news.med.br
Uma pílula foi usada para estimular eletricamente as células1 do estômago2 em porcos para aumentar os níveis de grelina, um hormônio3 que regula a fome e alivia a náusea4. Se a tecnologia se traduzir em humanos, poderia tratar náuseas5, vômitos6 e falta de apetite em pessoas com distúrbios alimentares ou em tratamento para câncer7. As descobertas foram publicadas na revista Science Robotics. Dez minutos após a estimulação, a grelina aumentou cerca de 40% em porcos que foram estimulados, enquanto a grelina diminuiu cerca de 50% em porcos que não foram.
[Mais...]
A Organização Mundial da Saúde1 (OMS) lançou uma nova diretriz sobre adoçantes sem açúcar2 (ASA), que recomenda contra o uso de ASA para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças não transmissíveis. A recomendação é baseada nos resultados de uma revisão sistemática das evidências disponíveis que sugerem que o uso de ASA não confere nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura3 corporal em adultos ou crianças. Os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado de ASA, como um risco aumentado de diabetes tipo 24, doenças cardiovasculares5 e mortalidade6 em adultos.
[Mais...]
O possível impacto terapêutico das mudanças na dieta em doenças mentais existentes é amplamente desconhecido. Usando um projeto de ensaio controlado randomizado1, o objetivo deste estudo, publicado no BMC Medicine, foi investigar a eficácia de um programa de melhoria dietética para o tratamento de episódios depressivos maiores. Os resultados indicam que a melhora na dieta pode fornecer uma estratégia de tratamento eficaz e acessível para o manejo desse transtorno mental altamente prevalente, cujos benefícios podem se estender ao manejo de comorbidades2 comuns.
[Mais...]
A revisão, publicada na revista Frontiers in Nutrition, aponta que, no contexto das mudanças atuais, urbanização, globalização, incluindo a indústria alimentar, e mudanças nos estilos de vida e hábitos alimentares das pessoas, as correlações entre estes fenômenos e o seu impacto no estado mental tornam-se importantes. O maior potencial terapêutico é visto na dieta racional, atividade física, uso de psicobióticos e consumo de antioxidantes. A pesquisa também mostra que existem intervenções nutricionais com potencial psicoprotetor.
[Mais...]
Estudo publicado na revista Scientific Reports teve como objetivo determinar se a N-acetilcisteína1 poderia atenuar in vivo a oxidação de LDL2 e inibir a aterosclerose3. O estudo demonstrou que a N-acetilcisteína1 atenuou a oxidação in vivo de LDL2 nativa e a formação de espécies reativas do oxigênio a partir de LDL2 oxidada, associadas à diminuição da formação de placas4 ateroscleróticas na hiperlipidemia5.
[Mais...]
Um pequeno dispositivo semelhante a uma pílula pode medir quanta radiação de raios X está sendo entregue aos tumores gastrointestinais durante a radioterapia1. O dispositivo poderia assim permitir que os médicos calibrem o tratamento de pessoas que recebem radioterapia1 para certos tumores. O estudo, publicado na revista Nature, descreve o desenvolvimento desse dosímetro de raios X deglutível para o monitoramento em tempo real da radioterapia1.
[Mais...]
Acreditava-se que um tipo de DNA circular não encontrado nos cromossomos1, chamado DNA extracromossômico, fosse encontrado exclusivamente no câncer2. Agora, sua descoberta em tecido3 não canceroso sugere que ele pode ter um papel ativo precoce na transformação maligna. No novo estudo, publicado na revista Nature, pesquisadores relatam a descoberta de DNA extracromossômico em tecido3 esofágico não canceroso que está predisposto ao desenvolvimento de câncer2 e fornecem evidências de que esse DNA pode ajudar a tornar o tecido3 não canceroso em canceroso.
[Mais...]
O envelhecimento parece afetar os processos celulares da mesma forma em cinco tipos de vida muito diferentes humanos, moscas-das-frutas, ratos, camundongos e vermes de acordo com um estudo publicado na revista Nature. Os pesquisadores relatam que alterações associadas ao envelhecimento no alongamento transcricional influenciam a longevidade. As descobertas podem ajudar a explicar o que impulsiona o envelhecimento e oferecer sugestões de como revertê-lo.
[Mais...]
Testes cuidadosos mostraram às pessoas quais medicamentos para baixar a pressão arterial1 (PA) funcionaram melhor para elas, um passo inicial para tornar o tratamento personalizado para hipertensão2 uma realidade potencial. No estudo randomizado3 PHYSIC, com resultados publicados no JAMA, pacientes hipertensos tomando um de quatro medicamentos em ordem aleatória produziram diferentes respostas na PA sistólica diurna ambulatorial. Em média, a monoterapia personalizada mostrou o potencial de fornecer uma redução adicional de 4,4 mmHg da PA sistólica.
[Mais...]
O uso a curto prazo de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) foi associado a um risco aumentado de hospitalização por insuficiência cardíaca1 entre pacientes com diabetes tipo 22 (DM2), de acordo com um estudo de registros dinamarqueses, publicado no Journal of the American College of Cardiology. Entre mais de 300.000 pacientes com DM2, o uso a curto prazo de AINEs foi associado a um aumento relativo de 43% no risco de uma primeira hospitalização por insuficiência cardíaca1 nos 28 dias subsequentes.
[Mais...]
Mostrar: 10 21 a 30 (Total: 3514)
|