news.med.br
Um estudo, publicado pelo periódico Neurology, foi realizado com o objetivo de caracterizar aspectos demográficos e clínicos em grávidas que apresentam dor de cabeça1 aguda e de identificar características clínicas associadas à dor de cabeça1 secundária.
1 Cabeça:
   [Mais...]

Com o objetivo de investigar a associação entre o tipo de parto e o transtorno do espectro autista (TEA) foi realizado um estudo de base populacional com irmãos como controles. O trabalho teve publicação online pelo JAMA Psychiatry.   [Mais...]
Um grande estudo com gestantes mostrou um aumento do risco potencial de hipertensão1 pulmonar persistente do recém-nascido (HPPRN) associado ao uso materno de antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina (ISRS) no final da gravidez2. No entanto, o risco absoluto foi pequeno e o aumento do risco parece ser mais modesto do que o sugerido em estudos prévios.
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Antes de decidir se vai voar ou não, toda grávida deve procurar informações e orientações com o seu obstetra. O Royal College of Obstetricians & Gynaecologists divulgou as novas recomendações sobre viagens aéreas durante a gestação para ajudar nesta tomada de decisão.    [Mais...]
O periódico The Lancet publicou uma série de três artigos sobre a “Saúde Mental Perinatal” para analisar os efeitos dos transtornos mentais perinatais sobre a mãe e o bebê. O primeiro artigo examina doenças mentais não psicóticas. O segundo artigo analisa a doença mental grave, com foco no transtorno bipolar, psicose1 e esquizofrenia2. O terceiro artigo resume os efeitos da saúde3 mental dos pais sobre a criança.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Um novo estudo com mais de 10.000 mães mostrou que as mulheres que amamentaram seus bebês1 estavam em risco significativamente menor de depressão pós-parto do que aquelas que não o fizeram. A amamentação2 traz benefícios bem estabelecidos para os bebês1. O presente estudo, publicado na revista Maternal and Child Health, mostra que beneficia também a saúde3 mental das mães.
1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Com o objetivo de determinar a associação entre a exposição pré-natal ao sulfato de magnésio e os resultados neurológicos, cognitivos1, acadêmicos e comportamentais em crianças na idade escolar foi realizado um ensaio clínico publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).
1 Cognitivos: 1. Relativo ao conhecimento, à cognição. 2. Relativo ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

Estudo publicado pelo periódico Diabetologia mostra que jovens obesos expostos in utero1 ao diabetes mellitus2 gestacional mostram maior risco para o desenvolvimento de intolerância à glicose3 na juventude.
1 Útero: É o maior órgão do sistema reprodutor feminino. Sua função principal é receber o óvulo fertilizado e dar-lhe todas as condições para o seu desenvolvimento.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
   [Mais...]

Estudo publicado pelo The Lancet analisou os dados da pesquisa WHO Multicountry Survey on Maternal and Newborn Health (WHOMCS) para avaliar a cobertura de uso de corticoterapia pré-natal e de drogas tocolíticas em partos prematuros.   [Mais...]
A Food and Drug Administration e a U.S. Environmental Protection Agency concluíram que mulheres grávidas, lactantes1, aquelas que desejam engravidar e as crianças devem comer mais peixe, com baixo teor de mercúrio, a fim de obter importantes benefícios para o desenvolvimento e para a saúde2.
1 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 11 - 12 - 13 - 14 - 15 - 16 - Próximos » - >>
131 a 140 (Total: 190)
  • Entrar
  • Receber conteúdos