news.med.br  -  Saúde
Reforço de vacinação contra a febre amarela1, aplicado dez anos após a vacinação inicial, não é necessário, de acordo com a Organização Mundial de Saúde2 (OMS). Um artigo publicado no WHO’s Weekly Epidemiological Record revela que o grupo Organization’s Strategic Advisory Group of Experts on immunization (SAGE) revisou as últimas provas e concluiu que uma única dose da vacina3 é suficiente para conferir imunidade4 contra a doença da febre amarela1 ao longo da vida.
1 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
4 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
   [Mais...]

O objetivo da presente análise foi investigar a associação entre o consumo de bebidas adocicadas (ou seja, sucos e néctares de fruta, refrigerantes açucarados e refrigerantes adoçados artificialmente) e a incidência1 de diabetes tipo 22 em uma coorte3 Europeia, no EPIC-InterAct Study.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
   [Mais...]

Apertar a mão1 fechada unilateralmente aumenta a atividade neuronal no lobo frontal2 do hemisfério contralateral. Esse aperto de mão1 também está associado ao aumento do "modo de processamento" de determinado hemisfério cerebral. Juntos, estes resultados sugerem que o aperto unilateral da mão1 pode ser usado para testar hipóteses sobre as especializações dos hemisférios cerebrais durante a codificação da memória e a sua recuperação.
1 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
2 Lobo frontal:
   [Mais...]

Artigo publicado pelo periódico Hypertension mostra que o suco de beterraba contém nitrato e pode reduzir a pressão arterial sistólica1 e diastólica em média em 10 mmHg, mesmo depois que os níveis de nitrato contidos no suco e ingeridos voltam ao normal no sangue2. Os efeitos mais acentuados ocorreram entre três e seis horas após a ingestão do suco, mas ainda havia redução até 24 horas depois.
1 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Em 2012, a American Diabetes1 Association (ADA), juntamente com a Associação Europeia para o Estudo do Diabetes1 (EASD), atualizaram o seu algoritmo de tratamento do diabetes tipo 22 (originalmente lançado em 2009), que recomenda uma organização do tratamento da doença. Um algoritmo é um conjunto de passos a serem seguidos para se alcançar um fim desejado, neste caso, o objetivo é manter os níveis de glicose3 no sangue4 dentro da normalidade.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
   [Mais...]

Um estudo transversal, publicado pelo Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, avaliou os níveis de atividade física em crianças de oito anos, os níveis de cortisol diurno e em resposta ao estresse e verificou que crianças com níveis mais baixos de atividade física têm maior atividade do eixo hipotálalmo-hipófise1-adrenal em resposta ao estresse psicossocial.
1 Hipófise:
   [Mais...]

Nova pesquisa da London School of Hygiene & Tropical Medicine, publicada pelo periódico PLos ONE, mostrou que mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, transmissor da dengue1 e da febre amarela2, expostos ao repelente DEET (benzamida) podem apresentar alterações em receptores olfativos, mudanças estas de curto prazo e não genéticas, que os tornam insensíveis a este repelente por até cerca de três horas após a exposição.
1 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
   [Mais...]

Em um estudo de pacientes com doença hepática1 gordurosa não alcoólica (DHGNA), o consumo de café foi associado a um menor risco de fibrose2 hepática1 avançada em pessoas com menor resistência à insulina3, mas não naqueles com maior resistência à insulina3.
1 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
2 Fibrose: 1. Aumento das fibras de um tecido. 2. Formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.
3 Resistência à insulina: Inabilidade do corpo para responder e usar a insulina produzida. A resistência à insulina pode estar relacionada à obesidade, hipertensão e altos níveis de colesterol no sangue.
   [Mais...]

A Organização Mundial de Saúde1 (OMS) recomenda o consumo máximo de 2 gramas (g) de sódio por dia. Um pacote de biscoito de polvilho de 100 g possui, em média, mais da metade de toda a quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir durante todo o dia. É o que aponta um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O câncer1 agora é a principal causa de morte entre os hispânicos (as doenças do coração2 permanecem como a maior causa de morte entre os negros e os brancos). A pobreza e o acesso reduzido aos serviços médicos agravam a situação: 27% dos hispânicos são pobres (contra 10% dos brancos não-hispânicos) e 31% não têm seguro (versus 12% de brancos não-hispânicos). Como resultado, em comparação com os brancos não hispânicos, os hispânicos têm menores taxas de rastreamento de câncer1 e são diagnosticados com a doença em estágios mais avançados, quando as opções de tratamento são mais limitadas.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
   [Mais...]

» Produtos à base de Echinacea não devem ser usados em crianças menores de 12 anos, de acordo com orientação da Medicines and Healthcare products Regulatory Agency
» Hepatite B: sangue seco é nova aposta para o diagnóstico da doença
» Vacina contra dengue protege contra três dos quatro sorotipos da doença em testes clínicos
» FDA aprova o Truvada, primeiro medicamento para prevenção do HIV
» FDA aprova primeiro teste de HIV que pode ser feito em casa, sendo capaz de detectar o vírus em 92% dos casos de infecção
» H5N1 tem o potencial de causar uma pandemia em humanos, publicado pela Science
» USPSTF: mulheres saudáveis na pós-menopausa não devem usar baixas doses de cálcio ou suplementos de vitamina D para prevenir fraturas
» Artigo de revisão: ômega-3 PUFA pode não beneficiar a função cognitiva de idosos
» Alerta da OMS: casos intratáveis de gonorreia estão se espalhando pelo mundo, ações urgentes são necessárias para evitar tal disseminação
» Um em cada três adultos tem hipertensão arterial e um em cada dez adultos tem diabetes mellitus, de acordo com relatório da OMS


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos