news.med.br
Medical Journal - 12/01/07
Mulheres que usam pílulas anticoncepcionais com desogestrel, gestodeno ou acetato de ciproterona, cada um associado ao etinilestradiol, antes de decidir por uma gravidez1, têm mais chance de ter filhos com alergias nasais. Um estudo finlandês com a coordenação de Leea Keski-Nisula, da Universidade de Kuopio, divulgou a associação entre o uso destes remédios preventivos e doenças alérgicas na revista médica Allergy.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 07/03/06
Segundo estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a prática de hidroginástica durante a gestação aumenta em até 21,5% o volume do líquido amniótico1.
1 Líquido amniótico: Fluido viscoso, incolor ou levemente esbranquiçado, que preenche a bolsa amniótica e envolve o embrião durante toda a gestação, protegendo-o contra infecções e choques mecânicos e térmicos.
   [Mais...]

Medical Journal - 22/11/05
A morte fetal tardia (aborto espontâneo e natimorto) é duas vezes mais comum em mulheres que bebem oito ou mais copos de café por dia durante a gravidez1 do que em mulheres que evitam café durante a gestação, segundo relatam pesquisadores da University of Aarhus. O alto consumo de café fornece risco aumentado de 59% para morte fetal.
1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
   [Mais...]

Medical Journal - 25/10/05
A preocupação de que a grande ingestão de mercúrio possa causar efeitos adversos ao desenvolvimento fetal fez com que o Food and Drug Administration (FDA) recomendasse às gestantes uma limitação na ingestão de peixes (não mais do que duas refeições semanais). Apesar disso, as grávidas devem estar atentas a um novo estudo de pesquisadores de Harvard que sugere que esta recomendação pode fazer com que os peixes sejam eliminados de sua dieta, impedindo os substanciais benefícios neurocognitivos adquiridos de importantes nutrientes, como os ácidos graxos n-3 polinsaturados.   [Mais...]
Saúde - 20/10/05
Quase metade das mulheres brasileiras portadoras do vírus1 da aids não faz tratamento para evitar a transmissão da doença para o bebê. A estimativa é do Ministério da Saúde2. Segundo dados do órgão, cerca de 13 mil mulheres portadoras do HIV3 engravidam a cada ano. Desse total, pouco mais de 7 mil se submetem ao tratamento.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

Pharma News - 03/10/05
O Food and Drug Administration (FDA) e a Glaxo Smithkline (GSK) publicaram, no dia 27 de setembro, um alerta aos profissionais da saúde1 sobre mudanças na seção de precauções quanto a prescrição, durante a gravidez2, do produto Paxil ® e Paxil CR®, que no Brasil é comercializado com o nome de Aropax®. Um estudo epidemiológico sugere aumento no risco de malformação3 congênita4 geral para a paroxetina quando comparada a outros antidepressivos.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Malformação: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
4 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
   [Mais...]

Mostrar: 10
<< - « Anteriores - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 15
141 a 146 (Total: 146)
  • Entrar
  • Receber conteúdos