FDA aprova Zurampic para tratar níveis elevados de ácido úrico associados à gota
A Food e Drug Administration (FDA) aprovou o Zurampic (lesinurade) para tratar níveis elevados de ácido úrico no sangue1 (hiperuricemia) associados à gota2, quando usado em combinação com um inibidor da xantina oxidase (XOI), um tipo de medicamento aprovado para reduzir a produção de ácido úrico no organismo.
A gota2 é uma forma dolorosa de artrite3 causada pelo acúmulo em excesso de ácido úrico no corpo e normalmente aparece pela primeira vez como vermelhidão, dor e inchaço4 no hálux5. O ácido úrico no sangue1 é produzido pela decomposição de substâncias chamadas purinas, que são encontradas em todos os tecidos do organismo. Ele se dissolve no sangue1, passa aos rins6 e é eliminado na urina7. Mas pode acumular-se no sangue1, uma condição chamada de hiperuricemia.
Isso ocorre quando o corpo aumenta a quantidade de ácido úrico que produz e os rins6 não excretam o ácido úrico de maneira suficiente ou uma pessoa come muitos alimentos ricos em purinas. A maioria das pessoas com hiperuricemia não desenvolve a gota2, mas se o ácido úrico forma cristais no corpo, a gota2 pode se desenvolver.
O controle da hiperuricemia é fundamental para o tratamento a longo prazo da gota2 e o Zurampic fornece uma nova opção de tratamento para milhões de pessoas que podem desenvolver esta patologia8, pois ele ajuda os rins6 a excretarem o ácido úrico através da inibição da função de proteínas9 transportadoras envolvidas na reabsorção de ácido úrico no rim10.
A segurança e eficácia do Zurampic foram avaliadas em três estudos randomizados e controlados com placebo11, em combinação com um XOI, envolvendo 1.537 participantes por até 12 meses. Os participantes tratados com Zurampic em combinação com um XOI tiveram uma maior redução dos níveis de ácido úrico no sangue1 em comparação com o uso de placebo11.
As reações adversas mais comuns foram dor de cabeça12, gripe13, aumento da creatinina14 no sangue1 e doença do refluxo gastroesofágico15.
Zurampic tem um alerta de segurança em sua bula sobre o risco de desenvolvimento de insuficiência renal16 aguda, que é mais comum quando utilizado sem um XOI e em doses superiores às aprovadas para uso.
A FDA também está exigindo um estudo pós-comercialização para avaliar ainda mais a segurança renal17 e cardiovascular de Zurampic.
Zurampic é fabricado pela AstraZeneca Pharmaceuticals LP, com sede em Wilmington, Delaware.