news.med.br  -  Pharma News
Foram publicadas, pela revista médica Annals of Internal Medicine, importantes recomendações do American College of Physicians e do Centers for Disease Control and Prevention para a melhoria da prática de prescrição de antibióticos para adultos saudáveis, ou seja, para aqueles sem doença pulmonar crônica ou condições imunocomprometedoras, que estejam com uma infecção1 aguda do trato respiratório.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration(FDA) aprovou o Halaven (eribulin mesilato), um tipo de quimioterapia1 para o tratamento do lipossarcoma que não pode ser removido por cirurgia ou que está avançado (metastático).
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Trabalho publicado pelo The New England Journal of Medicine conclui que o Eluxadoline é um novo agente terapêutico que mostrou reduzir os sintomas1 da síndrome2 do cólon3 irritável com diarreia4, em homens e mulheres, com eficácia sustentada ao longo de seis meses em pacientes que receberam a dose de 100 mg deste medicamento, duas vezes por dia.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Cólon:
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
   [Mais...]

Pesquisadores vinculados ao projeto Repurposing Drugs in Oncology analisaram a literatura disponível e acreditam que os dados disponíveis são suficientes para que se dê início a ensaios clínicos1 de uso do diclofenaco no tratamento de vários tipos de câncer2.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

A Food e Drug Administration (FDA) aprovou o Zurampic (lesinurade) para tratar níveis elevados de ácido úrico no sangue1 (hiperuricemia) associados à gota2, quando usado em combinação com um inibidor da xantina oxidase (XOI), um tipo de medicamento aprovado para reduzir a produção de ácido úrico no organismo.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
   [Mais...]

O naloxone em forma de spray nasal, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), fornece importante alternativa para que os membros da família de uma pessoa vítima de overdose de opioides possam atuar como primeiros socorristas, podendo salvar uma vida.   [Mais...]
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Veltassa (patiromer para suspensão oral) para tratar a hipercalemia1, uma condição grave em que a quantidade de potássio no sangue2 é demasiadamente elevada e pode causar alterações no ritmo cardíaco.
1 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Vraylar (cariprazine), em cápsulas, para tratar a esquizofrenia1 e o transtorno bipolar em adultos.
1 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Alirocumab (Praluent) como terapia adjuvante para diminuir o LDL colesterol1 em pacientes com hipercolesterolemia2 familiar heterozigótica (HeFH) ou com doença cardiovascular aterosclerótica clínica, que não têm sido capazes de reduzir seu LDL colesterol1 suficientemente com o uso de estatinas em dose máxima.
1 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
2 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o primeiro medicamento para tratar a causa da fibrose cística1 em pessoas que têm duas cópias de uma mutação2 específica, a F508del.
1 Fibrose cística: Doença genética autossômica recessiva que promove alteração de glândulas exócrinas do organismo. Caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que leva ao desenvolvimento de bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas e disfunção genitourinária.
2 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
   [Mais...]

» Novo medicamento biológico melhora os sintomas refratários da artrite reumatoide
» PLOS One: inibidores da bomba de prótons podem aumentar risco de infarto do miocárdio
» Inibidores de SGLT2: FDA adverte sobre o risco de cetoacidose em diabéticos em uso dessa classe de medicamentos
» FDA aprova Raplixa para controle de hemorragias em cirurgias
» Paracetamol é ineficaz na dor lombar e fornece benefícios mínimos para pessoas com osteoartrite: revisão publicada pelo BMJ
» FDA aprova novo tratamento para a retinopatia diabética em pacientes com edema macular diabético
» FDA aprova novo medicamento antifúngico, o Cresemba
» FDA aprova nova medicação antibacteriana, o Avycaz
» FDA aprova o Ibrance para mulheres na pós-menopausa com câncer de mama avançado
» CMAJ: sulfametoxazol-trimetoprim aumenta o risco de hipercalemia e morte súbita quando associado à espironolactona


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos