciais e atividades relacionadas ao trabalho foram permitidas. Após a restrição, foram encontradas associações entre mudanças na ativação cerebral ao longo do tempo e sistemas de neurotransmissores relacionados ao vício.   [Mais...]
Um estudo conduzido na Universidade Federal de Goiás (UFG) aponta que a cera de ouvido pode ser utilizada para antecipar o diagnóstico1 de risco oncológico. A pesquisa analisou metabólitos2 orgânicos voláteis presentes no cerúmen e mostrou resultados promissores para identificar alterações de saúde3 antes do surgimento do tumor4. De acordo com o estudo publicado na revista Scientific Reports, o ensaio, chamado cerumenograma, pode permitir o diagnóstico1 do câncer5, monitorar a remissão e identificar estágios pré-cancerosos, abrangendo etapas-chave da tumorigênese.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Estudo publicado no jornal científico Diabetes1 Care mostrou que, com protocolos específicos, uma variedade de abordagens personalizadas (tanto com intervenções farmacológicas quanto não farmacológicas) pode induzir a remissão do diabetes tipo 22 em pacientes cuja doença foi recém-diagnostica.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Uma adaptação da terapia cognitivo1-comportamental que se concentra na atenção plena e na tolerância ao sofrimento mostrou-se promissora no alívio da dor crônica, segundo um estudo publicado no JAMA Network Open. Após 9 semanas, participantes no grupo da terapia relataram que a intensidade da dor começou a diminuir e, em 21 semanas, eles sentiram significativamente menos dor do que aqueles no grupo de controle.
1 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

» Medicamento reverte hérnias na virilha em camundongos machos sem cirurgia e mostra-se promissor em humanos
» Suplementos de vitamina D2 podem diminuir o nível de outro tipo de vitamina D no corpo
» Privar tumores cerebrais de um aminoácido pode potencializar a quimioterapia
» Novo anticorpo monoclonal, tulisokibart, se mostra promissor na colite ulcerativa: 26% dos pacientes alcançaram remissão clínica
» Micróbios presentes na boca foram associados ao risco de câncer de pâncreas
» Estudo descobre que maconha pode causar defeitos cromossômicos em óvulos humanos
» Até 10% das neoplasias hematológicas pediátricas são atribuídas à exposição à radiação relacionada a exames de imagem
» Esperança para o diabetes: células editadas por CRISPR liberaram insulina em uma pessoa e escaparam da detecção imunológica
» Medicamento para diabetes demonstra efeitos antienvelhecimento nos cromossomos
» Novo comprimido de GLP-1, orforglipron, proporciona perda de peso superior a 11% na dose mais alta em estudo de fase III


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos