Gostou do artigo? Compartilhe!

Robôs minúsculos nadam pelo sangue, administram medicamentos e depois se dissolvem

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Um robô controlado remotamente, do tamanho de um grão de areia, pode nadar pelos vasos sanguíneos1 para administrar medicamentos antes de se dissolver no corpo. A minúscula esfera contendo um medicamento é guiada por ímãs até locais específicos do corpo, como demonstrou um teste em animais, publicado na revista Science, o que ajudaria a evitar os efeitos colaterais2 tóxicos de terapias sistêmicas.

Um desafio no design de microrrobôs é equilibrar biocompatibilidade, biodegradabilidade, tamanho e propriedades magnéticas necessárias para um controle preciso. Idealmente, também se buscaria rastreamento em tempo real, navegação eficiente e capacidade robusta de carregamento de fármacos.

Neste estudo, os pesquisadores desenvolveram um sistema microrrobótico que combina navegação eletromagnética, um cateter de liberação e cápsulas dissolúveis carregadas com fármacos. Eles demonstraram navegação precisa em modelos de vasculatura humana e rastreamento e navegação em modelos animais de grande porte.

Leia sobre "Formas farmacêuticas de medicações", "Como a via de administração define a absorção dos fármacos" e "Como agem os medicamentos no organismo".

No artigo os pesquisadores relatam que a administração sistêmica de medicamentos frequentemente causa efeitos colaterais2, limitando a eficácia de terapias avançadas. Abordagens de administração de medicamentos direcionada aumentam as concentrações locais do fármaco3 no local da doença, minimizando a exposição sistêmica.

Neste contexto, apresentou-se uma plataforma microrrobótica de administração de medicamentos guiada magneticamente, capaz de navegação precisa em condições fisiológicas4. Esta plataforma integra um sistema de navegação eletromagnética clínica, um cateter de liberação personalizado e uma cápsula dissolúvel para administração terapêutica5 precisa.

Testes in vitro demonstraram navegação precisa em modelos de vasculatura humana, e experimentos in vivo confirmaram o rastreamento sob fluoroscopia e a navegação bem-sucedida em modelos animais de grande porte.

O microrrobô equilibra a concentração do material magnético, a carga do agente de contraste e a capacidade de administração do fármaco3 terapêutico, oferecendo uma solução promissora para a administração precisa e direcionada de medicamentos.

 

Fontes:
Science, Vol. 390, Nº 6774, em 13 de novembro de 2025.
Nature, notícia publicada em 13 de novembro de 2025.

 

NEWS.MED.BR, 2025. Robôs minúsculos nadam pelo sangue, administram medicamentos e depois se dissolvem. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1498140/robos-minusculos-nadam-pelo-sangue-administram-medicamentos-e-depois-se-dissolvem.htm>. Acesso em: 12 dez. 2025.

Complementos

1 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
2 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
4 Fisiológicas: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.

Resultados de busca relacionada no catalogo.med.br:

Marco Antonio Correa Galvao

Clínico Geral

Araguaína/TO

Você pode marcar online Ver horários disponíveis

João José de Carvalho Cordeiro

Clínico Geral

Rio de Janeiro/RJ

Você pode marcar online Ver horários disponíveis

Alexandre de Carvalho Alves

Clínico Geral

Ouro Preto/MG

Gostou do artigo? Compartilhe!