news.med.br  -  Pharma News
Pharma News - 28/06/13
Para avaliar se o lítio tem um efeito preventivo1 específico no risco de suicídio e em pessoas com distúrbios de humor unipolar e bipolar foi realizado um estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ).
1 Preventivo: 1. Aquilo que previne ou que é executado por medida de segurança; profilático. 2. Na medicina, é qualquer exame ou grupo de exames que têm por objetivo descobrir precocemente lesão suscetível de evolução ameaçadora da vida, como as lesões malignas. 3. Em ginecologia, é o exame ou conjunto de exames que visa surpreender a presença de lesão potencialmente maligna, ou maligna em estágio inicial, especialmente do colo do útero.
   [Mais...]

Pharma News - 27/06/13
A efetiva redução da albuminúria1 e da pressão arterial2 em pacientes diabéticos tipo 2, que têm nefropatia3, raramente é alcançada com os tratamentos disponíveis. Foram testados os efeitos do tratamento de tais pacientes com o daglutril, um inibidor combinado da enzima4 de conversão da endotelina e da enzima4 endopeptidase neutral em um estudo randomizado5, cruzado, duplo-cego, controlado por placebo6, publicado pelo The Lancet.
1 Albuminúria: Presença de albumina na urina. A albuminúria pode ser um sinal de nefropatia diabética (doença nos rins causada pelas complicações do diabetes mal controlado) ou aparecer em infecções urinárias.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
4 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
5 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Pharma News - 26/06/13
A Novartis informa os novos dados da Fase III do estudo GLACIAL que mostram que o omalizumabe melhora significativamente a coceira em pacientes com a forma grave e debilitante da urticária1 crônica espontânea (UCE). Mais de 40% dos pacientes com UCE em uso de anti-histamínicos apresentam falha no tratamento. O medicamento omalizumabe mostrou-se eficaz, seguro e bem tolerado em pacientes com UCE refratária a outros tratamentos, incluindo aqueles em uso de anti-histamínicos até quatro vezes a dose aprovada.
1 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
   [Mais...]

Pharma News - 04/06/13
A Anvisa, através de sua Diretoria Colegiada decidiu, no dia 27 de maio de 2013, manter a venda e o monitoramento de medicamentos a base de sibutramina no Brasil. A decisão tem como base o monitoramento do referido medicamento no mercado nacional ao longo de 2012. As restrições já existentes para a venda do produto foram mantidas. Dessa forma, as regras para o uso da sibutramina permanecem as mesmas adotadas em outubro de 2011.   [Mais...]
Pharma News - 03/06/13
Os resultados da pesquisa Boston Area Community Health (BACH) Survey, publicados pelo periódico Journal of the British Association of Urological Surgeons, mostram que medicamentos de uso comum tais como benzodiazepínicos e antidepressivos tricíclicos estão associados a casos de disfunção erétil.   [Mais...]
Pharma News - 31/05/13
Pacientes que tiveram acidentes vasculares1 cerebrais isquêmicos e usam aspirina ou varfarina como prevenção, que forem submetidos a procedimentos odontológicos, devem rotineiramente continuar a usar as medicações, sem a necessidade de suspendê-las, de acordo com as novas orientações da Academia Americana de Neurologia (AAN), publicadas no periódico Neurology.
1 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Pharma News - 27/05/13
Sanofi, detentora do registro de “PLASIL®” (cloridrato de metoclopramida), referência no mercado, informa sobre alterações importantes na bula do medicamento. Entre elas estão a contraindicação de metoclopramida para crianças com menos de um ano de idade e a não recomendação de uso da metoclopramida em crianças e adolescentes com idades entre 1 e 18 anos. Adicionalmente, considerando a recomendação em bula de que as soluções injetáveis devem ser utilizadas somente em ambientes hospitalares devido à possibilidade de eventos cardiovasculares, houve a necessidade de restringir o uso de “PLASIL SOLUÇÃO INJETÁVEL” somente em hospitais.   [Mais...]
Pharma News - 22/05/13
O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo uso para a injeção1 de Simponi (golimumabe) para o tratamento de adultos com colite2 ulcerosa moderada a grave.
1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
   [Mais...]

Pharma News - 17/05/13
Estudos anteriores sugeriram que o uso de sulfato de magnésio por via intravenosa ou em nebulização1 (MgSO4) pode melhorar a função respiratória em pacientes com asma2 aguda. O objetivo do estudo, publicado pelo periódico The Lancet Respiratory Medicine, foi determinar se o MgSO4 por via intravenosa ou em nebulização1 pode mesmo melhorar os sintomas3 de falta de ar e reduzir a necessidade de internação hospitalar em adultos com asma2 aguda grave.
1 Nebulização: Método utilizado para administração de fármacos ou fluidificação de secreções respiratórias. Utiliza um mecanismo vaporizador através do qual se favorece a penetração de água ou medicamentos na atmosfera bronquial.
2 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Pharma News - 09/05/13
O Food and Drug Administration (FDA) está alertando os profissionais de saúde1 e as gestantes sobre o risco do uso de medicamentos contendo valproato de sódio durante a gestação. Estes medicamentos podem causar diminuição das pontuações de QI2 em crianças cujas mães tomaram a medicação durante a gravidez3. Portanto, essas drogas são contraindicadas (nunca devem ser usadas) em grávidas para a prevenção de enxaquecas4. Produtos que contêm valproato incluem o valproato de sódio, o divalproato de sódio e o ácido valproico.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 QI: O QI é utilizado para dimensionar a inteligência humana em relação à faixa etária a que um sujeito pertence. Em 1905, os franceses Alfred Binet e Theodore Simon desenvolveram uma ferramenta para avaliar os potenciais cognitivos dos estudantes, tentando detectar entre eles aqueles que precisavam de um auxílio maior de seus mestres, criando a Escala de Binet-Simon. Outros estudiosos aperfeiçoaram esta metodologia. William Stern foi quem, em 1912, propôs o termo “QI“. O Quociente de Inteligência é a razão entre a Idade Mental e a Cronológica, multiplicada por 100 para se evitar a utilização dos decimais. Seguindo-se este indicador, é possível avaliar se um infante é precoce ou se apresenta algum retardamento no aprendizado. Os que apresentam o quociente em torno de 100 são considerados normais, os acima deste resultado revelam-se precoces e os que alcançam um valor mais inferior (cerca de 70) são classificados como retardados. Uma alta taxa de QI não indica que o indivíduo seja mentalmente são, ou mesmo feliz, e também não avalia outros potenciais e capacidades, tais como as artísticas e as de natureza espiritual. O QI mede bem os talentos linguísticos, os pensamentos lógicos, matemáticos e analíticos, a facilidade de abstração em construções teóricas, o desenvolvimento escolar, o saber acadêmico acumulado ao longo do tempo. Os grandes gênios do passado, avaliados dessa forma, apresentavam uma taxa de aproximadamente 180, o que caracteriza um superdotado.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Enxaquecas: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
   [Mais...]

» 11/04/2013 - FDA aprova Diclegis para náuseas e vômitos de mulheres grávidas
» 27/03/2013 - Metilfenidato: dados do SNGPC mostram tendência de uso crescente desta medicação no Brasil, principalmente em crianças. Mas isto está sendo feito de forma segura?
» 21/03/2013 - Enxaqueca: primeiro patch aprovado pelo FDA para tratar as crises de enxaqueca
» 18/03/2013 - FDA : azitromicina pode levar a arritmias cardíacas potencialmente fatais
» 04/03/2013 - Artigo de revisão: efeitos dos anti-hipertensivos na insuficiência renal crônica, publicado pelo Hypertension Research
» 25/02/2013 - NEJM: omalizumabe para o tratamento da urticária crônica idiopática ou espontânea
» 21/02/2013 - FDA: uso de codeína em crianças após amigdalectomia e/ou adenoidectomia pode levar a eventos adversos graves ou morte
» 28/01/2013 - FDA aprova três novos tratamentos para o diabetes tipo 2
» 06/12/2012 - Ibuprofeno pode levar a danos ao intestino quando usado por atletas, segundo publicação do Medicine & Science in Sports & Exercise
» 04/12/2012 - FDA aprova Cometriq para tratar tipo raro de câncer de tireoide


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar