news.med.br  -  Pharma News
O Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Tivicay (dolutegravir), um novo medicamento para tratar a infecção1 pelo HIV2-1. Tivicay é um inibidor da transferência da cadeia pela integrase, que interfere com as enzimas necessárias para o HIV2 multiplicar-se.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

Estudos de curta duração já mostraram que o salsalato melhora a glicemia1 e o controle glicêmico no diabetes mellitus2 tipo 2 (DM2). O objetivo do presente estudo, publicado pelo Annals of Internal Medicine, foi avaliar a eficácia e a segurança do salsalato em pacientes com DM2 durante cerca de um ano e fornecem evidências adicionais de que salsalato pode ser um medicamento eficaz para o tratamento desta patologia3.
1 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para tratamento do diabetes mellitus1 tipo 2, a canagliflozina. Com nome comercial de Invokana, ele age sobre a reabsorção renal2 de glicose3 e faz parte de uma nova classe de medicamentos conhecida como inibidores da proteína cotransportadora de sódio e glicose3 2 (SGLT2).
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

O comitê de produtos medicinais para uso humano da European Medicines Agency (EMA) ou da Agência Europeia de Medicamentos diz que as evidências atuais são insuficientes para dizer que as incretinas podem causar aumento do risco de pancreatite1 e de metaplasia do ducto pancreático2 em pacientes com diabetes tipo 23. No entanto, devido ao seu mecanismo de ação, algumas incertezas permanecem em relação ao efeito destes medicamentos sobre o pâncreas4 no longo prazo e mais estudos estão em andamento, afirmou a agência.
1 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
2 Ducto Pancreático: Ductos que coletam SUCO PANCREÁTICO do PÂNCREAS e o fornecem ao DUODENO
3 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
4 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

O acidente vascular cerebral1 (AVC) é comum durante as primeiras semanas após um ataque isquêmico2 transitório (TIA) ou um AVC isquêmico2 pequeno. A terapia de combinação com clopidogrel e aspirina pode fornecer maior proteção contra derrame3 subsequente do que o uso somente de aspirina, segundo artigo publicado no The New England Journal of Medicine.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
3 Derrame: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, está alertando que medicamentos à base de olmesartana medoxomila (comercializados como Benicar, Benicar HCT, Azor, Tribenzor e genéricos), usados no tratamento da hipertensão arterial1, podem causar problemas intestinais conhecidos como sprue celíaco, enteropatia glúten2 induzida ou sprue não tropical. O FDA aprovou alterações nas bulas desses medicamentos para incluir este alerta.
1 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
2 Glúten: Substância viscosa, extraída de cereais, depois de eliminado o amido. É uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina.
   [Mais...]

Para avaliar se o lítio tem um efeito preventivo1 específico no risco de suicídio e em pessoas com distúrbios de humor unipolar e bipolar foi realizado um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ).
1 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
   [Mais...]

A efetiva redução da albuminúria1 e da pressão arterial2 em pacientes diabéticos tipo 2, que têm nefropatia3, raramente é alcançada com os tratamentos disponíveis. Foram testados os efeitos do tratamento de tais pacientes com o daglutril, um inibidor combinado da enzima4 de conversão da endotelina e da enzima4 endopeptidase neutral em um estudo randomizado5, cruzado, duplo-cego, controlado por placebo6, publicado pelo The Lancet.
1 Albuminúria: Presença de albumina na urina. A albuminúria pode ser um sinal de nefropatia diabética (doença nos rins causada pelas complicações do diabetes mal controlado) ou aparecer em infecções urinárias.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
4 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
5 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

A Novartis informa os novos dados da Fase III do estudo GLACIAL que mostram que o omalizumabe melhora significativamente a coceira em pacientes com a forma grave e debilitante da urticária1 crônica espontânea (UCE). Mais de 40% dos pacientes com UCE em uso de anti-histamínicos apresentam falha no tratamento. O medicamento omalizumabe mostrou-se eficaz, seguro e bem tolerado em pacientes com UCE refratária a outros tratamentos, incluindo aqueles em uso de anti-histamínicos até quatro vezes a dose aprovada.
1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
   [Mais...]

A Anvisa, através de sua Diretoria Colegiada decidiu, no dia 27 de maio de 2013, manter a venda e o monitoramento de medicamentos a base de sibutramina no Brasil. A decisão tem como base o monitoramento do referido medicamento no mercado nacional ao longo de 2012. As restrições já existentes para a venda do produto foram mantidas. Dessa forma, as regras para o uso da sibutramina permanecem as mesmas adotadas em outubro de 2011.   [Mais...]
» Benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos podem estar associados à disfunção erétil, de acordo com resultados da Boston Area Community Health (BACH) Survey
» Academia Americana de Neurologia: a suspensão de aspirina ou varfarina antes de procedimentos dentários em pacientes que tiveram AVC isquêmico pode não ser necessária
» Sanofi anuncia mudanças importantes na bula do “PLASIL®”
» FDA aprova novo uso do Simponi (golimumabe) para o tratamento da colite ulcerativa moderada a grave
» Sulfato de magnésio intravenoso ou em nebulização pode não ajudar muito no tratamento da asma aguda grave: estudo randomizado, publicado pelo The Lancet Respiratory Medicine
» FDA adverte grávidas a não usarem valproato para prevenção da enxaqueca durante a gestação pelo risco de reduzir QI dos bebês
» FDA aprova Diclegis para náuseas e vômitos de mulheres grávidas
» Metilfenidato: dados do SNGPC mostram tendência de uso crescente desta medicação no Brasil, principalmente em crianças. Mas isto está sendo feito de forma segura?
» Enxaqueca: primeiro patch aprovado pelo FDA para tratar as crises de enxaqueca
» FDA : azitromicina pode levar a arritmias cardíacas potencialmente fatais


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos