news.med.br  -  Saúde
Saúde - 15/06/16
Pela primeira vez, a Academia Americana de Medicina do Sono (AAMS) emite um consenso a respeito da quantidade de sono necessária para promover melhor saúde1 para crianças e adolescentes e evitar os riscos de uma quantidade insuficiente de sono. As recomendações foram publicadas no Journal of Clinical Sleep Medicine e serão discutidas no SLEEP 2016: 30th Anniversary Meeting of the Associated Professional Sleep Societies.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 13/06/16
Trinta anos de conselhos oficiais em saúde1, pedindo que as pessoas adotassem dietas com baixo teor de gordura2, podem estar levando a consequências desastrosas para a saúde1, como os altos índices de obesidade3 e diabetes mellitus4. É o que alerta um novo relatório divulgado pelo National Obesity Forum (NOF) e pela Public Health Collaboration, na Inglaterra.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
3 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
4 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
   [Mais...]

Saúde - 30/05/16
Meta-análise encontra ligação entre retinopatia diabética1 e baixos níveis da vitamina2 D. Este trabalho foi apresentado no The 25th Annual Scientific & Clinical Congress da American Association of Clinical Endocrinologists (AACE).
1 Retinopatia diabética: Dano causado aos pequenos vasos da retina dos diabéticos. Pode levar à perda da visão. Retinopatia não proliferativa ou retinopatia background Caracterizada por alterações intra-retinianas associadas ao aumento da permeabilidade capilar e à oclusão vascular que pode ou não ocorrer. São encontrados microaneurismas, edema macular e exsudatos duros (extravasamento de lipoproteínas). Também chamada de retinopatia simples.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
   [Mais...]

Saúde - 24/05/16
Experimentar terapias não farmacológicas e não opioides em primeiro lugar, é o que recomenda o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) em publicação recente sobre a prescrição de opioides por médicos de cuidados primários em regime ambulatorial. Essas abordagens não farmacológicas podem servir para aumentar o interesse clínico no uso de tais abordagens para controlar a dor crônica.   [Mais...]
Saúde - 17/05/16
Com o objetivo de avaliar a associação entre a ingestão de frutas e vegetais durante a adolescência e início da idade adulta e o risco de câncer1 de mama2, foi realizado um estudo de coorte3, prospectivo4, publicado pelo British Medical Journal (BMJ).
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Estudo de coorte: Um estudo de coorte é realizado para verificar se indivíduos expostos a um determinado fator apresentam, em relação aos indivíduos não expostos, uma maior propensão a desenvolver uma determinada doença. Um estudo de coorte é constituído, em seu início, de um grupo de indivíduos, denominada coorte, em que todos estão livres da doença sob investigação. Os indivíduos dessa coorte são classificados em expostos e não-expostos ao fator de interesse, obtendo-se assim dois grupos (ou duas coortes de comparação). Essas coortes serão observadas por um período de tempo, verificando-se quais indivíduos desenvolvem a doença em questão. Os indivíduos expostos e não-expostos devem ser comparáveis, ou seja, semelhantes quanto aos demais fatores, que não o de interesse, para que as conclusões obtidas sejam confiáveis.
4 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
   [Mais...]

Saúde - 11/05/16
Cientistas descobriram informações que explicam como alguns tipos de tumores da mama1 se desenvolvem e algumas alterações genéticas que podem estar ligadas à taxa de sobrevivência2 deste tipo de câncer3, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.
1 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
2 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 09/05/16
Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em parceria com o laboratório Olivo Labs, relataram a síntese e aplicação de uma camada elástica na pele1 feita com uma substância conhecida como crosslinked polymer layer (XPL), um polímero reticulado que imita as propriedades da pele1 jovem e saudável.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

Saúde - 06/05/16
Estudo publicado pelo British Medical Journal (BMJ) sugere que o erro médico seja a terceira causa mais comum de morte nos EUA. Ficando atrás apenas das mortes por doenças cardíacas e câncer1.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Saúde - 05/05/16
Os benefícios da caminhada e do ciclismo superam os efeitos negativos da poluição do ar, mesmo em cidades com altos níveis de poluição, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Centre for Diet and Activity Research (CEDAR) e Medical Research Council Epidemiology Unit da Universidade de Cambridge. Esta nova evidência reforça a necessidade de apoiar o ciclismo, mesmo em cidades poluídas - o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir as emissões de veículos motorizados.   [Mais...]
Saúde - 19/04/16
No Brasil, cerca de 25% das mães apresentam sintomas1 de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê. É o que mostra uma pesquisa realizada pela pesquisadora Mariza Theme, da Escola Nacional de Saúde2 Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e publicada no Journal of Affective Disorders.
1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» 13/04/2016 - Frequência de ejaculação pode ser inversamente relacionada ao risco de câncer de próstata
» 08/04/2016 - Distúrbios do sono podem agravar depressão em adolescentes
» 06/04/2016 - Tendências mundiais em diabetes desde 1980: análise agrupada de estudos com 4,4 milhões de participantes publicada pelo The Lancet
» 04/04/2016 - Consumo de café pela mulher e pelo homem antes de engravidar pode aumentar risco de aborto, segundo trabalho publicado pelo Fertility and Sterility
» 01/04/2016 - The Lancet: meta da OMS para conter a obesidade em 2025 dificilmente será alcançada
» 24/03/2016 - The Lancet: será que a felicidade afeta diretamente a mortalidade?
» 17/03/2016 - Redução da mortalidade por doença coronariana: o mais importante parece ser o que já conhecemos
» 16/03/2016 - Mirtilos podem ajudar a combater os sintomas da doença de Alzheimer
» 15/03/2016 - Parar de fumar abruptamente é melhor do que parar gradualmente, segundo estudo divulgado pelo Annals of Internal Medicine
» 20/01/2016 - CDC: recomendações sobre o Zika vírus para gestantes ou mulheres que estão pensando em engravidar


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos