Vacina contra febre amarela protege camundongos contra infecção pelo Vírus Zika, publicação de pesquisadores da UFRJ e da Fundação Oswaldo Cruz
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram online um trabalho em que mostram que a vacina1 contra a febre amarela2 protege camundongos do vírus3 Zika.
O vírus3 Zika (ZIKV) surgiu como um importante agente de doenças infecciosas no Brasil em 2016. A infecção4 geralmente leva a sintomas5 leves, mas distúrbios neurológicos congênitos6 graves e síndrome7 de Guillain-Barré foram relatados após a exposição ao vírus3. O desenvolvimento de uma vacina1 eficaz contra o ZIKV é uma prioridade de saúde8 pública, incentivando os estudos pré-clínicos e clínicos de diferentes estratégias vacinais.
Saiba mais sobre "Zika vírus3", "Síndrome7 congênita9 do Zika" e "Síndrome7 de Guillain-Barré".
Neste trabalho, pesquisadores brasileiros descreveram o efeito protetor de uma vacina1 atenuada contra a febre amarela2 já licenciada (17DD) em camundongos geneticamente modificados para desativar o receptor de interferon do tipo I (A129) e camundongos imunocompetentes (BALB/c) infectados com ZIKV.
A vacinação contra o vírus3 da febre amarela2 resulta em proteção robusta contra o ZIKV, com diminuição da mortalidade10 nos camundongos A129, redução da carga viral cerebral em todos os camundongos e prevenção da perda de peso nos camundongos BALB/c. Apesar da limitação da vacina1 contra a febre amarela2 (17DD) para elicitar a produção de anticorpos11 e a atividade neutralizante contra o ZIKV, os estudiosos descobriram que a imunização12 contra a febre amarela2 evitou o desenvolvimento de comprometimento neurológico induzido pela inoculação13 do vírus3 intracerebral em adultos.
Embora tenham utilizado duas doses de vacina1 no presente protocolo, uma dose única foi protetora, reduzindo a carga viral cerebral. Diferentes modelos de vacina1 contra zika vírus3 foram testados, no entanto, este trabalho mostra que uma vacina1 eficiente e certificada, já disponível para uso há várias décadas, protege efetivamente camundongos contra a infecção4 pelo zika vírus3.
Esses achados abrem a possibilidade de usar uma vacina1 disponível e barata para uma imunização12 em larga escala no caso de um surto causado pelo vírus3 Zika.
Leia sobre "Febre amarela2", "Perguntas e respostas sobre a vacina1 contra febre amarela2" e "O zika vírus3, a microcefalia14 e a síndrome7 de Guillain-Barré".
Fonte: BioRxIV, publicação online em 25 de março de 2019.