news.med.br  -  Pharma News
A Food and Drug Administration, nos EUA, aprovou o Obizur [Fator anti-hemofílico (recombinante), sequência porcina] para o tratamento de episódios hemorrágicos1 em doentes adultos com hemofilia2 A adquirida [Deficiência adquirida do fator VIII (FVIII)].
1 Hemorrágicos: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
2 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o Esbriet (pirfenidone) e o Ofev (nintedanibe) para o tratamento da fibrose1 pulmonar idiopática2 (FPI). Estes medicamentos agora oferecem uma nova opção de tratamento para pacientes3 com esta patologia4.
1 Fibrose: 1. Aumento das fibras de um tecido. 2. Formação ou desenvolvimento de tecido conjuntivo em determinado órgão ou tecido como parte de um processo de cicatrização ou de degenerescência fibroide.
2 Idiopática: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
   [Mais...]

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Massachusetts, realizaram um estudo preliminar para verificar a viabilidade e a taxa de resolução de diarreia1 nas infecções2 recorrentes pelo Clostridium difficile após administração de cápsulas congeladas para transplante da microbiota3 fecal.
1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Microbiota: Em ecologia, chama-se microbiota ao conjunto dos microrganismos que habitam um ecossistema, principalmente bactérias, protozoários e outros microrganismos que têm funções importantes na decomposição da matéria orgânica e, portanto, na reciclagem dos nutrientes. Fazem parte da microbiota humana uma quantidade enorme de bactérias que vivem em harmonia no organismo e auxiliam a ação do sistema imunológico e a nutrição, por exemplo.
   [Mais...]

Pesquisa publicada pela revista Dermatology and Therapy mostra que o uso de resveratrol pode ser uma terapêutica1 futura promissora no tratamento da acne2 vulgar.
1 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
2 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
   [Mais...]

Bloqueadores beta não seletivos (BBNSs) reduzem a pressão no sistema porta1 e o risco de hemorragia2 por varizes3 em pacientes com cirrose4. No entanto, o desenvolvimento de peritonite5 bacteriana espontânea (PBE) nesses pacientes pode impedir o tratamento com BBNSs por causa de seus efeitos sobre a reserva circulatória. Foram investigados os efeitos dos BBNSs em pacientes com cirrose4 e ascite6 com e sem PBE.
1 Sistema Porta: Sistema de vasos pelos quais o sangue, após percorrer uma rede capilar, é transportado através de um segundo grupo de capilares antes de retornar à circulação sistêmica. Pertence principalmente ao sistema porta hepático.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
3 Varizes: Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
4 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
5 Peritonite: Inflamação do peritônio. Pode ser produzida pela entrada de bactérias através da perfuração de uma víscera (apendicite, colecistite), como complicação de uma cirurgia abdominal, por ferida penetrante no abdome ou, em algumas ocasiões, sem causa aparente. É uma doença grave que pode levar pacientes à morte.
6 Ascite: Acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal. Pode estar associada a diferentes doenças como cirrose, insuficiência cardíaca, câncer de ovário, esquistossomose, etc.
   [Mais...]

Ao longo dos últimos meses, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou três novos antibióticos para tratar pacientes com infecções1 bacterianas agudas da pele2 e de estruturas da pele2 (ABSSSI) causadas por bactérias como o Staphylococcus aureus, incluindo cepas3 resistentes à meticilina, também conhecidas como infecções1 por MRSA.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration, dos EUA, aprovou o Movantik (naloxegol), um tratamento oral para a constipação1 intestinal induzida por opioides em adultos com dor não-oncológica crônica.
1 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration, dos EUA, aprovou o Contrave (cloridrato de naltrexona e cloridrato de bupropiona, comprimidos de liberação prolongada) como opção de tratamento para o controle crônico1 de peso corporal, associado a uma dieta reduzida em calorias2 e atividades físicas regulares.
1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
2 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

Trabalho apresentado na Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy (ICAAC) 2014 mostra que crianças que receberam azitromicina (Zithromax) nos primeiros dias de vida estavam em um risco aumentado para o desenvolvimento de estenose1 hipertrófica do piloro (EHP), segundo pesquisadores de Maryland.
1 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
   [Mais...]

Foi realizado um estudo de coorte1 na Dinamarca, de 1997 a 2011, publicado pelo periódico British Medical Journal (BMJ), com o objetivo de avaliar o risco de morte cardíaca associada ao uso de claritromicina e roxitromicina.
1 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
   [Mais...]

» Trombólise endovenosa com alteplase no AVC isquêmico agudo: meta-análise de dados publicada no The Lancet
» Eficácia e segurança do nebivolol e da valsartana em combinação de dose fixa na hipertensão: um estudo randomizado, multicêntrico
» AFREZZA, insulina humana em pó para inalação, é aprovada pela FDA
» FDA não recomenda o uso de lidocaína no tratamento da dor da erupção de dentes em crianças
» Agência Europeia de Medicamentos (EMA) inicia revisão sobre uso de altas doses de ibuprofeno e os seus riscos cardiovasculares
» Estudo PARADIGM-HF, sobre uso de LCZ696 para a insuficiência cardíaca crônica, é encerrado precocemente pela força das evidências de seus resultados provisórios
» FDA aprova o Dalvance para tratar infecções de pele em adultos
» FDA aprova Zontivity para reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames em pacientes de alto risco
» FDA: injeção de corticoide no espaço epidural pode levar a problemas neurológicos raros, mas graves
» FDA aprova Tanzeum para tratar diabetes mellitus tipo 2


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos