news.med.br
Medical Journal - 27/08/20
Estudo publicado no Lung Cancer1 pesquisou as taxas de segundo câncer1 de pulmão2 e a sobrevivência3 de segundo câncer1 de pulmão2 primário ressecado cirurgicamente em pacientes submetidos à ressecção de um câncer1 de pulmão2 primário inicial.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Pharma News - 26/08/20
A U.S. Food and Drug Administration emitiu uma autorização de uso emergencial (EUA, do inglês Emergency Use Authorization) de plasma1 convalescente experimental para o tratamento da COVID-19 em pacientes hospitalizados, como parte dos esforços da agência para combater a COVID-19.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
   [Mais...]

Tecnologia e Saúde - 25/08/20
Uma nova tecnologia wearable (vestível) que se encaixa diretamente no pulso pode fornecer leituras em tempo quase real do nível de paracetamol no corpo – e provavelmente muitos outros medicamentos também. A inovação foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia, Los Angeles, com colaboradores da Stanford Medicine.   [Mais...]
Medical Journal - 24/08/20
Estudo publicado pela Nature Scientific Reports relatou uma associação forte e independente entre a deficiência de vitamina1 D e o risco de Síndrome2 do Ovário3 Policístico, no Paquistão, que não foi modificada pela variação genética na via da vitamina1 D.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
3 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
   [Mais...]

Medical Journal - 21/08/20
Um estudo caso-controle realizado na Dinamarca e publicado pelo The British Medical Journal (BMJ) teve como objetivo identificar os fatores de risco para o aparecimento de asma1 e sibilância persistente em crianças. Um dos fatores identificados foi a exposição a níveis mais elevados de PM2.5.
1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/08/20
Resultados de estudo publicado no JAMA Network Open destacam a importância de melhorar o treinamento e os ambientes de trabalho para possivelmente prevenir o burnout entre os médicos em treinamento e sugerem que a implementação de intervenções multicomponentes para atacar os principais fatores estressores1 descobertos neste estudo pode ser promissora.
1 Estressores: Que ou o que provoca ou conduz ao estresse.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/08/20
Ensaio clínico publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM) mostrou que, entre pacientes com edema1 crônico2 da perna e celulite3, a terapia de compressão resultou numa menor incidência4 de recorrência5 da celulite3 do que o tratamento conservador.
1 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
2 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
3 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
5 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
   [Mais...]

Medical Journal - 19/08/20
Os resultados de um recente ensaio clínico, publicado pelo Journal of the National Cancer1 Institute, indicam que, para idosos com câncer1 avançado, o início da terapia com aspirina pode aumentar o risco de progressão da doença e morte precoce.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Medical Journal - 18/08/20
Em um estudo publicado na Cell Metabolism, pesquisadores da Harvard Medical School identificaram um papel crítico da enzima1 prolil hidroxilase 3 (PHD3) em detectar a disponibilidade de nutrientes e regular a capacidade das células musculares2 de quebrar as gorduras.
1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Células Musculares: Células contráteis maduras, geralmente conhecidas como miócitos, que formam um dos três tipos de músculo. Os três tipos de músculo são esquelético (FIBRAS MUSCULARES), cardíaco (MIÓCITOS CARDÍACOS) e liso (MIÓCITOS DE MÚSCULO LISO). Provêm de células musculares embrionárias (precursoras) denominadas MIOBLASTOS.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/08/20
Resultados de estudo publicado pelo JAMA Oncology sugerem que os indivíduos com diabetes1 de início recente acompanhado de perda de peso têm um alto risco de desenvolver câncer2 de pâncreas3 e podem ser um grupo para o qual as estratégias de detecção precoce seriam vantajosas.
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
21 a 30 (Total: 2484)
  • Entrar
  • Assinar