news.med.br
Pesquisadores da Universidade Batista de Hong Kong realizaram uma revisão sistemática de escopo e metanálise sobre a eficácia das intervenções de movimento de dança para idosos com comprometimento cognitivo1 leve (CCL), doença de Alzheimer2 (DA) e demência3. As descobertas foram publicadas na revista científica Ageing Research Reviews e apontam que a dança é uma intervenção não farmacológica eficaz, acessível e envolvente que pode ser usada como tratamento complementar para idosos com essas condições.
[Mais...]
A obesidade1 é normalmente avaliada pela medição do índice de massa corporal2 de alguém, mas agora pesquisadores estão pedindo uma abordagem com mais nuances, que possa ajudar no tratamento. Escrevendo no The Lancet Diabetes3 & Endocrinology, uma comissão global de especialistas médicos argumentou que, para reduzir a classificação incorreta, outras medidas de gordura4 corporal como circunferência da cintura ou medição direta de gordura4 também devem ser usadas, juntamente com sinais5 e sintomas6 de problemas de saúde7 no nível individual.
[Mais...]
Um novo estudo em camundongos, publicado na revista científica Cell, aponta que acidentes vasculares1 cerebrais podem danificar órgãos distantes, incluindo o coração2, causando inflamação3. Mas os resultados também mostram que bloquear certas respostas imunológicas pode limitar o dano, reduzindo a lesão4 cardíaca.
[Mais...]
Em um artigo publicado na revista Nature, pesquisadores descrevem a engenharia de uma insulina1 regulada pela glicose2 que pode alterar sua própria atividade em resposta à concentração de glicose2. A nova forma de insulina1 pode ligar e desligar automaticamente dependendo dos níveis de glicose2 no sangue3. Em animais, essa insulina1 inteligente reduziu automaticamente as altas concentrações de açúcar4 no sangue3 de forma eficaz, ao mesmo tempo em que evitou que os níveis caíssem muito.
[Mais...]
Uma molécula que aumenta a quantidade de uma proteína chamada TERT pode atenuar os efeitos do envelhecimento nos músculos1 e células2 cerebrais em camundongos. Essa proteína ajuda a proteger os telômeros, as tampas nas extremidades dos cromossomos3. As descobertas foram publicadas na revista Cell e descrevem como a ativação da TERT tem como alvo a metilação do DNA e múltiplas características do envelhecimento.
[Mais...]
Mais pessoas do que pensávamos que estão em coma1 ou estados semelhantes podem ouvir o que está acontecendo ao redor delas, mostrou um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, o primeiro estudo internacional desse tipo. Segundo as descobertas, pelo menos um quarto das pessoas que têm lesões2 cerebrais graves e não conseguem responder fisicamente a comandos estão realmente conscientes. Para aquelas em coma1 ou estado vegetativo, especificamente, um quinto delas pode estar presa, o que significa que estão cientes do ambiente, mas incapazes de se comunicar.
[Mais...]
Patógenos classificados como bactérias Gram-negativas são frequentemente resistentes, virulentos e rápidos em desenvolver resistência a antibióticos. Apenas alguns medicamentos podem eliminá-los, e estes medicamentos também destroem bactérias intestinais benéficas. Agora, pesquisadores desenvolveram o composto chamado lolamicina, que tem como alvo um grupo de micróbios nocivos, mas não perturba aqueles que vivem pacificamente no intestino. As descobertas foram detalhadas na revista Nature.
[Mais...]
Um novo grande estudo liderado por pesquisadores da American Cancer1 Society (ACS) sugere que as taxas de incidência2 continuaram a aumentar em gerações sucessivamente mais jovens em 17 dos 34 tipos de câncer1, incluindo câncer1 de mama3, pâncreas4 e gástrico. As tendências de mortalidade5 também aumentaram em conjunto com a incidência2 de câncer1 de fígado6 (somente mulheres), corpo uterino, vesícula biliar7, testicular e colorretal. O relatório foi publicado no periódico The Lancet Public Health.
[Mais...]
Um dos primeiros dispositivos bioeletrônicos a combinar bactérias vivas da pele1 com sensores reduziu a inflamação2 e estimulou a regeneração saudável da pele1 em camundongos com psoríase3, uma doença autoimune4 crônica caracterizada pelo crescimento acelerado de células5 da pele1. Uma versão futura da tecnologia poderá ajudar a tratar algumas das 125 milhões de pessoas com psoríase3 em todo o mundo. As descobertas foram publicadas na revista Science.
[Mais...]
A radioterapia1 em baixas doses para um linfoma2 estomacal de crescimento lento alcançou um controle quase perfeito da doença, com taxa de controle local de 96% em 3 anos e sem toxicidade3 grave, mostrou um pequeno estudo prospectivo4 publicado no The Lancet Haematology.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 594)
|