news.med.br
Saúde - 22/09/20
Estudo apresentado durante o Congresso Europeu e Internacional sobre Obesidade1 (ECOICO 2020) explorou o conteúdo calórico e o valor nutricional dos alimentos em relação à hora do dia em que são consumidos. A proporção média geral de energia consumida à noite foi de quase 40% da ingestão energética total.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/09/20
A duração da vida reprodutiva está associada ao risco futuro de eventos de doenças cardiovasculares1? Em uma análise publicada pelo JAMA Cardiology, mulheres que tiveram uma vida reprodutiva curta (menor que 33 anos) e menarca2 precoce (idade ≤11 anos) tiveram o risco mais pronunciado de eventos cardiovasculares.
1 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
2 Menarca: Refere-se à ocorrência da primeira menstruação.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/09/20
Pacientes hospitalizados com infecções1 graves por COVID-19 que têm níveis elevados da proteína de coagulação2 do sangue3 fator V estão em risco elevado de lesões4 graves por coágulos sanguíneos, como trombose venosa profunda5 ou embolia6 pulmonar, de acordo com um novo estudo publicado no American Journal of Hematology.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
3 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
4 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 Trombose Venosa Profunda: Caracteriza-se pela formação de coágulos no interior das veias profundas da perna. O que mais chama a atenção é o edema (inchaço) e a dor, normalmente restritos a uma só perna. O edema pode se localizar apenas na panturrilha e pé ou estar mais exuberante na coxa, indicando que o trombo se localiza nas veias profundas dessa região ou mais acima da virilha. Uma de suas principais conseqüências a curto prazo é a embolia pulmonar, que pode deixar seqüelas ou mesmo levar à morte. Fatores individuais de risco são: varizes de membros inferiores, idade maior que 40 anos, obesidade, trombose prévia, uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, entre outras.
6 Embolia: Impactação de uma substância sólida (trombo, colesterol, vegetação, inóculo bacteriano), líquida ou gasosa (embolia gasosa) em uma região do circuito arterial com a conseqüente obstrução do fluxo e isquemia.
   [Mais...]

Medical Journal - 17/09/20
Estudo publicado pela Nature Medicine mostrou que o plasma1 convalescente é potencialmente eficaz contra COVID-19, com menor taxa de piora das necessidades de oxigênio e melhor sobrevivência2 nos receptores de plasma1.
1 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
2 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

Pharma News - 17/09/20
O ensaio RECOVERY, que descobriu que a dexametasona mostra benefícios em pacientes gravemente enfermos com covid-19, investigará o impacto de um “coquetel de anticorpos1 antivirais” projetado especificamente para covid-19, conhecido como REGN-COV2.
1 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/09/20
Um estudo de associação de todo o genoma, publicado pelo Journal of the National Cancer1 Institute, mostrou que a variante rs3824662 do GATA3 herdada influencia fortemente a resposta da leucemia2 linfoide3 aguda à terapia de indução de remissão e está associada à recidiva4.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
3 Linfoide: 1. Relativo a ou que constitui o tecido característico dos nodos linfáticos. 2. Relativo ou semelhante à linfa.
4 Recidiva: 1. Em medicina, é o reaparecimento de uma doença ou de um sintoma, após período de cura mais ou menos longo; recorrência. 2. Em direito penal, significa recaída na mesma falta, no mesmo crime; reincidência.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/09/20
Estudo publicado pelo JAMA Neurology mostrou que a taxa significativamente maior de deterioração neurológica associada ao tratamento intensivo em pacientes com pressão arterial sistólica1 inicial de 220 mmHg ou mais justifica cautela contra recomendações gerais para redução intensiva da pressão arterial sistólica1 em pacientes com hemorragia2 intracerebral.
1 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

Saúde - 14/09/20
Cirurgiões da Harvard Medical School substituíram a superfície ocular de quatro pacientes que sofreram queimaduras químicas em um dos olhos1. A técnica, de transplante de células2 epiteliais límbicas autólogas cultivadas, usa células-tronco3 retiradas do olho4 saudável de um paciente.
1 Olhos:
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
4 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
   [Mais...]

Medical Journal - 11/09/20
Em estudo publicado pelo JAMA Network Open com pacientes que tiveram um nível de vitamina1 D medido no ano anterior ao teste de COVID-19, o risco relativo de teste positivo para COVID-19 foi 1,77 vezes maior para pacientes2 com provável deficiência de vitamina1 D em comparação a pacientes com provável status de vitamina1 D suficiente.
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/09/20
Estudo publicado pelo NEJM demonstrou que o fenilbutirato de sódio – taurursodiol resultou em declínio funcional mais lento do que o placebo1 em pacientes com esclerose2 lateral amiotrófica (ELA), conforme medido pelo escore ALSFRS-R durante um período de 24 semanas.
1 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
2 Esclerose: 1. Em geriatria e reumatologia, é o aumento patológico de tecido conjuntivo em um órgão, que ocorre em várias estruturas como nervos, pulmões etc., devido à inflamação crônica ou por razões desconhecidas. 2. Em anatomia botânica, é o enrijecimento das paredes celulares das plantas, por espessamento e/ou pela deposição de lignina. 3. Em fitopatologia, é o endurecimento anormal de um tecido vegetal, especialemnte da polpa dos frutos.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
1 a 10 (Total: 2486)
  • Entrar
  • Assinar