Sociedades Brasileiras de Hepatologia e de Infectologia lançam campanha para erradicar a hepatite C no Brasil
O Dr. Edmundo Pessoa A. Lopes, Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, e o Dr. Sérgio Cimerman, Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, sugerem em campanha contra o vírus1 da hepatite2 C que os profissionais de saúde3 incluam o exame ANTI-HCV nos exames de rotina de seus pacientes, em especial daqueles maiores de 40 anos de idade.
No Brasil, mais de 1,5 milhão de pessoas são portadoras do vírus1 da hepatite2 C e desconhecem esta condição. A hepatite2 C já tem tratamento, é curável em mais de 90% dos casos e pode ser erradicada do Brasil com o apoio de todas as especialidades médicas. Todos os profissionais de saúde3 podem colaborar solicitando o exame ANTI-HCV de seus pacientes, principalmente daqueles com mais de 40 anos de idade. Em caso de resultado positivo, a pessoa deverá ser encaminhada a um especialista para as devidas orientações.
A campanha tem o apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira (AMB).
Leia mais sobre "Hepatite2 C", "Provas de função hepática4" e "Cirrose5 hepática4".
Veja o hotsite da campanha em Tudo sobre Fígado6.