news.med.br  -  Pharma News
O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz) assinou acordo com a americana Fraunhofer Center for Molecular Biotechnology (Centro Fraunhofer para Biotecnologia Molecular) e iBio Inc para o desenvolvimento de uma nova vacina1 contra febre amarela2 no Brasil. O novo imunizante3 será ainda mais seguro e eficaz, com baixo índice de reações ou eventos adversos nos pacientes.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
3 Imunizante: Que ou o que imuniza; que faz ficar imune ou refratário a um agente patogênico ou a uma moléstia infecciosa.
   [Mais...]

Com o objetivo de ampliar o controle sobre os antibióticos e contribuir para a redução da resistência bacteriana, a Anvisa colocou em vigor as novas regras para venda desses produtos neste domingo (28/11). Agora farmácias e drogarias de todo o país só podem vender antibióticos mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via fica retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deve ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.   [Mais...]
A Rexahn Pharmaceuticals anunciou dados pré-clínicos do desenvolvimento do 3-aryl-1-isoquinolinaminas em publicação no European Journal & Medicinal Chemistry. Na pesquisa, os novos compostos mostraram potencial para desenvolvimento de agentes quimioterapêuticos citotóxicos1 potenciais contra oito tipos de células2 cancerosas humanas.
1 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

O ministro da Saúde1, José Gomes Temporão, anunciou acordo de transferência de tecnologia em biotecnologia entre a multinacional americana Pfizer, a israelense Protalix e o Ministério da Saúde1, por meio do laboratório público Biomanguinhos. Em cinco anos, o medicamento para o tratamento da doença de Gaucher, taliglucerase alfa, passará a ser produzido pelo laboratório público brasileiro.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento Avandia (rosiglitazona), fabricado pela empresa Glaxo Smith Kline, devido à possibilidade de ocorrência de eventos cardiovasculares com o seu uso.   [Mais...]
Estudo com cobaias de laboratório mostrou que uma dose de apenas 2 mg de Prozac (fluoxetina) ao dia, apenas nos dias em que os sintomas1 da síndrome2 de tensão pré-menstrual (TPM) aparecem, pode ajudar a prevenir os danos causados por esta condição, de acordo com estudo divulgado no British Science Festival.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

O Avandia (rosiglitazona), medicamento usado no controle do diabetes mellitus1 tipo 2, mostrou em estudos recentes que seu uso pode elevar o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares2 cerebrais.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
   [Mais...]

Estudos prévios já demonstraram que a aspirina e outros anti-inflamatórios não esteróides (AINHs) diminuem o risco de câncer1 colorretal. Entretanto, a menor dose efetiva, a duração do tratamento e os efeitos na sobrevida2 não estão definidos. Pesquisadores da University of Edinburgh fizeram um estudo caso-controle com uma grande população para explorar esta relação entre AINHs e o risco de câncer1 colorretal.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
   [Mais...]

O periódico The Lancet divulgou o resultado final do estudo Comprehensive Rimonabant Evaluation Study of Cardiovascular ENDpoints and Outcomes (CRESCENDO) que avaliou o uso do rimonabanto, inibidor do receptor endocanabinoide, usado para tratamento da obesidade1, melhoria metabólica nos triglicérides2, HDL colesterol3 e resistência insulínica e seus efeitos em eventos cardiovasculares. O ensaio clínico mostrou efeitos psiquiátricos graves com o uso de rimonabanto.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
3 HDL colesterol: Do inglês high-density-lipoprotein cholesterol, ou colesterol de alta densidade. Também chamado de bom colesterol.
   [Mais...]

O uso por longo prazo de metformina1 para tratamento do diabetes mellitus2 tipo 2 ajuda a reduzir o risco de câncer3 de mama4, segundo trabalho publicado no periódico Diabetes5 Care.
1 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

» Hepatite C: antiviral boceprevir dobra taxa de cura da hepatite C, de acordo com estudo publicado no The Lancet
» Daptomicina: FDA alerta para risco de pneumonia eosinofílica com o uso desta medicação
» Escaras: novo fitoterápico desenvolvido pela Apsen junto à Universidade de Ribeirão Preto mostra resultado promissor no tratamento dessas feridas
» HIV: gel vaginal antes e após relação sexual reduz o risco de HIV pela metade em mulheres, segundo dados da conferência AIDS 2010
» Anvisa lança cartilha sobre o uso correto de medicamentos
» FDA: Pfizer recolhe do mercado americano medicamento usado há uma década no tratamento da leucemia
» NEJM: ácido valproico está associado a defeitos congênitos em grávidas que usam a medicação no primeiro trimestre da gestação
» Antidepressivos na gravidez podem aumentar risco de aborto espontâneo, segundo artigo do Canadian Medical Association Journal
» FDA: possibilidade de risco aumentado de fraturas ósseas com o uso de certos antiácidos como os bloqueadores de bomba de prótons
» FDA aprova a primeira vacina contra câncer, a PROVENGE® (sipuleucel-T), indicada para o tratamento de câncer de próstata metastático resistente à hormonioterapia


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos