news.med.br
-
Medical Journal
Um modelo computacional que possa projetar rapidamente uma rede de vasos sanguíneos1 para qualquer órgão impresso em 3D pode nos levar um passo mais perto do transplante de fígados, rins2 ou corações artificiais sem a necessidade de um doador. Agora, em um estudo publicado na revista Science, pesquisadores construíram um modelo computacional que pode projetar essas redes para qualquer órgão com base em uma lei matemática que descreve como os vasos sanguíneos1 se ramificam em vasos menores no corpo.
[Mais...]
Idosos em uso de agonistas do receptor de GLP-1, principalmente semaglutida (Rybelsus, Ozempic, Wegovy), apresentaram um pequeno aumento no risco de desenvolver degeneração macular1 relacionada à idade neovascular (DMRIn), de acordo com um estudo publicado no JAMA Ophthalmology. Embora os riscos absolutos de DMRIn tenham sido pequenos no estudo (0,2% versus 0,1% em não usuários) é importante lembrar que a DMRIn é uma condição com profundas implicações para a visão2 e a qualidade de vida.
[Mais...]
Uma única infusão de um tratamento à base de células-tronco1 pode ter curado 10 de 12 pessoas com a forma mais grave de diabetes tipo 12. Um ano depois, esses 10 pacientes não precisam mais de insulina3. Os outros dois pacientes precisam de doses muito menores. O tratamento experimental, chamado zimislecel, envolve células-tronco1 que os cientistas estimularam a se transformarem em células das ilhotas pancreáticas4, que regulam os níveis de glicose5 no sangue6. O estudo foi publicado pelo The New England Journal of Medicine.
[Mais...]
De acordo com um estudo de coorte1 pareado de base populacional canadense, publicado no JAMA Network Open, sobreviventes de câncer2 infantil apresentaram um risco ajustado duas vezes maior de doença renal3 crônica ou hipertensão arterial4 em comparação com uma coorte5 de crianças hospitalizadas e um risco ajustado quatro vezes maior em comparação com uma coorte5 da população pediátrica em geral.
[Mais...]
Pessoas que reduzem o excesso de peso na meia-idade podem reduzir aproximadamente pela metade o risco de desenvolver doenças crônicas mais tarde. Essa é a conclusão de três estudos de longo prazo, cujos resultados foram baseados em mais de 23.000 participantes. As descobertas foram publicadas no JAMA Network Open. Um ponto de destaque é que esses resultados foram alcançados sem injeções para perda de peso ou intervenções cirúrgicas.
[Mais...]
Pesquisadores desenvolveram uma interface cérebro1-computador experimental que promete restaurar a voz de pessoas que perderam a capacidade de falar devido a condições neurológicas. Em um estudo publicado na revista Nature, foi demonstrado como essa nova tecnologia pode traduzir instantaneamente a atividade cerebral em voz enquanto uma pessoa tenta falar, criando efetivamente um trato vocal digital. O sistema permitiu que o participante do estudo, portador de esclerose2 lateral amiotrófica (ELA), falasse com sua família por meio de um computador em tempo real, mudasse sua entonação e cantasse melodias simples.
[Mais...]
Pessoas com lesões1 incompletas da medula espinhal2 cervical apresentaram melhorias nos movimentos das mãos3 e braços após receberem uma forma direcionada de estimulação do nervo vago. De acordo com o estudo publicado na revista Nature, a combinação da estimulação direcionada do nervo vago com fisioterapia4 parece ajudar pessoas parcialmente paralisadas por lesões1 na medula espinhal2 a recuperar a capacidade de realizar algumas atividades cotidianas, como colocar um colar ou fechar um zíper.
[Mais...]
O mieloma1 múltiplo é considerado incurável, mas um terço dos pacientes em um ensaio clínico da Johnson & Johnson viveram sem câncer2 detectável por anos após enfrentarem a morte certa, graças a uma imunoterapia com células3 CAR-T. O estudo descrevendo os resultados foi divulgado na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica e publicado no Journal of Clinical Oncology.
[Mais...]
A terapia com células1 CAR-T tem o potencial de revolucionar a forma como tratamos certos tipos de câncer2, modificando geneticamente as próprias células1 imunológicas de alguém para atacar a doença. Mas a terapia também é complexa e cara. Agora, cientistas conseguiram criar a terapia personalizada dentro do corpo de animais não humanos, o que pode simplificar o processo, reduzindo os custos. As descobertas foram publicadas na revista Science.
[Mais...]
Em um estudo publicado na revista Nature Metabolism, pesquisadores apresentaram um composto derivado do salicilato, denominado SANA, que se mostrou capaz de prevenir e tratar a obesidade1 em testes com animais ao ativar um mecanismo termogênico inédito no tecido adiposo2. Ensaio clínico de fase 1 confirmou segurança em humanos e fase 2 deve começar ainda este ano.
[Mais...]
|