news.med.br  -  Pharma News
Um tratamento contra o câncer1 que salva vidas pode, por si só, causar câncer1, informou a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos em um comunicado. O tratamento, denominado CAR-T, foi aprovado pela primeira vez em novembro de 2017 para cânceres do sangue2 potencialmente fatais. Mas a FDA afirmou que recebeu 19 relatos de novos tipos de câncer1 no sangue2 em pacientes que receberam o tratamento. Dessa forma, a agência lançou uma investigação sobre o que chamou de “risco sério” de malignidades de células3 T em pacientes tratados com terapias de células3 T com receptor de antígeno4 quimérico autólogo (CAR) visando o antígeno4 de maturação de células3 B (BCMA) ou CD19.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
   [Mais...]

Um pequeno ensaio clínico de um tratamento para redução do colesterol1 baseado na edição genética CRISPR produziu resultados promissores. O efeito já dura seis meses desde que o primeiro participante foi tratado, e a expectativa é que seja permanente – mas um ataque cardíaco em uma pessoa levantou preocupações de segurança. As descobertas foram apresentadas nas Sessões Científicas de 2023 da American Heart Association e relatados pela Verve Therapeutics em um comunicado. Nas três pessoas com hipercolesterolemia2 familiar heterozigótica que receberam as doses mais elevadas do VERVE-101, os níveis de colesterol1 LDL3, que está ligado ao risco de doenças cardíacas, caíram entre 39 e 55 por cento.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
3 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
   [Mais...]

» Casgevy: tratamento para doença falciforme criado com edição genética obtém aprovação no Reino Unido
» Terapia genética controlou a retinopatia diabética por pelo menos um ano
» Anvisa aprova o Mounjaro (tirzepatida): medicamento para diabetes tipo 2 também promove perda de peso
» Primeiro tratamento aprovado para molusco contagioso - metade dos pacientes teve eliminação completa das lesões
» FDA aprova novo regime de primeira linha para o câncer de endométrio, o primeiro em décadas
» Vacina materna se mostrou promissora para infecções invasivas por estreptococos do grupo B em bebês
» FDA aprova primeiro medicamento para agitação na demência de Alzheimer
» Combinação de Tafinlar + Mekinist recebe aprovação da FDA para glioma pediátrico
» Tratamento precoce com metformina reduz o risco de COVID longa
» Vacinas personalizadas de RNAm contra melanoma prolongaram a sobrevida no maior estudo feito até agora


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos