news.med.br
Saúde - 16/06/21
O fenômeno da névoa cerebral, ou névoa mental, conforme descrito por alguns pacientes com hipotireoidismo1 apesar do tratamento, é frequentemente associado a fadiga2 e sintomas3 cognitivos4 e pode ser aliviado por uma variedade de abordagens farmacológicas e não farmacológicas, sugere uma nova pesquisa. Esses resultados foram apresentados no Encontro Anual Virtual de 2021 da Associação Americana de Endocrinologia Clínica (AACE). Falta de energia, esquecimento e sonolência foram os sintomas3 mais frequentes, com a falta de energia sendo reportada por mais de 90% dos indivíduos. Entre todos os indivíduos, modificações no comportamento, dieta e reposição do hormônio5 tireoidiano foram os fatores mais frequentemente mencionados que melhoraram ou pioraram os sintomas3.
1 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
2 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
5 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/06/21
Um estudo publicado na revista Pediatric Research teve como objetivo descrever e contrastar o desenvolvimento do cérebro1 e o resultado entre bebês2 muito prematuros que foram e não foram expostos à cirurgia que exigia anestesia3 geral antes da idade equivalente a termo. Foi demonstrado que cirurgia que requer anestesia3 geral em bebês2 prematuros está associada a volumes cerebrais alterados, com menores volumes de substância branca em idade equivalente a termo, e comprometimento do neurodesenvolvimento, com menores escores compostos cognitivos4 e motores em 2 anos de acompanhamento.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
4 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/06/21
Acabar com a epidemia global do tabaco é um desafio definitivo na saúde1 global. Neste estudo, publicado pelo The Lancet, estimou-se a prevalência2 do tabagismo e a carga de doenças atribuíveis para 204 países e territórios, por idade e sexo, de 1990 a 2019. Globalmente em 2019, 1,14 bilhões de indivíduos eram fumantes atuais, que consumiram tabaco equivalente a 7,41 trilhões de cigarros em 2019. Na ausência de intervenção, o número anual de 7,69 milhões de mortes e 200 milhões de anos de vida ajustados por incapacidade atribuíveis ao tabagismo aumentará nas próximas décadas. Os países têm uma oportunidade clara e urgente de aprovar políticas fortes e baseadas em evidências para acelerar as reduções na prevalência2 do tabagismo e colher enormes benefícios para a saúde1 de seus cidadãos.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
   [Mais...]

Medical Journal - 15/06/21
A inalação de fumo passivo causa várias doenças, incluindo câncer1 de pulmão2. O tabagismo é uma causa conhecida de câncer1 de boca3; no entanto, não foi estabelecido se o fumo passivo também causa câncer1 de boca3. Este estudo, publicado pela revista Tobacco Control, suportou uma associação causal entre a exposição passiva ao fumo e o câncer1 de boca3. Pessoas com história de exposição passiva ao fumo tiveram probabilidade significativamente maior de apresentar câncer1 de boca3, e a duração da exposição de mais de 10 ou 15 anos aumentou ainda mais esse risco - mais que o dobro do risco de câncer1 de boca3 em comparação às pessoas sem história de exposição.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
3 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
   [Mais...]

Medical Journal - 14/06/21
A depressão recorre com frequência. Para prevenir recaídas, a medicação antidepressiva é frequentemente tomada em longo prazo. Neste estudo, publicado pelo JAMA Psychiatry, não foi encontrada nenhuma evidência de diferença no risco de recaída associado a uma intervenção psicológica durante e/ou após a redução da medicação antidepressiva versus a monoterapia antidepressiva contínua durante 15 meses de acompanhamento. Assim, esta metanálise de dados de participantes individuais sugere que administrar uma intervenção psicológica enquanto um paciente é submetido à redução gradual do antidepressivo pode ser uma alternativa ao uso de antidepressivos a longo prazo no tratamento da depressão recorrente.   [Mais...]
Medical Journal - 14/06/21
Os regimes baseados em rifapentina têm atividade antimicobacteriana potente que pode permitir um curso mais curto em pacientes com tuberculose1 pulmonar suscetível a medicamentos. Nesse estudo, publicado no The New England Journal of Medicine, uma combinação de medicamentos com rifapentina e moxifloxacina conseguiu quebrar a barreira do tratamento de seis meses para a tuberculose1, exigindo apenas quatro meses para produzir um estado livre da doença em um ano na maioria dos pacientes. Foi demonstrado que a eficácia de um regime à base de rifapentina de 4 meses contendo moxifloxacina não foi inferior ao regime padrão de 6 meses no tratamento da tuberculose1.
1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
   [Mais...]

Medical Journal - 11/06/21
Várias vacinas contra o SARS-CoV-2 já estão sendo utilizadas, mas a necessidade global excede em muito o fornecimento e diferentes formulações podem ser necessárias para populações específicas. Neste estudo, publicado na revista Nature Medicine, pesquisadores relatam os dados de segurança e imunogenicidade provisórios de uma vacina1 candidata de partícula semelhante a vírus2 produzida em plantas que exibe a glicoproteína spike do SARS-CoV-2 (CoVLP). Os resultados desta análise provisória pré-especificada apoiam uma avaliação adicional da vacina1 candidata CoVLP.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 10/06/21
A memória humana é falível e maleável. Em ambientes forenses em particular, isso representa um desafio porque as pessoas podem se lembrar falsamente de eventos com implicações legais que nunca realmente aconteceram. Enquanto vários estudos conseguiram induzir memórias falsas em contextos de entrevista, neste estudo, publicado na revista Proccedings of the National Academy of Sciences, foi apresentada uma pesquisa que tenta reverter esse efeito (e, assim, reduzir o dano potencial) por meio de duas estratégias ecologicamente válidas. Os resultados demonstraram que as memórias falsas podem ser substancialmente reduzidas por técnicas fáceis de implementar, sem causar danos colaterais às memórias verdadeiras.   [Mais...]
Medical Journal - 10/06/21
Pessoas com um maior senso de propósito na vida podem ser mais propensas a se envolver em atividades físicas. Ao mesmo tempo, a atividade física pode contribuir para um senso de propósito na vida, criando um círculo virtuoso que mantém as pessoas em movimento. Um estudo, publicado no Journal of Behavioral Medicine, abordou os efeitos recíprocos de sentir que sua vida tem sentido e estar sempre em movimento. O estudo, que envolveu mais de 18.000 homens e mulheres de meia-idade e mais velhos, descobriu que aqueles com o senso de propósito mais forte no início eram os mais propensos a se tornarem ativos com o tempo, e vice-versa. As descobertas ressaltam o quão trançada pode ser a relação entre atividade física e bem-estar psicológico, e como os efeitos costumam ocorrer nos dois sentidos.   [Mais...]
Novos medicamentos - 09/06/21
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou em 07 de junho o aducanumabe (Aduhelm), um medicamento que visa retardar o declínio clínico em pacientes com doença de Alzheimer1, apesar das preocupações com a falta de evidências. O tratamento foi aprovado através do processo de aprovação acelerada. Isso é usado quando há incertezas sobre a eficácia do medicamento, mas acredita-se que pode fornecer “benefício terapêutico significativo sobre os tratamentos existentes” para doenças graves ou fatais. Nos estudos realizados, os pacientes que receberam o tratamento tiveram redução significativa da placa2 beta amiloide no cérebro3 – uma marca registrada da doença de Alzheimer1.
1 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
2 Placa: 1. Lesão achatada, semelhante à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
3 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
   [Mais...]

Mostrar: 10
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
1 a 10 (Total: 2760)
  • Entrar
  • Receber conteúdos