news.med.br  -  Pharma News
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o brexpiprazol (Rexulti) para agitação associada à demência1 da doença de Alzheimer2. A nova indicação para o brexpiprazol o tornará o primeiro tratamento aprovado pela FDA para esta condição. O antipsicótico atípico foi aprovado anteriormente para o tratamento de transtorno depressivo maior e esquizofrenia3.
1 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
2 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
3 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aprovou o inibidor de BRAF dabrafenibe (Tafinlar) combinado com o inibidor de MEK trametinibe (Mekinist) para o tratamento de pacientes pediátricos com 1 ano ou mais com glioma de baixo grau com uma mutação1 V600E no gene BRAF que requerem terapia sistêmica. Resultados do estudo TADPOLE de fase II/III mostraram que pacientes randomizados para receber Tafinlar + Mekinist experimentaram uma melhora estatisticamente significativa na taxa de resposta geral de 47% em comparação com 11% para aqueles randomizados para receber quimioterapia2. Em um acompanhamento médio de 18,9 meses, a sobrevida3 livre de progressão mediana foi de 20,1 meses com Tafinlar + Mekinist em comparação com 7,4 meses com quimioterapia2.
1 Mutação: 1. Ato ou efeito de mudar ou mudar-se. Alteração, modificação, inconstância. Tendência, facilidade para mudar de ideia, atitude etc. 2. Em genética, é uma alteração súbita no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, mas passível de ser herdada pelos descendentes.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
3 Sobrevida: Prolongamento da vida além de certo limite; prolongamento da existência além da morte, vida futura.
   [Mais...]

» Tratamento precoce com metformina reduz o risco de COVID longa
» Vacinas personalizadas de RNAm contra melanoma prolongaram a sobrevida no maior estudo feito até agora
» Glóbulos vermelhos cultivados em laboratório foram transfundidos em duas pessoas em ensaio clínico inédito
» Medicamento experimental para o Alzheimer, Lecanemabe, mostrou retardar o declínio cognitivo
» Inibidor tópico da janus quinase foi aprovado para repigmentação de vitiligo: significativamente mais pacientes alcançaram 75% a 90% de melhora
» Primeiro paciente em ensaio clínico de fase 1 recebe vírus oncolítico experimental contra tumores sólidos
» Aprovado primeiro medicamento para a doença de Wilson em décadas, o tetracloridrato de trientina oral
» Tirzepatida, um medicamento para obesidade, atinge perda de peso média de 22,5% do peso corporal
» Rethymic: FDA aprova primeira terapia para uso em crianças sem células imunológicas
» Tratamento precoce para Covid-19 com Sotrovimabe, um anticorpo neutralizante de SARS-CoV-2, reduziu o risco de progressão da doença


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos