news.med.br  -  Pharma News
Estudo de revisão, divulgado pelo Annals of Internal Medicine, permitiu a comparação da eficácia dos tratamentos mais comuns de osteoartrite1 de joelho. Todos os tratamentos estudados e comparados, exceto o uso de paracetamol, apresentaram melhora clinicamente significativa da dor.
1 Osteoartrite: Termo geral que se emprega para referir-se ao processo degenerativo da cartilagem articular, manifestado por dor ao movimento, derrame articular, etc. Também denominado artrose.
   [Mais...]

O Cosentyx (secukinumabe) foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, para o tratamento de adultos com psoríase1 em placas2 moderada a grave.
1 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
2 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
   [Mais...]

O Daklinza (daclatasvir), medicamento produzido pela Bristol-Myers Squibb, é aprovado pela Anvisa para ser usado no tratamento oral da hepatite1 C. O pedido de registro consta no Diário Oficial da União desta terça-feira dia 6 de janeiro.
1 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou hoje o Saxenda (liraglutide injetável) como uma opção de tratamento para o controle crônico1 do peso corporal, associado a uma dieta reduzida em calorias2 e à prática de atividade física regular.
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Zerbaxa (ceftolozane/tazobactam), um novo antibiótico para o tratamento de adultos com infecções1 intra-abdominais complicadas (IIACs) e infecções1 urinárias complicadas (ITUCs). Esta é a quarta nova droga antibacteriana aprovada este ano pela FDA.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou hoje o Xtoro (suspensão otológica de finafloxacina), um novo medicamento utilizado para tratar a otite externa1 aguda, vulgarmente conhecida como otite2 do nadador.
1 Otite externa: Infecção do ouvido que acomete a região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo, o qual termina numa membrana chamada tímpano.
2 Otite: Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
   [Mais...]

Com o objetivo de estudar a associação do uso de inibidores da bomba de prótons e de antagonistas do receptor H2 da histamina1 com a deficiência de vitamina2 B12, em um cenário baseado na comunidade, nos Estados Unidos, foi realizado um estudo divulgado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

O antipsicótico ziprasidona (Geodon, Pfizer Inc) e os seus homólogos genéricos têm sido associados a uma reação rara, mas potencialmente fatal da pele1, o que levou a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, a adicionar um novo alerta na bula do medicamento.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Em meta-análise e revisão publicada pelo Canadian Medical Association Journal (CMAJ) foram quantificados os danos comuns do antibiótico mais prescrito na atualidade, a amoxicilina, a partir de ensaios randomizados e controlados com placebo1.
1 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

O objetivo da presente pesquisa, publicada pelo The Lancet, foi avaliar a eficácia, a segurança e a duração eficaz do tratamento com grazoprevir (um inibidor da protease1 HCV NS3/4A), combinado ao elbasvir (um inibidor HCV NS5A), com ou sem ribavirina, em doentes com infecção2 pelo VHC genótipo3 1 com características basais de má resposta.
1 Inibidor da protease: Alguns vírus como o HIV e o vírus da hepatite C dependem de proteases (enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas) no seu ciclo reprodutivo, pois algumas proteínas virais são codificadas em uma longa cadeia peptídica, sendo libertadas por proteases para assumir sua conformação ideal e sua função. Os inibidores da protease são desenvolvidos como meios antivirais, pois impedem a correta estruturação do RNA viral.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Genótipo: Composição genética de um indivíduo, ou seja, os genes que ele tem.
   [Mais...]

» FDA aprova novo tratamento para forma rara de hemofilia, o Obizur
» FDA aprova dois novos medicamentos para tratar a fibrose pulmonar idiopática: Esbriet (pirfenidona) e Ofev (nintedanibe)
» Transplante da microbiota fecal em cápsulas congeladas para tratar infecções recorrentes pelo Clostridium difficile, publicado pelo JAMA
» Resveratrol demonstra ter efeitos antimicrobianos contra a bactéria Propionibacterium acnes in vitro
» Pacientes com cirrose e peritonite bacteriana espontânea não devem usar bloqueadores beta não seletivos, de acordo com publicação da Gastroenterology
» Três novos antibióticos aprovados pela FDA
» FDA aprova Movantik para a constipação intestinal induzida por opioides
» FDA aprova o Contrave, medicamento para controle crônico do peso corporal
» Azitromicina ligada à estenose hipertrófica do piloro em lactentes, apresentado na ICAAC 2014
» Claritromicina associada a risco de morte cardíaca em estudo de coorte publicado pelo BMJ


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos