news.med.br  -  Pharma News
Uma vacina1 experimental de RNAm contra o câncer2 atingiu seu desfecho primário em um estudo de fase IIb, anunciaram as empresas farmacêuticas Moderna e Merck. No estudo, a vacina1 mRNA-4157/V940, em combinação com pembrolizumabe (Keytruda), reduziu o risco de recorrência3 ou morte em 44% ao longo de 9 meses em pacientes com melanoma4 em estágio avançado em comparação com o inibidor de PD-1 sozinho, disseram as empresas. A vacina1 personalizada contra o câncer2 que foi desenvolvida prepara o sistema imunológico5 de um indivíduo para atacar a biologia única de seu tumor6, e foi capaz de interromper a progressão do câncer2 de pele7 melanoma4 em quase metade das pessoas que participaram do ensaio clínico randomizado8. A vacina1 também se mostrou segura. Os efeitos colaterais9 incluíram vermelhidão no local da injeção10 ou sintomas11 semelhantes aos da gripe12 por alguns dias.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
4 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
5 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
9 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
10 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
   [Mais...]

» Glóbulos vermelhos cultivados em laboratório foram transfundidos em duas pessoas em ensaio clínico inédito
» Medicamento experimental para o Alzheimer, Lecanemabe, mostrou retardar o declínio cognitivo
» Inibidor tópico da janus quinase foi aprovado para repigmentação de vitiligo: significativamente mais pacientes alcançaram 75% a 90% de melhora
» Primeiro paciente em ensaio clínico de fase 1 recebe vírus oncolítico experimental contra tumores sólidos
» Aprovado primeiro medicamento para a doença de Wilson em décadas, o tetracloridrato de trientina oral
» Tirzepatida, um medicamento para obesidade, atinge perda de peso média de 22,5% do peso corporal
» Rethymic: FDA aprova primeira terapia para uso em crianças sem células imunológicas
» Tratamento precoce para Covid-19 com Sotrovimabe, um anticorpo neutralizante de SARS-CoV-2, reduziu o risco de progressão da doença
» Valneva reporta resultados positivos de fase 3 para vacina candidata contra a COVID-19
» Distúrbio crônico do sono tem sua primeira indicação de tratamento concedida pela FDA


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos