Reflexão: a vergonha e a deficiência auditiva
A vergonha é um sentimento inerente ao ser humano e todos já sentiram em algum momento. Porém, a vergonha tem duas facetas, e pode tanto ser prejudicial, quanto também pode ser transformadora em algumas situações, principalmente quando tratamos desse sentimento relacionado a uma condição de saúde1, como é o caso da surdez.
A pessoa com deficiência auditiva e que sente vergonha de sua deficiência pode entrar em um ciclo no qual a vergonha leva à não aderência ao tratamento, que leva a uma pior comunicação, que então leva novamente à vergonha. Esse é o principal problema de dar espaço a esse sentimento, pois ele pode impedir que a pessoa busque a reabilitação auditiva através do aparelho ou implante2 coclear, por exemplo, o que interfere diretamente em sua qualidade de vida.
Saiba mais sobre "Surdez", "Implante2 coclear" e "Aparelho auditivo".
O blog Crônicas da Surdez é um canal que busca fornecer informação e apoio para as pessoas que têm algum grau de deficiência auditiva (surdez). Com o movimento "Surdos que Ouvem", o blog se propõe a discutir temas como esse da vergonha, para gerar reflexões e ajudar as pessoas com deficiência auditiva a enxergarem sua condição de outra maneira.
Na série de vídeos "DR da Surdez", a escritora do blog, Paula Pfeifer, e seu marido, o otorrinolaringologista Dr. Luciano Moreira, discutem a comunicação e as relações, buscando achar caminhos que levem a uma melhor escuta, melhor comunicação e melhores relacionamentos. E o último vídeo publicado trata justamente sobre a questão de como a vergonha pode ser poderosa – para o mal – e transformadora – para o bem – na vida de uma pessoa com deficiência auditiva.
Confira o vídeo abaixo:
Além desse vídeo, você pode acompanhar vários outros conteúdos do Crônicas da Surdez através do blog, do Youtube e das redes sociais, e também no Portal Otorrino. Confira nos links abaixo:
» Blog Crônicas da Surdez
» Youtube Crônicas da Surdez
» Facebook Crônicas da Surdez
» Instagram Crônicas da Surdez
» Portal Otorrino