news.med.br  -  Saúde
Estudo publicado pelo The Lancet analisou os dados da pesquisa WHO Multicountry Survey on Maternal and Newborn Health (WHOMCS) para avaliar a cobertura de uso de corticoterapia pré-natal e de drogas tocolíticas em partos prematuros.   [Mais...]
Artigo publicado pelo Journal of Microscopy and Ultrastructure mostra que as crianças absorvem mais radiação de micro-ondas do que os adultos e que este tipo de radiação, presente em dispositivos sem fio, já foi declarada como um possível carcinógeno humano (classe 2B) pela International Agency for Research on Cancer1 (IARC) da Organização Mundial de Saúde2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Índice de massa corporal1 elevado aumenta o risco de desenvolver dez dos cânceres mais comuns, de acordo com o maior estudo que avaliou esta associação, envolvendo mais de cinco milhões de adultos do Reino Unido. Estima-se que mais de 12.000 casos destes dez tipos de câncer2 a cada ano são atribuíveis ao sobrepeso3 ou a obesidade4, e calcula-se que, se o IMC5 médio da população continuar a aumentar, pode haver mais de 3.500 casos de câncer2 extras a cada ano como resultado.
1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Sobrepeso: Peso acima do normal, índice de massa corporal entre 25 e 29,9.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
5 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
   [Mais...]

Um estudo de modelagem em 22 países que respondem por 80% da infecção1 global de tuberculose2, publicado pelo The Lancet Global Health, sugere que a taxa de infecção1 em crianças pode ser 25% maior do que se pensava anteriormente.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
   [Mais...]

Os indivíduos com diabetes tipo 11 ou tipo 2 estão em maior risco para desenvolver depressão, ansiedade e transtornos alimentares. Estas comorbidades2 comprometem a adesão ao tratamento e, assim, aumentam o risco de complicações graves que podem resultar em cegueira, amputações, acidentes vasculares3 cerebrais, declínio cognitivo4, diminuição da qualidade de vida e morte prematura.
1 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
2 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
3 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
4 Cognitivo: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Para pacientes1 com fibromialgia2, o tratamento deve ser individualizado e incluir abordagens não farmacológicas, tais como exercícios físicos, que são muitas vezes mais eficazes do que os medicamentos, de acordo com o Dr. Winfried Hauser, médico da Technische Universität München, na Alemanha, que apresentou um trabalho sobre o tema no European League Against Rheumatism (EULAR) Congress 2014.
1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Fibromialgia:
   [Mais...]

O não fornecimento de serviços adequados para os principais grupos com maior risco para o HIV1 - homens que fazem sexo com homens, pessoas na prisão, pessoas que usam drogas injetáveis, profissionais do sexo e transexuais - ameaça o progresso global na resposta ao HIV1, alerta a Organização Mundial de Saúde2 (OMS).
1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O DNA determina características como a cor dos olhos1 e a nossa altura, bem como a susceptibilidade2 a determinadas doenças. Será que também influencia a felicidade? "Sim, pode influenciar, mas isso não é tudo que existe para ela", esta é a resposta do cientista da Oklahoma Medical Research Foundation (OMRF), Christopher Lessard, Ph.D.
1 Olhos:
2 Susceptibilidade: 1. Ato, característica ou condição do que é suscetível. 2. Capacidade de receber as impressões que põem em exercício as ações orgânicas; sensibilidade. 3. Disposição ou tendência para se ofender e se ressentir com (algo, geralmente sem importância); delicadeza, melindre. 4. Em física, é o coeficiente de proporcionalidade entre o campo magnético aplicado a um material e a sua magnetização.
   [Mais...]

Cientistas identificaram um conjunto de dez proteínas1 no sangue2 que pode prever o início da doença de Alzheimer3, marcando um passo significativo para o desenvolvimento de um exame de sangue2 para diagnosticar precocemente a doença. O estudo, conduzido pelo King's College London e pela empresa Proteome Sciences, analisou mais de mil pessoas e é o maior até o momento.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
   [Mais...]

Foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise de estudos que avaliam o desempenho diagnóstico1 do IMC2 para detectar adiposidade em crianças até 18 anos. A pesquisa foi publicada pelo periódico Pediatric Obesity.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
   [Mais...]

» OMS: Ebola desafia países da África Ocidental
» FDA e EPA atualizam orientações sobre o consumo de peixe
» PLoS ONE: crianças podem aprender a comer novos vegetais, principalmente se eles são oferecidos com regularidade e antes dos dois anos de idade
» Número excessivo de cesarianas no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
» Causas mundiais de morte materna: uma análise sistemática da OMS
» Cada aumento de 10 mmHg na pressão arterial sistólica noturna aumenta em 25% o risco de eventos cardiovasculares, meta-análise divulgada na reunião científica da American Society of Hypertension
» Advantame: novo adoçante aprovado pelo FDA
» Seis fatores de risco podem contribuir para a redução da mortalidade por doenças não transmissíveis e cumprir a meta 25×25: um estudo de modelagem publicado pelo The Lancet
» Dois terços das mortes por asma são evitáveis, publicado em artigo do BMJ
» Recomendações da National Lipid Association para manejo das dislipidemias apresenta diferenças em relação ao protocolo da American Heart Association e American College of Cardiology


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos