news.med.br  -  Pharma News
O Food and Drug Administration (FDA) informa aos consumidores e aos profissionais de saúde1 que os produtos contendo ibuprofeno para uso tópico2 associado a uma variedade de outros ingredientes ativos e comercializados como analgésicos3 não são medicamentos aprovados pelo FDA e necessitam da avaliação como medicamento novo para serem legalmente comercializados.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
3 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
   [Mais...]

O risco de trombose venosa profunda1 com o uso de anticoncepcional oral é conhecido há muito tempo. O presente estudo, publicado no British Medical Journal (BMJ), mostrou que este efeito colateral2 é diretamente relacionado com a dose de estrogênio e os tipos de progesterona utilizados. O uso de levonorgestrel ou noretisterona associado a baixas doses de estrogênio em sua composição são os mais seguros.
1 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
2 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
   [Mais...]

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) concluiu que os riscos dos medicamentos que contêm dextropropoxifeno são superiores aos benefícios e recomenda que as Autorizações de Introdução no Mercado (AIM) destes medicamentos sejam revogadas na União Europeia. A retirada do mercado deverá ser gradual e de acordo com as recomendações de cada país, permitindo que os usuários tenham tempo de encontrar uma alternativa terapêutica1 apropriada.
1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
   [Mais...]

Nova legislação sobre propaganda de medicamentos entra em vigor nesta terça-feira (16). Anunciantes e agências de publicidade tiveram seis meses para se adequar às exigências da RDC 96/08, publicada em dezembro passado. A única exceção refere-se às amostras grátis, cujo prazo de adequação vai até dezembro de 2009.    [Mais...]
O estudo RECORD (Rosiglitazone1 Evaluated for Cardiovascular Outcomes and Regulation of Glycemia in Diabetes2 Study), apresentado na 69ª reunião científica da American Diabetes2 Association e publicado simultaneamente no periódico The Lancet, mostrou que a adição de rosiglitazona à metformina3 ou à sulfonilureia não aumentou o risco para morbidade4 e mortalidade5 por eventos cardiovasculares e reduziu mais os níveis de hemoglobina glicada6 quando comparada ao uso de metformina3 e sulfonilureia.
1 Rosiglitazone: Medicamento de uso oral para tratamento do diabetes tipo 2. Ele ajuda a tornar as células mais sensíveis à insulina. A insulina pode então transferir a glicose do sangue para dar energia às células. Pertence à classe dos thiazolidinediones.
2 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
3 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
4 Morbidade: Morbidade ou morbilidade é a taxa de portadores de determinada doença em relação à população total estudada, em determinado local e em determinado momento.
5 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
6 Hemoglobina glicada: Hemoglobina glicada, hemoglobina glicosilada, glico-hemoglobina ou HbA1C e, mais recentemente, apenas como A1C é uma ferramenta de diagnóstico na avaliação do controle glicêmico em pacientes diabéticos. Atualmente, a manutenção do nível de A1C abaixo de 7% é considerada um dos principais objetivos do controle glicêmico de pacientes diabéticos. Algumas sociedades médicas adotam metas terapêuticas mais rígidas de 6,5% para os valores de A1C.
   [Mais...]

Uma equipe da Universidade McGill e da Universidade da Pensilvânia relatou, na Nature, que um medicamento usado para tratar o diabetes mellitus1 tipo 2, a metformina2, pode ajudar as células3 de defesa T CD8 do organismo a trabalharem mais efetivamente aumentando a memória sobre infecções4 ou vacinações pregressas e, eventualmente, melhorando a eficácia de uma vacina5 contra o câncer6 no futuro.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

O Comitê Consultivo da divisão cardio-renal1 da Food and Drug Administration (FDA) decidiu, por 10 votos a 3, a favor da aprovação do Multaq® (dronedarona) para pacientes2 com fibrilação atrial não-permanente ou que tenham tido um episódio recente de fibrilação atrial.
1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
   [Mais...]

Artigo publicado na revista CHEST por autores americanos mostra que o uso de Vick VapoRub (VVR) para alívio da congestão nasal pode induzir à inflamação1 das vias aéreas e à redução da função mucociliar2. Por ser um irritante, o produto pode aumentar a produção de muco, causar edema3 nas vias aéreas e dificultar o movimento ciliar que ajuda na eliminação de secreções.
1 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
2 Mucociliar: O aparelho mucociliar tem como principal função a remoção de partículas ou substâncias potencialmente agressivas ao trato respiratório através do transporte pelos cílios, ou alternativamente, pela tosse e espirro, nos quadros de hiperprodução de muco, como rinite alérgica, rinossinusites, bronquite crônica, fibrose cística e asma.
3 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
   [Mais...]

O laboratório Genentech retirou voluntariamente do mercado americano o Raptiva (efalizumabe), medicamento indicado para o tratamento de casos graves de psoríase1. De acordo com o fabricante, há risco dos usuários desenvolverem leucoencefalopatia multifocal progressiva (LMP).
1 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
   [Mais...]

Bula da metoclopramida, um medicamento usado para o tratamento de distúrbios da motilidade gastrointestinal, deve conter um alerta sobre o uso prolongado desta medicação e sua associação com discinesia tardia1, conforme notificação do Food and Drug Administration (FDA) aos profissionais de saúde2 publicada esta semana.
1 Discinesia tardia: Síndrome potencialmente irreversível, caracterizada por movimentos repetitivos, involuntários e não intencionais dos músculos da língua, boca, face, pescoço e (mais raramente) das extremidades. Ela se caracteriza por movimentos discinéticos involuntários e irreversíveis e pode se desenvolver com o uso de medicamentos tais como antipsicóticos e neurolépticos.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» Novartis licencia programa de vacinas do grupo AlphaVax: nova vacina contra o citomegalovírus (CMV) deve entrar em testes clínicos em 2009
» Tiazolidionas (pioglitazona e rosiglitazona) podem dobrar o risco de fraturas em mulheres com diabetes mellitus tipo 2
» FDA alerta: uso de efalizumabe em pacientes com psoríase pode levar a risco de infecções graves
» EMEA recomenda retirada do Rimonabanto dos países da União Européia. Sanofi-Aventis suspende temporariamente a venda deste medicamento em todo o mundo
» Stroke: Ginkgo biloba pode proteger o cérebro dos danos causados por derrames isquêmicos
» Anvisa cancela registro dos antiinflamatórios Prexige e Arcoxia
» The Lancet: nova medicação para diabetes tipo 2 reduz os níveis de HbA1c e o peso corporal, quando comparada ao uso de glimepirida
» Estatinas podem retardar o envelhecimento das artérias, segundo estudo publicado na revista Circulation Research
» JAMA: broncodilatadores anticolinérgicos inalatórios podem aumentar o risco de morte por doenças cardiovasculares em pacientes com DPOC
» Brasil vai iniciar produção do anti-retroviral Efavirenz em 2009


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos