news.med.br
Medical Journal - 14/08/20
Em estudo publicado pelo JAMA Dermatology, o consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite foi associado à acne1 atual em adultos. Essa associação foi observada após o ajuste para variáveis sociodemográficas e fatores de confusão.
1 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/08/20
Estudos recentes publicados na Nature e na Science mostram que, em pacientes que desenvolvem COVID-19 grave, os corpos dos infectados se mostram incapazes de organizar as células1 e moléculas certas para lutar contra o invasor, e lançam todo um arsenal de armas – uma barreira equivocada que pode causar estragos em tecidos saudáveis.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Saúde - 12/08/20
Embora permaneçam lacunas nas evidências sobre a melhor forma de usar as máscaras faciais, as evidências de que os super transmissores, que podem ter poucos ou nenhum sintoma1, são responsáveis por grandes surtos fornece mais evidências para justificar as recomendações que promovem o uso universal de máscara facial em público.
1 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Medical Journal - 12/08/20
Pesquisa publicada pelo European Journal of Preventive Cardiology sugere que a síndrome1 do ovário2 policístico foi associada a um aumento de 19% no risco de doença cardiovascular em mulheres de uma coorte3 da Dinamarca.
1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/08/20
Estudo publicado na Nature Medicine fornece evidências para o novo surgimento de resistência à artemisinina mediada pelo P. falciparum K13m em Ruanda, potencialmente comprometendo o sucesso contínuo da quimioterapia1 antimalárica na África.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Saúde - 11/08/20
Em estudo realizado por pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, tomografias de 750 indivíduos mostram que as pessoas obesas têm órgãos maiores e, portanto, mais células1. Isso pode explicar por que as pessoas obesas têm um risco maior de muitos tipos de câncer2.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Novos medicamentos - 10/08/20
Em 02 de julho de 2020, a FDA dos EUA aprovou o Rukobia (fostemsavir), um novo tipo de medicamento antirretroviral para pacientes1 com infecção2 por HIV3 que, após receberem vários tratamentos, esgotaram as outras opções devido à resistência aos medicamentos, intolerância ou problemas de segurança.
1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/08/20
Resultados de estudo da FDA, publicado pelo JAMA, mostram que, quando o filtro solar é aplicado à pele1, mesmo em uma única aplicação, todos os seis ingredientes ativos testados e todas as formulações resultam em níveis mensuráveis no sangue2 dos ingredientes ativos.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Medical Journal - 06/08/20
A medição do status de metilação do DNA livre circulante no plasma1 possui um grande potencial para a detecção precoce e não invasiva do câncer2. Dois artigos publicados na Nature Medicine mostram a aplicação bem-sucedida da detecção de câncer2 baseada em metilação do cfDNA em dois cenários altamente desafiadores.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 05/08/20
Estudo publicado pelo JAMA Neurology mostrou que placas1 de alto risco eram comuns em pacientes com estenose2 carotídea assintomática e a incidência3 anual associada de eventos isquêmicos ipsilaterais (4 eventos por 100 pessoas-ano) foi maior do que as estimativas atualmente aceitas.
1 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
2 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
31 a 40 (Total: 2484)
  • Entrar
  • Assinar