news.med.br  -  Medical Journal
Medical Journal - 18/02/20
A substituição do sal comum por substitutos enriquecidos com potássio reduz a pressão arterial1 em situações controladas, principalmente entre pessoas com hipertensão arterial2. Em artigo publicado pela revista Nature Medicine, relatou-se uma implementação dessa estratégia em um estudo randomizado3.
1 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
2 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
3 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/02/20
Uma pesquisa da Fiocruz, publicada na revista Scientific Reports, mostra que os vírus1 da dengue2 e da zika e o risco de microcefalia3 entre recém-natos podem estar relacionados, sugerindo que intervalos menores entre as infecções4, nos quais grande parte da população teria altos níveis de anticorpos5 para dengue2, podem estar relacionados à menor incidência6 de microcefalia3 causada pelo zika vírus1.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
6 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 14/02/20
Estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine envolveu 689 recém-nascidos saudáveis identificados como com risco para hipoglicemia1 com o objetivo de comparar dois valores limiares para o tratamento da hipoglicemia1 moderada assintomática.
1 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/02/20
A exposição precoce a gatilhos ambientais pode desencadear trajetórias para doenças inflamatórias crônicas por meio de respostas imunes desreguladas. Para abordar as relações entre competência imune precoce e desenvolvimento de asma1 infantil, foi realizado um perfil imunológico funcional de 186 parâmetros no sangue2 de 541 crianças dinamarquesas de 18 meses.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/02/20
O câncer1 é impulsionado por mudanças genéticas, e o advento do sequenciamento paralelo massivamente permitiu a documentação sistemática dessa variação na escala de todo o genoma. Uma coleção de artigos publicada na revista Nature mostra o sequenciamento de genomas completos e faz uma análise integrativa do câncer1.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 31/01/20
Em relatório publicado pelo CDC do Estados Unidos, quase 16% dos adultos da população estudada relataram quatro ou mais tipos de experiências adversas na infância, que foram significativamente associadas a piores resultados de saúde1, comportamentos de risco à saúde1 e desafios socioeconômicos.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 30/01/20
Com o objetivo de avaliar uma estratégia sistemática de triagem neonatal para a deficiência de vitamina1 B12 foi realizado um estudo prospectivo2, na Alemanha, publicado pelo The Journal of Pediatrics.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
   [Mais...]

Medical Journal - 28/01/20
Neste estudo publicado pelo JAMA Network Open, que incluiu mulheres na pré-menopausa1, a paridade e a amamentação2 foram associadas a um risco significativamente menor de menopausa1 natural precoce. Os achados para a amamentação2 sugerem que alguns dos menores riscos atribuídos à paridade podem ser atribuídos à amamentação2.
1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
   [Mais...]

Medical Journal - 23/01/20
Uma análise secundária da coorte1 Prostate, Lung, Colorectal, and Ovarian Cancer2 Screening Trial (PLCO) verificou se os níveis basais de antígeno3 prostático específico (PSA) na meia-idade estão associados a um futuro câncer2 de próstata4 e ao diagnóstico5 clinicamente significativo do câncer2 de próstata4.
1 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
4 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/01/20
Em estudo publicado pela revista Nature Immunology, pesquisadores descobriram um novo tipo de célula1 T que oferece oportunidades para imunoterapias aplicáveis a todos os tipos de câncer2 e a todas as populações.
1 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

» 20/01/2020 - Associação entre uso de múltiplas classes de antibióticos na primeira infância e doenças alérgicas na infância
» 10/01/2020 - JACC: o treinamento para uma maratona pode reverter o enrijecimento da aorta relacionado à idade
» 09/01/2020 - Injeção intravenosa da vacina BCG se mostra mais efetiva que a injeção intradérmica na proteção contra a tuberculose
» 08/01/2020 - 54% dos exames pélvicos e 71% dos testes de Papanicolau realizados em mulheres jovens dos Estados Unidos são potencialmente desnecessários
» 07/01/2020 - Suplementos nutricionais podem reduzir a sobrevivência e aumentar a recorrência do câncer de mama se usados antes e durante a quimioterapia
» 06/01/2020 - Expectativa de vida de sobreviventes adultos de câncer na infância ao longo de três décadas
» 02/01/2020 - Risco de morte súbita cardíaca entre jovens diabéticos pode ser oito vezes maior do que entre não diabéticos
» 30/12/2019 - Diabetes Care: risco de distúrbios psiquiátricos e tentativas de suicídio em jovens adultos diabéticos pode ser maior
» 26/12/2019 - Oseltamivir combinado a cuidados usuais em doenças semelhantes à influenza na atenção primária: um estudo publicado pelo The Lancet
» 23/12/2019 - Vitamina D e cálcio para a prevenção de fraturas: revisão sistemática e metanálise


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar