A combinação de aspirina, um inibidor da ECA e uma estatina em uma única polipílula melhorou os resultados cardiovasculares na prevenção secundária em comparação com a prescrição dos medicamentos separadamente, mostrou o estudo randomizado1 SECURE, publicado no The New England Journal of Medicine. A polipílula reduziu o risco composto primário de morte cardiovascular, infarto2 agudo3 do miocárdio4 tipo 1 não fatal, acidente vascular cerebral5 isquêmico6 não fatal e revascularização urgente em 24% em relação aos cuidados usuais, com uma taxa de 9,5% versus 12,7%, respectivamente. Observar apenas os desfechos secundários sem revascularização também favoreceu a polipílula (8,2% vs 11,7%). Os pesquisadores atribuíram as diferenças a uma melhor adesão levando a uma maior exposição antiplaquetária. O estudo concluiu que o tratamento com uma polipílula contendo aspirina, ramipril e atorvastatina dentro de 6 meses após o infarto do miocárdio7 resultou em um risco significativamente menor de eventos cardiovasculares adversos maiores do que o tratamento usual.
[Mais...]
1 Estudo randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle - o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Infarto: Morte de um tecido por irrigação sangüínea insuficiente. O exemplo mais conhecido é o infarto do miocárdio, no qual se produz a obstrução das artérias coronárias com conseqüente lesão irreversível do músculo cardíaco.
3 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
4 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
5 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
6 Isquêmico: Relativo à ou provocado pela isquemia, que é a diminuição ou suspensão da irrigação sanguínea, numa parte do organismo, ocasionada por obstrução arterial ou por vasoconstrição.
7 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.