FDA aconselha restringir o uso de fluoroquinolonas para infecções não complicadas e adverte sobre efeitos secundários incapacitantes
Em um anúncio de segurança, a Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, alertou para possíveis efeitos secundários graves associados a medicações antibacterianas com fluoroquinolonas. Estes danos podem superar os benefícios para pacientes1 com sinusite2, bronquite e infecções3 do trato urinário4 não complicadas que têm outras opções de tratamento. Pacientes nestas condições, só devem usar fluoroquinolonas quando não têm opções alternativas de tratamento.
Uma revisão de segurança da FDA tem mostrado que as fluoroquinolonas, quando utilizadas sistemicamente (comprimidos, cápsulas e injetáveis) estão associadas a efeitos secundários potencialmente graves, incapacitantes e permanentes que podem ocorrer conjuntamente. Estes efeitos secundários podem envolver tendões5, músculos6, articulações7, nervos e sistema nervoso central8.
Como resultado, a FDA está exigindo a atualização das bulas desses medicamentos para incluírem as novas informações de segurança. O órgão continua investigando as questões de segurança relacionadas às fluoroquinolonas e irá atualizar o público com informações adicionais, assim que elas estiverem disponíveis.
Pacientes em uso deste tipo de medicação devem entrar em contato com seus médicos imediatamente se sentirem quaisquer efeitos secundários graves. Alguns sinais9 e sintomas10 de efeitos secundários graves incluem dor, pontadas, formigamento ou sensação de picadas em tendões5, articulações7 e músculos6, confusão mental ou alucinações11. Os pacientes devem conversar com o profissional de saúde12 em caso de quaisquer dúvidas ou preocupações.
Os profissionais de saúde12 devem interromper o tratamento com fluoroquinolona sistêmica imediatamente se o paciente relatar efeitos colaterais13 graves e mudar para outra medicação antibacteriana não-fluoroquinolona para completar o curso do tratamento.
Fonte: FDA - Drug Safety and Availability, em 12 de maio de 2016