FDA aprova novo medicamento para leucemia linfocítica crônica em pacientes com uma anomalia cromossômica específica
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Venclexta (venetoclax) para o tratamento de pacientes com leucemia1 linfocítica crônica (LLC), que tenham uma anormalidade genética chamada deleção 17p e que já tenham sido tratados com pelo menos uma terapia anterior. Venclexta é o primeiro tratamento aprovado pela FDA que tem como alvo o linfoma2 de células3 B 2 (BCL-2).
De acordo com o National Cancer4 Institute, a LLC é um dos tipos mais comuns de leucemia1 em adultos, com aproximadamente 15.000 novos casos diagnosticados a cada ano. A LLC é caracterizada pelo acúmulo progressivo de linfócitos anormais. Os doentes com LLC que têm uma deleção 17p carecem de uma parte do cromossoma que atua de modo a suprimir o crescimento de células3 tumorais. Esta anomalia cromossômica ocorre em aproximadamente 10% dos pacientes com LLC não tratada e em cerca de 20% dos pacientes com recaída da LLC.
A eficácia do Venclexta foi testada em um ensaio clínico de braço único de 106 pacientes com LLC com uma deleção 17p e que tinham recebido pelo menos uma terapêutica5 prévia. Os participantes do estudo tomaram Venclexta por via oral, todos os dias, começando com 20 mg e aumentando ao longo de um período de cinco semanas para 400 mg. Os resultados mostraram que 80% dos participantes do ensaio experimentaram uma remissão completa ou parcial do seu câncer4.
Venclexta é indicado para o uso diário após a detecção confirmada da deleção 17p através da utilização do kit de diagnóstico6, aprovado pela FDA, FISH Vysis CLL.
Os efeitos secundários mais comuns incluem baixa contagem de glóbulos brancos (neutropenia7), diarreia8, náuseas9, anemia10, infecção11 do trato respiratório superior, baixa contagem de plaquetas12 (trombocitopenia13) e fadiga14. As complicações graves podem incluir pneumonia15, neutropenia7 com febre16, febre16, anemia hemolítica17 autoimune18, anemia10 e alterações metabólicas conhecidas como síndrome19 de lise20 tumoral. Vacinas vivas atenuadas não devem ser administradas a doentes em uso de Venclexta.
Venclexta é fabricado pela Abbvie Inc. em Chicago, Illinois, e comercializado pela AbbVie e Genentech USA Inc. em São Francisco, na Califórnia. O kit FISH Vysis CLL é fabricado pela Abbott Molecular of Des Plaines, em Illinois.