Novartis licencia programa de vacinas do grupo AlphaVax: nova vacina contra o citomegalovírus (CMV) deve entrar em testes clínicos em 2009
A farmacêutica suíça Novartis AG irá licenciar, por 20 milhões de euros, o programa de vacinas do grupo europeu AlphaVax contra as infecções1 por citomegalovírus2 (CMV), responsáveis pelo desenvolvimento de complicações em recém-nascidos.
A transação inclui vacinas para prevenção de infecções1 por Helicobacter pylori, um dos principais agentes causadores da gastrite3 que pode levar ao câncer4 gástrico, o desenvolvimento de novas vacinas contra a infecção5 meningocócica e contra outras infecções1 adquiridas na comunidade ou em hospitais, além de uma vacina6 contra o Estreptococcus do Grupo B, com potencial de proteção contra 85% das sepses e meningites7 neonatais.
Até o momento, não há vacinas aprovadas para prevenir as infecções1 por citomegalovírus2 (CMV) e, segundo anunciou a Novartis, os ensaios clínicos8 de fase II com este agente devem ser iniciados em 2009.
Nos Estados Unidos e na União Européia, o CMV infecta, todos os anos, cerca de 86 mil recém-nascidos, causando 700 mortes e 17 mil e 500 casos de malformações9 fetais.
Fonte: Novartis