news.med.br  -  Saúde
Saúde - 05/04/19
Dieta subótima é um importante fator de risco1 evitável para doenças não transmissíveis (DNTs); no entanto, seu impacto sobre as DNTs não foi sistematicamente avaliado. Este estudo, publicado pelo periódico The Lancet, teve como objetivo avaliar o consumo dos principais alimentos e nutrientes em 195 países e quantificar o impacto de sua ingestão na mortalidade2 e morbidade3 das DNTs.
1 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
   [Mais...]

Saúde - 03/04/19
É sabido que o comportamento sedentário prolongado aumenta o risco de várias doenças não transmissíveis. No entanto, grande parte da população do Reino Unido passa a vida de forma sedentária. Além disso, as recomendações oficiais sobre atividade física são vagas. Esta análise indica que priorizar recursos na área da saúde1 e reduzir o comportamento sedentário evitam várias mortes associadas ao sedentarismo2 prolongado.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Sedentarismo: Qualidade de quem ou do que é sedentário, ou de quem tem vida e/ou hábitos sedentários. Sedentário é aquele que se exercita pouco, que não se movimenta muito.
   [Mais...]

Saúde - 26/03/19
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram online um trabalho em que mostram que a vacina1 contra a febre amarela2 protege camundongos resistentes e susceptíveis contra o vírus3 Zika.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Saúde - 01/03/19
Já em 2016, a sífilis1 foi declarada como um grave problema de saúde2 pública no Brasil, e os números continuam a crescer a cada ano, tanto nos casos de sífilis1 adquirida, em gestantes e congênita3, sendo o crescimento desta última especialmente preocupante.
1 Sífilis: Doença transmitida pelo contato sexual, causada por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema pallidum. Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamação dos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamente e aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.). Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o advento do tratamento com antibióticos tem se tornado de ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidade e abortos espontâneos repetidos.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]

Saúde - 28/02/19
A gravidez1 múltipla sesquizigótica é um intermediário excepcional entre a geminação monozigótica e dizigótica. Artigo publicado pelo periódico The New England Journal of Medicine (NEJM) relata o segundo caso de gestação gemelar monocoriônica2 com discordância sexual fetal diagnosticado na Austrália em uma mãe de 28 anos de idade.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Monocoriônica: Gravidez monocoriônica é aquela de uma só placenta.
   [Mais...]

Saúde - 25/02/19
O treino intervalado pode ser a bola da vez para a perda de gordura1? Uma revisão sistemática e metanálise comparou o treinamento contínuo de intensidade moderada (MOD) ao treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), a publicação é do British Journal of Sports Medicine.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
   [Mais...]

Saúde - 18/02/19
Os resultados de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Oswaldo Cruz sugerem que a presença da bactéria1 Wolbachia em mosquitos Aedes aegypti tem a capacidade de reduzir a transmissão do vírus2 da febre amarela3 e pode ser usada como uma estratégia complementar para a prevenção da transmissão dessa doença, juntamente com o programa de vacinação humana.
1 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
3 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
   [Mais...]

Saúde - 11/02/19
Cápsula que libera insulina1 na corrente sanguínea após se posicionar no estômago2 pode substituir as injeções de insulina1 usadas por pacientes com diabetes3, é o que promete a nova descoberta do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Elas ainda precisam ser testadas em humanos, mas são esperança para milhões de diabéticos.
1 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Saúde - 07/02/19
Dados do The Global Burden of Disease Study identificaram mudanças notáveis nas taxas de suicídio em todo o mundo. Seus resultados indicam reduções substanciais no suicídio globalmente, mas ressaltam que ele continua sendo uma das principais causas de anos de vida perdidos em muitas partes do mundo. Além disso, as descobertas chamam a atenção para a notável heterogeneidade nas tendências de suicídio entre países e subgrupos demográficos que merecem uma investigação mais aprofundada.   [Mais...]
Saúde - 01/02/19
Publicadas as atualizações das recomendações da Academia Americana de Pediatria para o uso rotineiro de vacinas contra influenza1 e medicamentos antivirais na prevenção e tratamento da gripe2 em crianças para a temporada 2018-2019.
1 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
2 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
   [Mais...]

» 30/01/2019 - WHO: dez ameaças à saúde global em 2019
» 29/01/2019 - American Cancer Society publica estatísticas do câncer para 2019 e mostra que a taxa de mortalidade por câncer (2007-2016) diminuiu
» 18/01/2019 - Nova opção de contracepção mensal: patch com microagulhas aplicado pelas próprias pacientes
» 27/12/2018 - The New England Journal of Medicine: principais causas de morte em crianças e adolescentes nos Estados Unidos
» 20/12/2018 - Risco global médio de acidente vascular cerebral (AVC) ao longo da vida aumentou de 22,8% em 1990 para 24,9% em 2016, um aumento relativo de 8,9%
» 19/12/2018 - Mensagens de texto via celular ajudam a parar de fumar, mostra pesquisa chinesa publicada no PLOS Medicine
» 17/12/2018 - Musicoterapia pode ser usada com sucesso no tratamento da depressão em apoio à psicoterapia
» 13/12/2018 - Anvisa: hidroclorotiazida está associada ao aumento do risco de câncer de pele não-melanoma
» 12/12/2018 - A imunoterapia e a luta contra o câncer
» 05/12/2018 - Primeiro nascimento vivo após transplante de útero de uma doadora falecida para receptora com infertilidade por fator uterino


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar