news.med.br
Medical Journal - 27/03/19
E-cigarettes, ou cigarros eletrônicos, foram mais eficazes para a cessação do tabagismo do que a terapia de reposição de nicotina, ambos em combinação com o apoio comportamental, descobriu um estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM).   [Mais...]
Saúde - 26/03/19
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram online um trabalho em que mostram que a vacina1 contra a febre amarela2 protege camundongos resistentes e susceptíveis contra o vírus3 Zika.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Febre Amarela: Doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A única forma de prevenção é a vacinação contra a doença.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Medical Journal - 25/03/19
Medicamentos comumente usados para tratar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como Metilfenidato (Ritalina ou Concerta) e Anfetamina (Adderall e Venvanse), podem aumentar o risco de psicose1, embora este risco seja baixo. É o que diz estudo publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM).
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/03/19
O colesterol1 é um nutriente comum na dieta humana e os ovos são uma fonte importante de colesterol1. Neste estudo publicado pelo JAMA, cada 300 mg adicionais de colesterol1 consumido ou meio ovo2 a mais por dia foram associados ao maior risco de doença cardiovascular incidente3 e mortalidade4 por todas as causas.
1 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
2 Ovo: 1. Célula germinativa feminina (haploide e madura) expelida pelo OVÁRIO durante a OVULAÇÃO. 2. Em alguns animais, como aves, répteis e peixes, é a estrutura expelida do corpo da mãe, que consiste no óvulo fecundado, com as reservas alimentares e os envoltórios protetores.
3 Incidente: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
4 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Medical Journal - 21/03/19
Com o objetivo de examinar a associação entre força muscular e incidência1 de diabetes tipo 22, independente da aptidão cardiorrespiratória (ACR) estimada, foi publicado um estudo pela revista médica Mayo Clinic Proceedings.
1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
   [Mais...]

Medical Journal - 20/03/19
Saber se o consumo de bebidas adoçadas com açúcar1 ou bebidas adoçadas artificialmente está associado ao maior risco de mortalidade2 é algo de interesse para a saúde3 pública. Por isso um estudo publicado pelo periódico Circulation examinou as associações entre o consumo desses tipos de bebidas com o risco de mortalidade2 total e por causa específica.
1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Medical Journal - 18/03/19
A terapia diária com aspirina está associada ao risco de carcinoma1 hepatocelular em pacientes com hepatite2 B crônica? Neste estudo de Taiwan, houve uma redução estatisticamente significativa de 29% no risco de carcinoma1 hepatocelular em pacientes que receberam diariamente aspirina. Isto significa que podemos estar diante de uma quimioprevenção útil para o carcinoma1 hepatocelular relacionado ao vírus3 da hepatite2 B.
1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Pharma News - 15/03/19
Em trabalho publicado pelo The New England Journal of Medicine (NEJM), investigou-se a eficácia de quatro tratamentos frequentemente usados na ceratose actínica1 e observou-se que o creme de fluorouracil 5% foi o mais efetivo entre os medicamentos usados.
1 Actínica: Referente às radiações capazes de ativar transformações químicas em certas substâncias (por exemplo, a luz do sol ao incidir sobre o tecido humano ou vegetal).
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/19
Os resultados do estudo, publicado pelo periódico Pediatrics, mostram que estes dados suportam a necessidade de cessação do tabagismo antes da gravidez1. Se nenhuma mulher fumar na gravidez1, as taxas de síndrome2 da morte súbita infantil (SMSI) nos Estados Unidos poderiam ser reduzidas substancialmente.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
   [Mais...]

Pharma News - 11/03/19
A aprovação da imunoterapia com Atezolizumabe (Tecentriq, Genentech/Roche) foi realizada pela US Food and Drug Administration, para ser usada juntamente com a quimioterapia1 com paclitaxel ligado à albumina2 ou nab-paclitaxel (Abraxane, Celgene), no tratamento de primeira linha do câncer3 de mama4 triplo negativo de pacientes PD-L1 positivos, com tumores localmente avançados ou metastáticos, irressecáveis.
1 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
2 Albumina: Proteína encontrada no plasma, com importantes funções, como equilíbrio osmótico, transporte de substâncias, etc.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - > - >>
31 a 40 (Total: 2164)
  • Entrar
  • Assinar