news.med.br
Em um estudo publicado na revista Molecular Cell, os cientistas relatam ter elucidado o papel dominante de um grupo especializado de proteínas1 nos núcleos de nossas células2. Essas proteínas1, chamadas de complexos mSWI/SNF (ou BAF), têm funções importantes tanto para ativar as células2 T quanto para desencadear sua exaustão. A descoberta sugere que o direcionamento desses complexos, seja por tecnologias de corte de genes, como CRISPR, ou com medicamentos de moléculas pequenas, pode reduzir a exaustão e fornecer às células2 CAR-T e, em geral, a todas as células2 T que combatem tumores ou infecções3, o poder de permanência para realizar suas funções por mais tempo.
[Mais...]
Pesquisadores criaram uma nova arma contra as superbactérias resistentes a medicamentos um antibiótico que pode mudar de forma reorganizando seus átomos. As descobertas foram publicadas na revista PNAS. Para desenvolver o antibiótico, os pesquisadores se voltaram para a química do clique, uma classe de reações químicas rápidas e de alto rendimento que clicam moléculas juntas de maneira confiável. Eles também utilizaram bullvalene, uma molécula fluxional cujos átomos podem trocar de posição. Combinando-a com o antibiótico vancomicina, foi desenvolvido o novo antibiótico, que possui duas ogivas de vancomicina e um centro flutuante de bullvalene. Em testes, o medicamento mostrou ser significativamente mais eficaz do que a vancomicina na eliminação da infecção1 por VRE. Além disso, as bactérias não desenvolveram resistência ao novo antibiótico.
[Mais...]
Três pesquisadores de uma Universidade na Nova Zelândia publicaram um artigo na Royal Society Open Science sobre uma metanálise com 28 estudos e 21 mil jovens, no qual eles demonstraram que jogar videogames violentos não aumenta significativamente a agressividade dos jogadores ao longo do tempo.
[Mais...]
Em um relato de caso, publicado na revista Stroke, pesquisadores descrevem a realização de uma embolização1 fetal transuterina guiada por ultrassom da malformação2 da veia de Galeno (MVG), eliminando a fisiopatologia3 pós-natal. A nova abordagem usa uma cirurgia in utero4 projetada para reduzir o fluxo sanguíneo agressivo através da MVG. O reparo cirúrgico do vaso sanguíneo malformado no cérebro5 do bebê enquanto ainda estava no útero4 foi bem sucedido e o bebê, nascido em meados de março, recebeu alta do hospital algumas semanas após o nascimento e não precisou de nenhum medicamento ou outro tratamento desde então.
[Mais...]
Os problemas de sono durante a transição da infância para o início da adolescência foram associados a sintomas1 de psicopatologia, destacando a importância de um bom sono para o bem-estar mental dos adolescentes, sugeriu um grande estudo de coorte2 observacional publicado no JAMA Psychiatry. Entre mais de 10.000 crianças, aquelas com perfis de problemas de sono mais graves tiveram um risco maior de sintomas1 internalizantes simultâneos. Da mesma forma, esses perfis de sono também foram associados a um risco aumentado de sintomas1 externalizantes simultâneos.
[Mais...]
Muitos sintomas1 de um sono ruim podem estar ligados a um risco aumentado de AVC agudo2, de acordo com o estudo de caso-controle INTERSTROKE. Pacientes com AVC tiveram duas vezes mais chances de relatar sono mais curto (menos de 5 horas) e sono mais longo (mais de 9 horas) no mês anterior em comparação com controles correspondentes. Outras características do sono associadas ao AVC foram cochilos longos não planejados, má qualidade do sono e apneia3 do sono e seus sintomas1 de bufo, ronco e interrupção da respiração durante o sono, de acordo com o estudo publicado na revista Neurology.
[Mais...]
Novo estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, aponta que partes do cérebro1 associadas à formação de hábitos parecem extraordinariamente ativas em pessoas com distúrbios alimentares. Varreduras cerebrais de pessoas com transtorno de compulsão alimentar ou bulimia2 mostram atividade alterada nessas áreas ligadas à formação de hábitos e sugerem novas possibilidades para tratamentos de transtornos alimentares.
[Mais...]
Um novo estudo, publicado na revista científica Nutrition Research and Practice, procurou relacionar o consumo de cacau em pó 100% diluído em água, 25 a 39 gramas por dia (a depender do peso corporal) em jovens adultos com peso normal e sobrepeso1 por 7 dias. Em adultos jovens com obesidade2 classe II, o consumo de cacau resultou em diminuição do colesterol3 LDL4 e do índice HOMA, que avalia a resistência à insulina5, além de reduzir a atividade da arginase, uma enzima6 crítica no processo inflamatório associado à obesidade2. Dessa forma, o estudo demonstrou que o consumo de cacau a curto prazo melhora o perfil lipídico7, exerce efeitos anti-inflamatórios e protege contra danos oxidativos.
[Mais...]
Um novo estudo, publicado no European Journal of Preventive Cardiology, sugere que o exercício pode potencialmente ajudar a neutralizar as consequências para a saúde1 de não dormir o suficiente. Ao investigar a associação conjunta de atividade física medida por acelerômetro e duração do sono com risco de mortalidade2 por todas as causas e por causa específica, observou-se, previsivelmente, que os participantes que dormiram pouco, ou aqueles que dormiram demais e quase não se exercitaram, geralmente tinham maior risco de mortalidade2, inclusive por problemas como câncer3 e doenças cardiovasculares4. Mas também descobriu-se uma tendência surpreendente nos dados: as pessoas que se exercitavam muito não apresentavam um risco aumentado de morte, mesmo quando dormiam menos de seis horas por noite.
[Mais...]
Uma nova pesquisa, publicada no The Journal of Nutrition, descobriu que micoproteína derivada de fungos (Quorn) é tão eficaz no apoio ao ganho muscular durante o treinamento de resistência quanto a proteína animal. Durante o estudo, os pesquisadores descobriram que exercitar as pernas aumentou a taxa de produção de proteína muscular em cerca de 12% em comparação com quando as pernas estavam em repouso. Ambos os grupos ganharam uma quantidade semelhante de massa muscular e tamanho da fibra muscular, bem como aumentaram a força muscular em vários grupos musculares, apesar de terem diferentes fontes de proteína em suas dietas.
[Mais...]
Mostrar: 10 31 a 40 (Total: 3514)
|