news.med.br
Pode ser possível curar eficazmente a forma mais comum de asma1 usando células2 geneticamente modificadas para matar as células2 imunológicas nocivas que desencadeiam ataques de asma1, sugere um estudo em camundongos, publicado na revista Nature Immunology. Uma única dose de células2 imunológicas geneticamente modificadas reduziu os sintomas3 de asma1 em camundongos durante pelo menos um ano.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Publicada em maio de 2024, a edição especial do The Lancet sobre o Estudo de Carga Global de Doenças – Global Burden of Disease (GBD) inclui os dados de saúde1 global mais atualizados de 2021, com a análise mais recente focada em cinco temas principais: demografia, causas de morte, doenças e lesões2, fatores de risco e previsão populacional. No GBD 2021, o impacto da pandemia3 da COVID-19, através de uma miríade de mecanismos, é um tema central, mas o GBD lembra-nos que outras macrotendências continuaram mesmo quando o mundo passou por um grande choque4 de saúde1.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
4 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration dos Estados Unidos aprovou um novo tratamento inovador para pacientes1 com uma forma de câncer2 de pulmão3. A terapia deve ser utilizada apenas por pacientes que esgotaram todas as outras opções de tratamento do câncer2 de pulmão3 de pequenas células4 e têm expectativa de vida5 de quatro a cinco meses. O medicamento tarlatamab, ou Imdelltra, fabricado pela empresa Amgen, triplicou a expectativa de vida5 dos pacientes, dando-lhes uma sobrevivência6 média de 14 meses após terem tomado o medicamento. Quarenta por cento daqueles que receberam o medicamento responderam a ele.
1 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
4 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
5 Expectativa de vida: A expectativa de vida ao nascer é o número de anos que se calcula que um recém-nascido pode viver caso as taxas de mortalidade registradas da população residente, no ano de seu nascimento, permaneçam as mesmas ao longo de sua vida.
6 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

As equipes cirúrgicas da NYU Langone Health realizaram os primeiros transplantes de rim1 de porco geneticamente modificado do mundo em um corpo humano2 em 2021 e, em seguida, transplantaram dois corações de porco em 2022. Esses procedimentos foram realizados em pacientes declarados mortos com base em critérios neurológicos e mantidos em ventiladores com o consentimento de suas famílias. Demonstrando o progresso da área, a NYU Langone, em 2024, transplantou um rim1 de porco em um paciente vivo. Agora, duas novas análises, uma publicada na revista Nature Medicine e a outra na revista Med, revelam alterações no nível de célula3 única nos órgãos e nos corpos dos receptores antes, durante e logo após as cirurgias de xenotransplante nos falecidos. Equipes de cientistas trabalharam ao lado dos cirurgiões, coletando amostras de sangue4 e tecidos para analisar alterações em dezenas de milhares de células5 coletadas.
1 Rim: Os rins são órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
2 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
3 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

Um tratamento para lesões1 na medula espinhal2 ajudou mais de dois terços daqueles que o experimentaram a melhorar a função das mãos3 e dos braços. A terapia consiste em eletrodos colocados na pele4 acima e abaixo do local da lesão5. Eles fornecem estimulação elétrica à medula espinhal2 enquanto o usuário faz exercícios de reabilitação, o que causou melhorias duradouras na capacidade das pessoas de usar as mãos3, de acordo com o estudo publicado na revista Nature Medicine. A técnica melhora a função durante a estimulação através do aumento da excitabilidade dos nervos restantes. Com o tempo, as pessoas obtêm melhorias duradouras, mesmo quando não estão usando o dispositivo.
1 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Medula Espinhal:
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
   [Mais...]

Oito antidepressivos comumente usados foram classificados de acordo com seu potencial de ganho de peso. Os resultados de um grande estudo observacional, publicado no Annals of Internal Medicine, mostraram pequenas diferenças na mudança de peso a curto e longo prazo em pacientes que receberam um dos oito antidepressivos, com a bupropiona associada ao menor ganho de peso e o escitalopram, a paroxetina e a duloxetina associadas ao maior. Os usuários de escitalopram, paroxetina e duloxetina tiveram 10% a 15% mais chances de ganhar pelo menos 5% de seu peso basal em comparação com aqueles que tomaram sertralina, que foi usada como comparador.   [Mais...]
Pesquisadores descobriram que a flatulência pode servir a um propósito além de ser desconfortável ou engraçada: o gás liberado por algumas bactérias intestinais estimula outras bactérias intestinais a produzirem um hormônio1 envolvido na gravidez2 e em um tratamento aprovado pela FDA para depressão pós-parto. O trabalho, publicado na revista Cell, mostra como as bactérias intestinais podem produzir novos hormônios a partir de esteroides na bile3 e, ao fazê-lo, agir como um órgão endócrino4. Esta pesquisa aumenta a lista crescente de maneiras pelas quais a microbiota5 intestinal pode influenciar a biologia e a saúde6 humanas. O estudo também fornece novas evidências de que os médicos poderão um dia tratar ou prevenir certos tipos de problemas de saúde6 mental manipulando o microbioma7 intestinal.
1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
4 Endócrino: Relativo a ou próprio de glândula, especialmente de secreção interna; endocrínico.
5 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
   [Mais...]

Uma análise publicada no The Lancet Psychiatry descobriu que quase um terço (31%) das pessoas que pararam de tomar um antidepressivo experimentaram pelo menos um sintoma1, como tontura2, dor de cabeça3, náusea4, insônia ou irritabilidade. Em cerca de 3% dos pacientes (1 em 35) estes sintomas5 são graves. Mas um em cada seis pacientes (17%) que estavam tomando placebo6 também apresentou sintomas5 semelhantes aos da descontinuação quando pararam. Considerando os efeitos inespecíficos, como evidenciado nos grupos placebo6, a incidência7 de sintomas5 de descontinuação de antidepressivos é de aproximadamente 15%, afetando um em cada seis a sete pacientes que descontinuam a medicação.
1 Sintoma: Qualquer alteração da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. O sintoma é a queixa relatada pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Cabeça:
4 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
7 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
   [Mais...]

Um estudo publicado no JAMA Dermatology apontou que pessoas com eczema1 (dermatite2 atópica) têm níveis mais elevados de sódio na urina3 do que aquelas sem a doença de pele4, com cada 1 grama5 adicional associado a um aumento de 11% no risco de um diagnóstico6. O risco de ter eczema1 ativo naquele momento também aumentou 16%.
1 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

Novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, revela o potencial da inteligência artificial em revolucionar a experiência auditiva de usuários de implantes cocleares. Pesquisadores utilizaram algoritmos avançados de aprendizado profundo (deep learning), como a Rede Neural Recorrente (RNN) e o SepFormer, para melhorar drasticamente a inteligibilidade da fala em ambientes ruidosos e com várias pessoas falando ao mesmo tempo, como é o caso em festas, reuniões e outros eventos sociais. Os resultados dos testes com treze usuários de implantes cocleares são impressionantes: os algoritmos conseguiram filtrar ruídos complexos e aprimorar substancialmente a clareza da fala, mesmo em situações desafiadoras.   [Mais...]
Mostrar: 10
« Anteriores - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - Próximos » - >>
21 a 30 (Total: 3920)
  • Entrar
  • Receber conteúdos