news.med.br
O NICE (National Institute for Health and Clinical Excellence) lançou, em março de 2008, o novo protocolo de recomendações a mulheres durante a gravidez1 e a lactação2. O protocolo, dentre outras atualizações, recomenda que mulheres grávidas não usem qualquer quantidade de álcool durante a gestação, utilizem 10 microgramas de vitamina3 D diariamente, além de ácido fólico até a 12ª semana de gestação. O rastreamento para anemia falciforme4 e talassemia5 é outra novidade.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Anemia falciforme: Doença hereditária que causa a má formação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de gases nos indivíduos que possuem a doença. É comum na África, na Europa Mediterrânea, no Oriente Médio e em certas regiões da Índia.
5 Talassemia: Anemia mediterrânea ou talassemia. Tipo de anemia hereditária, de transmissão recessiva, causada pela redução ou ausência da síntese da cadeia de hemoglobina, uma proteína situada no interior do glóbulos vermelhos e que tem a função de transportar o oxigênio. É classificada dentro das hemoglobinopatias. Afeta principalmente populações da Itália e da Grécia (e seus descendentes), banhadas pelo Mar Mediterrâneo.
   [Mais...]

Grávidas que ingerem duas xícaras de café ao dia ou mais podem ter um risco duas vezes maior de abortamento1 quando comparadas àquelas que evitam cafeína. Estudo publicado no American Journal of Obstetrics and Gynecology revela que a ingestão de 200 miligramas ou mais de cafeína por dia, ou o equivalente a duas xícaras de café, pode aumentar o risco de aborto em gestantes.
1 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
   [Mais...]

Cientistas canadenses publicaram, no The Journal of Clinical Investigation, que a exposição ao fumo durante a gravidez1 e a amamentação2 pode comprometer a fertilidade futura de bebês3 do sexo feminino. A exposição a hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, presentes no cigarro, afetou a fertilidade por interferir na formação de óvulos, segundo estudo realizado com camundongos.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

O March of Dimes é uma instituição que trabalha para que toda gravidez1 seja bem planejada e bem- sucedida evitando o nascimento prematuro de bebês2. Com o objetivo de orientar as futuras mães sobre uma gravidez1 saudável e os cuidados que devem ser tomados desde o planejamento da gravidez1 até o nascimento do bebê, o March of Dimes publicou conselhos nutricionais baseados em evidências científicas.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais com desogestrel, gestodeno ou acetato de ciproterona, cada um associado ao etinilestradiol, antes de decidir por uma gravidez1, têm mais chance de ter filhos com alergias nasais. Um estudo finlandês com a coordenação de Leea Keski-Nisula, da Universidade de Kuopio, divulgou a associação entre o uso destes remédios preventivos e doenças alérgicas na revista médica Allergy.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prática de hidroginástica durante a gestação aumenta em até 21,5% o volume do líquido amniótico1.
1 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
   [Mais...]

A morte fetal tardia (aborto espontâneo e natimorto) é duas vezes mais comum em mulheres que bebem oito ou mais copos de café por dia durante a gravidez1 do que em mulheres que evitam café durante a gestação, segundo relatam pesquisadores da University of Aarhus. O alto consumo de café fornece risco aumentado de 59% para morte fetal.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

A preocupação de que a grande ingestão de mercúrio possa causar efeitos adversos ao desenvolvimento fetal fez com que o Food and Drug Administration (FDA) recomendasse às gestantes uma limitação na ingestão de peixes (não mais do que duas refeições semanais). Apesar disso, as grávidas devem estar atentas a um novo estudo de pesquisadores de Harvard que sugere que esta recomendação pode fazer com que os peixes sejam eliminados de sua dieta, impedindo os substanciais benefícios neurocognitivos adquiridos de importantes nutrientes, como os ácidos graxos n-3 polinsaturados.   [Mais...]
Quase metade das mulheres brasileiras portadoras do vírus1 da aids não faz tratamento para evitar a transmissão da doença para o bebê. A estimativa é do Ministério da Saúde2. Segundo dados do órgão, cerca de 13 mil mulheres portadoras do HIV3 engravidam a cada ano. Desse total, pouco mais de 7 mil se submetem ao tratamento.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) e a Glaxo Smithkline (GSK) publicaram, no dia 27 de setembro, um alerta aos profissionais da saúde1 sobre mudanças na seção de precauções quanto a prescrição, durante a gravidez2, do produto Paxil ® e Paxil CR®, que no Brasil é comercializado com o nome de Aropax®. Um estudo epidemiológico sugere aumento no risco de malformação3 congênita4 geral para a paroxetina quando comparada a outros antidepressivos.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
4 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19
181 a 190 (Total: 190)
  • Entrar
  • Receber conteúdos