news.med.br  -  Saúde
O National Cancer1 Institute dos Estados Unidos convocou um grupo de especialistas para discutir e avaliar a questão do "excesso de diagnóstico2" ou “overdiagnosis”, que se não for reconhecido, geralmente leva ao “overtreatment” ou “excesso de tratamento” de tumores malignos. Este texto resume as recomendações para desenvolver uma estratégia que melhore a abordagem atual para o rastreamento e a prevenção do câncer1, surgindo como uma abordagem inicial de compreensão e divulgação desta mensagem.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Doença isquêmica cardíaca, acidente vascular cerebral1, infecções2 respiratórias inferiores, doença pulmonar obstrutiva crônica, diarreia3 e HIV4/AIDS permaneceram como as principais causas de morte durante a última década. A tuberculose5 não está mais entre as 10 principais causas de morte, mas ainda está entre as top 15, matando 1 milhão de pessoas em 2011.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
5 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
   [Mais...]

Um estudo francês apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer1 (AAIC) 2013 associa a idade mais avançada na época da aposentadoria a um risco reduzido de desenvolver demência2. Aqueles que se aposentaram aos 65 anos de idade tiveram um risco 14,6% menor de desenvolver demência2 do que aqueles que se aposentaram aos 60 anos de idade.
1 Alzheimer: Doença degenerativa crônica que produz uma deterioração insidiosa e progressiva das funções intelectuais superiores. É uma das causas mais freqüentes de demência. Geralmente começa a partir dos 50 anos de idade e tem incidência similar entre homens e mulheres.
2 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) permitiu a comercialização do primeiro dispositivo médico com base na função cerebral para ajudar a avaliar o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) em crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. Quando usado como parte de um exame médico e psicológico completo, o dispositivo pode ajudar a confirmar o diagnóstico1 de TDAH ou a decisão clínica de que testes diagnósticos futuros devem se concentrar no TDAH ou em outras condições médicas ou comportamentais que produzam sintomas2 semelhantes aos do TDAH.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Um estudo europeu, publicado na revista The Lancet Oncology, avaliou o impacto da exposição prolongada aos óxidos de nitrogênio e a materiais particulados (MP) provenientes do tráfego, indústria e aquecimento doméstico. A análise constatou que a exposição em longo prazo, mesmo a baixos níveis de poluição do ar, aumenta o risco de câncer1 de pulmão2, principalmente de adenocarcinoma3, tipo que afeta mais os não fumantes.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Adenocarcinoma: É um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. O termo adenocarcinoma é derivado de “adeno”, que significa “pertencente a uma glândula” e “carcinoma”, que descreve um câncer que se desenvolveu em células epiteliais.
   [Mais...]

Estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, avaliou o conhecimento dos pais em relação aos riscos potenciais de câncer1 após exposição de uma criança à tomografia computadorizada2 da cabeça3.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Tomografia computadorizada: Exame capaz de obter imagens em tons de cinza de “fatias” de partes do corpo ou de órgãos selecionados, as quais são geradas pelo processamento por um computador de uma sucessão de imagens de raios X de alta resolução em diversos segmentos sucessivos de partes do corpo ou de órgãos.
3 Cabeça:
   [Mais...]

A estimulação magnética transcraniana, ou TMS, do inglês Transcranial Magnetic Stimulation, um tratamento em que pulsos magnéticos são usados para estimular partes do cérebro1 que se acredita estarem envolvidas na regulação do humor pode ser uma nova possibilidade de bom resultados no tratamento da depressão grave. Ao contrário da eletroconvulsoterapia ou eletrochoque, que também é usada para tratar a depressão resistente a medicamentos, a TMS geralmente não produz convulsões.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Fazer pequenas mudanças de estilo de vida pode reduzir o risco de ter um acidente vascular cerebral1 (AVC), de acordo com um novo estudo da American Heart Association, publicado na revista Stroke. Cada aumento de um ponto em direção a uma melhor pontuação de saúde2 foi associado a um risco 8% menor de AVC. A melhor pontuação de saúde2 foi associada a uma redução semelhante no risco de acidente vascular cerebral1 em negros e brancos.
1 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Estudo da pesquisadora Ilana Balassiano, publicado na revista científica Diagnostic Microbiology & Infectious Disease, divulga novo método de diagnóstico1 da leptospirose desenvolvido no Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A associação de dois procedimentos, a captura imunológica e a Reação em Cadeia de Polimerase (IC-PCR2), poderá agilizar o diagnóstico1 da doença e fornecer dados epidemiológicos que poderão nortear o controle dos roedores e dos surtos da doença em épocas de chuva.
1 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
2 PCR: Reação em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um método de amplificação de DNA (ácido desoxirribonucleico).
   [Mais...]

Estudo australiano, publicado pelo periódico Annals of Internal Medicine, realizado com o objetivo de saber se o uso diário de protetor solar e de β-caroteno protege contra o envelhecimento da pele1. Os resultados mostram que o uso diário de protetor solar ajuda a prevenir o envelhecimento da pele1.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

» OMS: reforço de vacinação contra a febre amarela não é necessário
» Beber 340 ml de refrigerante açucarado por dia pode aumentar a incidência de diabetes tipo 2 em cerca de 22%, sugere estudo publicado pelo jornal Diabetologia
» Memória pode ser melhorada simplesmente apertando a mão unilateralmente, sugere estudo publicado pela revista PLOS One
» Suco de beterraba pode reduzir a pressão arterial em cerca de 10 mmHg pela presença de nitrato no legume, publicado pelo periódico Hypertension
» Atualização do algoritmo de tratamento do diabetes mellitus tipo 2: guideline da American Diabetes Association (ADA) e Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD)
» Níveis mais altos de atividade física estão associados à menor reatividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal ao estresse em crianças, em artigo do Clinical Endocrinology and Metabolism
» Mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, expostos ao repelente DEET podem ignorar a substância por até três horas após o contato
» Café foi associado a menor risco de fibrose hepática avançada em pessoas com menor resistência à insulina
» Anvisa publica lista de alimentos com alto teor de sódio. Biscoito de polvilho e queijo branco estão entre eles
» Câncer passa a ser a principal causa de morte entre hispânicos, segundo o relatório Cancer Facts & Figures for Hispanics/Latinos


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos