FDA: antipsicótico ziprasidona vinculado à reação potencialmente fatal na pele conhecida como DRESS
O antipsicótico ziprasidona (Geodon, Pfizer Inc) e os seus homólogos genéricos têm sido associados a uma reação rara, mas potencialmente fatal da pele1, o que levou a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, a adicionar um novo alerta na bula do medicamento.
A síndrome2 DRESS (drug rash3 with eosinophilia and systemic symptoms - reação medicamentosa com erupção4 na pele1, eosinofilia5 e sintomas6 sistêmicos7) é uma reação adversa a medicamentos com características sistêmicas, que incluem, principalmente, erupção4 cutânea8 grave, febre9, linfadenopatia, hepatite10 e anormalidades hematológicas (hipereosinofilia11 e linfocitose atípica). Ela pode causar inflamação12 no fígado13, rins14, pulmões15, coração16 ou pâncreas17. A taxa de mortalidade18 é de aproximadamente 10%.
A ziprasidona é usada para tratar a esquizofrenia19 e o transtorno bipolar.
Ao primeiro sinal20 de febre9 e exantema21, os pacientes em uso de ziprasidona devem procurar assistência médica imediata e urgente. Além disso, os profissionais de saúde22 devem parar imediatamente o tratamento com ziprasidona se houver suspeita de DRESS, mas a FDA adverte que os pacientes não devem interromper a medicação por conta própria, especialmente na ausência de sintomas6 psicóticos.
A advertência da FDA baseia-se em uma revisão de seis pacientes nos quais os sinais23 e sintomas6 de DRESS apareceram entre 11 e 30 dias após o início do tratamento com ziprasidona. Nenhum dos pacientes morreu.
A FDA exigiu que o fabricante da medicação adicione, na bula do medicamento, um novo alerta sobre a possibilidade de ocorrência da síndrome2 DRESS.