news.med.br  -  Pharma News
Pharma News - 13/02/14
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, expandiu a utilização aprovada do Imbruvica (ibrutinibe) para os pacientes com leucemia1 linfocítica crônica (LLC) que receberam pelo menos uma terapia anterior.
1 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
   [Mais...]

Pharma News - 11/02/14
Medicar crianças com crises de asma1 aguda com uma ou duas doses de dexametasona no departamento de emergência2 (ED) proporciona alívio equivalente a um curso de cinco dias com prednisona/prednisolona, reduzindo a chance de provocar vômitos3, de acordo com uma meta-análise de Grant E. Keeney, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Wisconsin, e seus colegas, que publicaram os resultados de sua meta-análise no periódico Pediatrics.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
3 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
   [Mais...]

Pharma News - 28/01/14
Em um anúncio de segurança da Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, foi feito um alerta sobre o uso de mais de uma dose em 24 horas ou de uma dose excessiva de produtos de uso sem prescrição médica que contenham fosfato de sódio para tratar a constipação1. Esta dose excessiva pode causar danos raros, mas graves, aos rins2 e coração3 e até mesmo a morte.
1 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
2 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
   [Mais...]

Pharma News - 20/01/14
A Food and Drug Administration (FDA) está recomendando aos profissionais de saúde1 que interrompam a prescrição e a dispensação de medicamentos que contêm mais de 325 miligramas (mg) de paracetamol (acetaminofeno) por comprimido, cápsula ou outra unidade de dosagem, associado a outras medicações.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Pharma News - 15/01/14
Ensaios clínicos1 randomizados em andamento estão avaliando se realmente a suplementação2 de vitamina3 D pode reduzir o risco para várias doenças não-esqueléticas. Estes estudos têm envolvido grande número de participantes e vão custar milhões de dólares. Este grande esforço de pacientes, pesquisadores e financiadores é louvável, uma vez que é quase certo que será suficiente para responder a uma pergunta que tem mantido há muito tempo a comunidade médica em dúvida.
1 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
2 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Pharma News - 17/12/13
Comunicado da Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, alerta sobre os produtos com metilfenidato, um tipo de estimulante usado para tratar déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), e que pode em casos raros causar ereções prolongadas e por vezes dolorosas conhecidas como priapismo1.
1 Priapismo: Condição, associada ou não a um estímulo sexual, na qual o pênis ereto não retorna ao seu estado flácido habitual. Essa ereção é involuntária, duradora (cerca de 4 horas), geralmente dolorosa e potencialmente danosa, podendo levar à impotência sexual irreversível, constituindo-se numa emergência médica.
   [Mais...]

Pharma News - 12/12/13
A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos (EUA), concedeu hoje a aprovação acelerada do Perjeta (pertuzumabe) como parte de um regime de tratamento completo para os pacientes com estágio inicial de câncer1 de mama2 antes da cirurgia (definição para neoadjuvante). Perjeta é o primeiro medicamento aprovado pela FDA para o tratamento neoadjuvante do câncer1 de mama2.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Pharma News - 28/11/13
Artigo publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA) relata que, em crianças e adolescentes com doença de Crohn1 refratária, a talidomida em comparação com o placebo2 resultou em remissão clínica na oitava semana de tratamento e na manutenção da remissão por longo prazo durante a extensão do acompanhamento no presente estudo.
1 Doença de Crohn: Doença inflamatória crônica do intestino que acomete geralmente o íleo e o cólon, embora possa afetar qualquer outra parte do intestino. A doença cursa com períodos de remissão sintomática e outros de agravamento. Na maioria dos casos, a doença de Crohn é de intensidade moderada e se torna bem controlada pela medicação, tornando possível uma vida razoavelmente normal para seu portador. A causa da doença de Crohn ainda não é totalmente conhecida. Os sintomas mais comuns são: dor abdominal, diarreia, perda de peso, febre moderada, sensação de distensão abdominal, perda de apetite e de peso.
2 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Pharma News - 01/11/13
Um ensaio randomizado1, publicado pelo periódico The Lancet, avaliou a segurança e a eficácia do pimavanserin, uma nova medicação não-dopaminérgica para o tratamento de sintomas2 psicóticos em pessoas com doença de Parkinson3.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Doença de Parkinson: Doença degenerativa que afeta uma região específica do cérebro (gânglios da base), e caracteriza-se por tremores em repouso, rigidez ao realizar movimentos, falta de expressão facial e, em casos avançados, demência. Os sintomas podem ser aliviados por medicamentos adequados, mas ainda não se conhece, até o momento, uma cura definitiva.
   [Mais...]

Pharma News - 07/10/13
A Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma medicação à base de estrogênio conjugado e bazedoxifeno, o Duavee, para tratar mulheres com sintomas1 vasomotores moderados a graves associados à menopausa2, bem como prevenir a osteoporose3 pós-menopausa2.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
   [Mais...]

» 03/10/2013 - FDA aprova nova droga para o tratamento do transtorno depressivo maior
» 13/09/2013 - FDA: Perjeta (pertuzumabe) pode ser opção para câncer de mama antes mesmo da cirurgia de remoção do tumor, a aprovação da FDA deve sair em outubro deste ano
» 09/09/2013 - FDA aprova o Abraxane para câncer de pâncreas em estágio avançado
» 22/08/2013 - JAMA: uso de antipsicóticos por crianças pode aumentar risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até três vezes
» 20/08/2013 - FDA aprova novo medicamento para tratar a infecção pelo HIV
» 19/08/2013 - Diabetes: salsalato melhora glicemia em diabéticos tipo 2 e diminui circulação de mediadores inflamatórios, publicado pelo Annals of Internal Medicine
» 30/07/2013 - Invokana: nova opção de tratamento para diabéticos tipo 2 aprovada pelo FDA
» 29/07/2013 - EMA: evidências são insuficientes para falar que incretinas podem aumentar risco de pancreatite ou de neoplasia pancreática em diabéticos tipo 2
» 08/07/2013 - NEJM: clopidogrel com aspirina é superior à aspirina sozinha para reduzir o risco de AVC após ataque isquêmico transitório ou derrame pequeno e não aumenta risco de hemorragia
» 03/07/2013 - FDA: Benicar (olmesartana medoxomila), usado para tratar a hipertensão arterial, pode causar diarreia grave e perda de peso substancial


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar