news.med.br  -  Medical Journal
Um estudo da Universidade de Michigan identificou um novo tratamento potencial para alergias alimentares na inulina, uma fibra vegetal natural comumente usada como um suplemento, um prebiótico em refrigerantes e um substituto para adoçantes e para outros produtos e propósitos. No que parece ser um grande avanço que oferece a promessa de alívio para quem sofre de alergia1 alimentar em todo o mundo, o artigo publicado na Nature Materials descreve o sucesso da imunoterapia oral baseada em gel de inulina em interromper reações alérgicas em camundongos, em parte, visando bactérias no intestino.
1 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
   [Mais...]

Um hormônio1 cerebral recém-descoberto em camundongos, CCN3, pode resolver o mistério de longa data de como os ossos adultos permanecem fortes durante o estresse da amamentação2. A descoberta, publicada na revista Nature, pode levar a novos tratamentos para osteoporose3, uma condição na qual os ossos se tornam fracos e quebradiços.
1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
   [Mais...]

No caminho para criar um implante1 coclear totalmente interno, uma equipe multidisciplinar de pesquisadores produziu um microfone implantável que funciona tão bem quanto microfones comerciais de aparelhos auditivos externos. O microfone continua sendo um dos maiores obstáculos para a adoção de um implante1 coclear totalmente internalizado. Este pequeno microfone, um sensor produzido a partir de um material piezoelétrico2 biocompatível, mede movimentos minúsculos na parte inferior do tímpano3. Para maximizar o desempenho do dispositivo, a equipe também desenvolveu um amplificador de baixo ruído que melhora o sinal4 enquanto minimiza o ruído da eletrônica. A pesquisa foi publicada no Journal of Micromechanics and Microengineering.
1 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
2 Piezoelétrico: Tem relação com a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica. O efeito piezoelétrico é entendido como a interação eletromecânica linear entre a força mecânica e o estado elétrico (forças de Coulomb) em materiais cristalinos (cerâmicos, polímeros, etc.).
3 Tímpano: Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.
4 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
   [Mais...]

O uso do agonista1 do receptor do GLP-1 semaglutida (Ozempic, Wegovy) pode estar relacionado a um risco aumentado da segunda forma mais comum de neuropatia2 óptica, sugeriu um estudo retrospectivo3 publicado no JAMA Ophthalmology. Ao longo de um acompanhamento médio de quase 3 anos, pacientes com diabetes4 usando semaglutida tiveram um risco mais de quatro vezes maior de desenvolver neuropatia2 óptica isquêmica anterior não arterítica (NOIA-NA) em comparação com pacientes que não usavam um agonista1 do GLP-1. Aqueles prescritos semaglutida para sobrepeso5 ou obesidade6 tiveram um risco sete vezes maior de NOIA-NA, uma causa significativa de cegueira.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Neuropatia: Doença do sistema nervoso. As três principais formas de neuropatia em pessoas diabéticas são a neuropatia periférica, neuropatia autonômica e mononeuropatia. A forma mais comum é a neuropatia periférica, que afeta principalmente pernas e pés.
3 Retrospectivo: Relativo a fatos passados, que se volta para o passado.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

A solidão crônica pode aumentar significativamente o risco de acidente vascular cerebral1 em adultos mais velhos, de acordo com um novo estudo publicado na revista científica eClinicalMedicine. O estudo com adultos com mais de 50 anos examinou como os sentimentos aumentam o risco ao longo do tempo. As descobertas apontam um risco de acidente vascular cerebral1 56% maior para os participantes do estudo que vivenciaram solidão crônica do que para aqueles que relataram consistentemente não se sentirem solitários.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Cientistas desenvolveram uma nova arma contra o HIV1: um imitador molecular que invade uma célula2 e rouba proteínas3 essenciais do vírus4. Um estudo publicado na Science relatou que esse ladrão viral impediu que o HIV1 se multiplicasse dentro de macacos. A nova abordagem terapêutica5 será testada em breve em pessoas, disseram os cientistas. O novo estudo sugere que apenas uma dose de partículas interferentes terapêuticas, ou TIPs, pode manter o HIV1 em níveis baixos — permanentemente. Esse tratamento não apenas impediria o desenvolvimento da AIDS, mas também tornaria mais difícil para as pessoas transmitirem o HIV1 para outras.
1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
   [Mais...]

Uma molécula que aumenta a quantidade de uma proteína chamada TERT pode atenuar os efeitos do envelhecimento nos músculos1 e células2 cerebrais em camundongos. Essa proteína ajuda a proteger os telômeros, as ‘tampas’ nas extremidades dos cromossomos3. As descobertas foram publicadas na revista Cell e descrevem como a ativação da TERT tem como alvo a metilação do DNA e múltiplas características do envelhecimento.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
   [Mais...]

Como um complemento à cirurgia de bypass (revascularização do miocárdio1) para cardiomiopatia isquêmica, uma terapia de ondas de choque2 cardíaca com o objetivo de regenerar o miocárdio1 isquêmico3 aumentou a fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE) e a função física em 1 ano em um pequeno ensaio controlado por placebo4, publicado no European Heart Journal. O ensaio CAST-HF mostrou que, entre os candidatos à cirurgia de bypass das artérias coronárias5 (CABG) com FEVE ≤40%, houve maiores melhorias na FEVE da linha de base até 360 dias com terapia de ondas de choque2 do que com a cirurgia de CABG sozinha (+11,3% vs +6,3%).
1 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
2 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
3 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
5 Artérias coronárias: Veias e artérias do CORAÇÃO.
   [Mais...]

Um novo tipo de curativo inteligente desenvolvido na universidade Caltech pode tornar o tratamento de feridas crônicas mais fácil, mais eficaz e menos dispendioso. Essas bandagens inteligentes são feitas de um polímero flexível e elástico contendo eletrônicos e medicamentos incorporados. Em modelos animais sob condições de laboratório, os curativos inteligentes mostraram a capacidade de fornecer atualizações em tempo real sobre as condições da ferida e os estados metabólicos dos animais para os pesquisadores, bem como oferecer cura rápida de feridas infectadas crônicas semelhantes às encontradas em humanos. As descobertas foram publicadas na revista científica Science Advances.   [Mais...]
Ribosídeo de nicotinamida fornece nova opção para aqueles com doença crônica nas pernas em ensaio clínico preliminar publicado na revista Nature Communications. O suplemento de venda livre, uma forma de vitamina1 B3, aumentou a resistência à caminhada de pacientes com doença arterial periférica, uma condição crônica nas pernas para a qual há poucos tratamentos eficazes. Pacientes que tomaram ribosídeo de nicotinamida diariamente por seis meses aumentaram sua distância de caminhada cronometrada em mais de 57 pés (17,6 metros), em comparação aos participantes que tomaram um placebo2.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

» Caminhar ajuda a manter as pessoas livres de dores lombares por mais tempo
» Estudo aponta aumento da hipertensão crônica na gravidez enquanto o tratamento estagnou
» Estudo revela alvo para reverter tecido cicatricial após ataque cardíaco
» Nova descoberta sobre a conexão entre obesidade e câncer sugere estratégias para melhorar a imunoterapia
» Hora de dizer adeus ao IMC? Um substituto vem ganhando apoio: o índice de redondeza corporal (BRI)
» Síndrome do ovário policístico pode ser tratada com medicamento contra malária
» Os medicamentos mais eficazes para enxaqueca foram revelados em uma revisão de dados de ensaios clínicos
» Células-tronco reverteram o diabetes tipo 1 em uma paciente
» Descoberta uma das principais causas da doença inflamatória intestinal
» A mielinização no cérebro pode ser a chave para “aprender” o vício em opioides


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos