news.med.br  -  Pharma News
Pharma News - 06/01/15
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou hoje o Saxenda (liraglutide injetável) como uma opção de tratamento para o controle crônico1 do peso corporal, associado a uma dieta reduzida em calorias2 e à prática de atividade física regular.
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

Pharma News - 23/12/14
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Zerbaxa (ceftolozane/tazobactam), um novo antibiótico para o tratamento de adultos com infecções1 intra-abdominais complicadas (IIACs) e infecções1 urinárias complicadas (ITUCs). Esta é a quarta nova droga antibacteriana aprovada este ano pela FDA.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Pharma News - 19/12/14
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou hoje o Xtoro (suspensão otológica de finafloxacina), um novo medicamento utilizado para tratar a otite externa1 aguda, vulgarmente conhecida como otite2 do nadador.
1 Otite externa: Infecção do ouvido que acomete a região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo, o qual termina numa membrana chamada tímpano.
2 Otite: Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
   [Mais...]

Pharma News - 18/12/14
Com o objetivo de estudar a associação do uso de inibidores da bomba de prótons e de antagonistas do receptor H2 da histamina1 com a deficiência de vitamina2 B12, em um cenário baseado na comunidade, nos Estados Unidos, foi realizado um estudo divulgado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Pharma News - 12/12/14
O antipsicótico ziprasidona (Geodon, Pfizer Inc) e os seus homólogos genéricos têm sido associados a uma reação rara, mas potencialmente fatal da pele1, o que levou a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, a adicionar um novo alerta na bula do medicamento.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Pharma News - 20/11/14
Em meta-análise e revisão publicada pelo Canadian Medical Association Journal (CMAJ) foram quantificados os danos comuns do antibiótico mais prescrito na atualidade, a amoxicilina, a partir de ensaios randomizados e controlados com placebo1.
1 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Pharma News - 17/11/14
O objetivo da presente pesquisa, publicada pelo The Lancet, foi avaliar a eficácia, a segurança e a duração eficaz do tratamento com grazoprevir (um inibidor da protease1 HCV NS3/4A), combinado ao elbasvir (um inibidor HCV NS5A), com ou sem ribavirina, em doentes com infecção2 pelo VHC genótipo3 1 com características basais de má resposta.
1 Inibidor da protease: Alguns vírus como o HIV e o vírus da hepatite C dependem de proteases (enzimas que quebram ligações peptídicas entre os aminoácidos das proteínas) no seu ciclo reprodutivo, pois algumas proteínas virais são codificadas em uma longa cadeia peptídica, sendo libertadas por proteases para assumir sua conformação ideal e sua função. Os inibidores da protease são desenvolvidos como meios antivirais, pois impedem a correta estruturação do RNA viral.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Genótipo: Composição genética de um indivíduo, ou seja, os genes que ele tem.
   [Mais...]

Pharma News - 03/11/14
A Food and Drug Administration, nos EUA, aprovou o Obizur [Fator anti-hemofílico (recombinante), sequência porcina] para o tratamento de episódios hemorrágicos1 em doentes adultos com hemofilia2 A adquirida [Deficiência adquirida do fator VIII (FVIII)].
1 Hemorrágicos: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
2 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
   [Mais...]

Pharma News - 23/10/14
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Esbriet (pirfenidone) e o Ofev (nintedanibe) para o tratamento da fibrose1 pulmonar idiopática2 (FPI). Estes medicamentos agora oferecem uma nova opção de tratamento para pacientes3 com esta patologia4.
1 Fibrose: 1. Aumento das fibras de um tecido. 2. Formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.
2 Idiopática: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
   [Mais...]

Pharma News - 13/10/14
Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Massachusetts, realizaram um estudo preliminar para verificar a viabilidade e a taxa de resolução de diarreia1 nas infecções2 recorrentes pelo Clostridium difficile após administração de cápsulas congeladas para transplante da microbiota3 fecal.
1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
   [Mais...]

» 07/10/2014 - Resveratrol demonstra ter efeitos antimicrobianos contra a bactéria Propionibacterium acnes in vitro
» 02/10/2014 - Pacientes com cirrose e peritonite bacteriana espontânea não devem usar bloqueadores beta não seletivos, de acordo com publicação da Gastroenterology
» 30/09/2014 - Três novos antibióticos aprovados pela FDA
» 19/09/2014 - FDA aprova Movantik para a constipação intestinal induzida por opioides
» 11/09/2014 - FDA aprova o Contrave, medicamento para controle crônico do peso corporal
» 10/09/2014 - Azitromicina ligada à estenose hipertrófica do piloro em lactentes, apresentado na ICAAC 2014
» 25/08/2014 - Claritromicina associada a risco de morte cardíaca em estudo de coorte publicado pelo BMJ
» 06/08/2014 - Trombólise endovenosa com alteplase no AVC isquêmico agudo: meta-análise de dados publicada no The Lancet
» 05/08/2014 - Eficácia e segurança do nebivolol e da valsartana em combinação de dose fixa na hipertensão: um estudo randomizado, multicêntrico
» 30/06/2014 - AFREZZA, insulina humana em pó para inalação, é aprovada pela FDA


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar