news.med.br  -  Pharma News
Pharma News - 23/11/12
O Food and Drug Administration (FDA) anunciou a aprovação de Flucelvax, a primeira vacina1 contra a gripe2 sazonal produzida usando células3 animais cultivadas, em vez de ovos de galinha fertilizados. A Flucelvax está aprovada para prevenir a gripe2 sazonal em pessoas com 18 anos ou mais.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Pharma News - 21/11/12
O Food and Drug Administration (FDA) aprovou hoje Xeljanz (tofacitinibe) para tratar adultos com artrite reumatoide1 (AR) ativa, moderada ou grave, que tiveram uma resposta inadequada ou que são intolerantes ao metotrexato.
1 Artrite reumatóide: Doença auto-imune de etiologia desconhecida, caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral, acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
   [Mais...]

Pharma News - 01/11/12
O periódico The Lancet publicou dois estudos clínicos, na fase 3, sobre a avaliação da eficácia e da segurança do anticorpo1 monoclonal anti-CD52, alemtuzumab, por um período de 2 anos em pacientes com esclerose múltipla2. Alemtuzumab está licenciado para tratar a leucemia3, mas tem sido utilizado, para além das indicações da bula, em pacientes com esclerose múltipla2 há muitos anos. Estes ensaios clínicos4 estavam sendo esperados por médicos e pacientes que desejam estabelecer evidência para esta prática.
1 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
2 Esclerose múltipla: Doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, produzida pela alteração na camada de mielina. Caracteriza-se por alterações sensitivas e de motilidade que evoluem através do tempo produzindo dano neurológico progressivo.
3 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
4 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Pharma News - 29/10/12
The New England Journal of Medicine publica entrevista com o Dr. Jerry Avorn sobre a recente aprovação de dois medicamentos para perda de peso pelo Food and Drug Administration (FDA).   [Mais...]
Pharma News - 09/10/12
Para determinar o efeito da suplementação1 de vitamina2 D sobre a incidência3 e a severidade de IVAS em adultos saudáveis, foi realizado um estudo randomizado4, duplo-cego, controlado por placebo5, com a participação de 322 adultos saudáveis entre fevereiro de 2010 e novembro de 2011, em Christchurch, na Nova Zelândia. O trabalho foi publicado no The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Suplementação: Que serve de suplemento para suprir o que falta, que completa ou amplia.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
5 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Pharma News - 03/10/12
Estudo populacional prospectivo1 avaliou a associação entre o uso de benzodiazepínicos e os casos incidentes2 de demência3. A pesquisa é conhecida como PAQUID, foi realizada na França e publicada pelo British Medical Journal (BMJ).
1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
3 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Pharma News - 26/09/12
O tratamento com o diclofenaco pode resultar em um aumento da proporção de pacientes com fístula1 anastomótica em cirurgia colorretal. Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) devem ser usados com cuidado depois de ressecções colorretais com anastomose2 primária, segundo pesquisa publicada pelo British Medical Journal (BMJ).
1 Fístula: Comunicação anormal entre dois órgãos ou duas seções de um mesmo órgão entre si ou com a superfície. Possui um conduto de paredes próprias.
2 Anastomose: 1. Na anatomia geral, é a comunicação natural direta ou indireta entre dois vasos sanguíneos, entre dois canais da mesma natureza, entre dois nervos ou entre duas fibras musculares. 2. Na anatomia botânica, é a união total ou parcial de duas estruturas como vasos, ramos, raízes. 3. Formação cirúrgica de uma passagem entre duas estruturas tubulares ou ocas ou também é a junção ou ligação patológica entre dois espaços ou órgãos normalmente separados.
   [Mais...]

Pharma News - 24/09/12
Neste estudo, o uso de ibuprofeno e de acetaminofeno (mas não de aspirina) em dois ou mais dias por semana foi associado a um aumento de risco de perda de audição em mulheres. A autora principal do estudo, Sharon G. Curhan, sugere que as pessoas que precisam tomar estes medicamentos discutam com os seus médicos sobre os seus riscos e os benefícios e avaliem outras possíveis alternativas.   [Mais...]
Pharma News - 13/09/12
O Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, aprovou o uso de Aubagio (teriflunomida), um comprimido, uma vez por dia, para o tratamento de adultos com formas reincidentes de esclerose múltipla1.
1 Esclerose múltipla: Doença degenerativa que afeta o sistema nervoso, produzida pela alteração na camada de mielina. Caracteriza-se por alterações sensitivas e de motilidade que evoluem através do tempo produzindo dano neurológico progressivo.
   [Mais...]

Pharma News - 04/09/12
Embora o tratamento com antipsicóticos tenha aumentado recentemente, pouco se sabe sobre como este aumento afetou o atendimento, em consultório, de crianças e adultos jovens nos Estados Unidos. Para comparar as tendências e os padrões de tratamento antipsicótico de adultos e crianças, atendidos em consultório, foi realizada uma pesquisa publicada pelo periódico Archives of General Psychiatry.   [Mais...]
» 30/08/2012 - FDA aprova novo tratamento para neutropenia grave induzida por quimioterapia em pacientes com câncer
» 28/08/2012 - Gabapentina pode ajudar no tratamento da tosse crônica refratária, de acordo com artigo publicado no The Lancet
» 08/08/2012 - Eficácia e segurança da linagliptina em comparação à glimepirida em diabéticos tipo 2 inadequadamente controlados com metformina foram demonstradas em estudo divulgado pelo The Lancet
» 07/08/2012 - Corticoide sistêmico não traz benefício clínico na rinossinusite aguda, em estudo publicado pelo CMAJ
» 01/08/2012 - Aspirina parece reduzir as chances de desenvolver esôfago de Barrett, o principal fator de risco para câncer de esôfago, segundo pesquisa publicada no Clinical Gastroenterology and Hepatology
» 30/07/2012 - BMJ: evidências sugerem papel protetor dos IECAs em relação ao risco de pneumonia
» 24/07/2012 - FDA aprova Afinitor para câncer de mama avançado
» 18/07/2012 - Obesidade: FDA aprova Qsymia para perda de peso
» 27/06/2012 - Obesidade: FDA aprova Belviq para tratar adultos com IMC ≥ 30 kg/m² ou com IMC ≥ 27 kg/m² acompanhado de hipertensão arterial, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemia
» 12/06/2012 - Fiocruz: vacina brasileira contra a esquistossomose é aprovada na fase 1 de testes clínicos


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar