news.med.br  -  Novos medicamentos
Novos medicamentos - 03/11/09
Estudo publicado na Cancer1 Research mostrou que uma molécula conhecida como PBOX-15 é um agente que induz à interrupção do ciclo celular e subsequente apoptose2 em linhagens de células3 cancerígenas, principalmente para células3 de leucemia4 linfocítica crônica de alto ou baixo risco de doença.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Apoptose: Morte celular não seguida de autólise, também conhecida como “morte celular programada“.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 28/09/09
O Food and Drug Administration (FDA) aprovou um novo medicamento para o tratamento da psoríase1 em placas2, o Stelara (ustekinumab). A nova medicação é um produto biológico para uso em adultos com psoríase1 moderada ou severa.
1 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
2 Placas: 1. Lesões achatadas, semelhantes à pápula, mas com diâmetro superior a um centímetro. 2. Folha de material resistente (metal, vidro, plástico etc.), mais ou menos espessa. 3. Objeto com formato de tabuleta, geralmente de bronze, mármore ou granito, com inscrição comemorativa ou indicativa. 4. Chapa que serve de suporte a um aparelho de iluminação que se fixa em uma superfície vertical ou sobre uma peça de mobiliário, etc. 5. Placa de metal que, colocada na dianteira e na traseira de um veículo automotor, registra o número de licenciamento do veículo. 6. Chapa que, emitida pela administração pública, representa sinal oficial de concessão de certas licenças e autorizações. 7. Lâmina metálica, polida, usualmente como forma em processos de gravura. 8. Área ou zona que difere do resto de uma superfície, ordinariamente pela cor. 9. Mancha mais ou menos espessa na pele, como resultado de doença, escoriação, etc. 10. Em anatomia geral, estrutura ou órgão chato e em forma de placa, como uma escama ou lamela. 11. Em informática, suporte plano, retangular, de fibra de vidro, em que se gravam chips e outros componentes eletrônicos do computador. 12. Em odontologia, camada aderente de bactérias que se forma nos dentes.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 14/08/09
O Food and Drug Administration (FDA) aprova novo medicamento para controle glicêmico de pacientes diabéticos tipo 2. A saxagliptina, nome comercial Onglyza, é um inibidor da enzima1 dipeptidil peptidase-4 (DDP-4) que pode ser usado como monoterapia ou em associação com metformina2, sulfonilureias3 ou tiazolidionas. Até o momento, o Onglyza não foi testado concomitante ao uso de insulinas.
1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 21/07/09
Os laboratórios farmacêuticos Human Genome Sciences e GlaxoSmithKline apresentaram dados promissores da fase 3 de triagens clínicas de um novo medicamento para lúpus1 eritematoso2 sistêmico3, o Benlysta (belimumab), formalmente conhecido como LymphoStat-B.
1 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
2 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
3 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 09/07/09
Medicamentos novos: Branta , da Torrent, primeira associação de losartana com anlodipino; Secotex ADV e Sinvastacor de 20mg, da Boehringer Ingelheim; Sundown para uso diário, da Johnson & Johnson; Retin-Ox Wrinkle Filler, da RoC, age contra o fotoenvelhecimento; e Omnaris, da Nycomed, novo corticoide intranasal para rinite1 alérgica.
1 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 25/06/09
Em estudo liderado pelo Institute of Cancer1 Research e publicado esta semana no New England Journal of Medicine, pesquisadores descrevem um novo tipo de tratamento para o câncer1, produzindo resultados preliminares promissores na fase I de uma triagem clínica.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Novos medicamentos - 19/05/09
Um novo aerossol pode ajudar a manter lubrificadas e desobstruídas as vias aéreas de pacientes com fibrose cística1 ou mucoviscidose2, segundo pesquisa apresentada na 105° Conferência Internacional da American Thoracic Society em San Diego.
1 Fibrose cística: Doença genética autossômica recessiva que promove alteração de glândulas exócrinas do organismo. Caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que leva ao desenvolvimento de bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas e disfunção genitourinária.
2 Mucoviscidose: Doença genética autossômica recessiva que promove alteração de glândulas exócrinas do organismo. Caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas, que leva ao desenvolvimento de bronquiectasias, insuficiência pancreática exócrina, disfunções intestinais, anormalidades das glândulas sudoríparas e disfunção genitourinária.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 03/04/09
Conheça os lançamentos: Pristiq, da Wyeth, para tratamento do transtorno depressivo maior; Nasaleze, da Mantecorp, para prevenção da rinite1 alérgica; Atroveran Plus, da Hypermarcas, para o alívio das cólicas2 abdominais; e o Nalle, da NIKKHO, para alívio dos sintomas3 da TPM.
1 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
2 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
   [Mais...]

Novos medicamentos - 23/01/09
Novidades em medicamentos: Spidufen® sabor menta anis, da Zambon, Bialerge, da Elofar, e Salisvit C, da Cifarma.   [Mais...]
Novos medicamentos - 11/12/08
Confira as novidades em medicamentos: Dermotivin Foam e Dermotivin Líquido, da Galderma; Diublok®, Koidexa® e Photoderm Max Tinto Light, da Eurofarma; Protectina, do Laboratório GROSS, e Guaco Edulito, da Herbarium.   [Mais...]
» 10/09/2008 - Lançamentos de medicamentos: Sedamed para dores de cabeça, Somavert para tratamento de pacientes com acromegalia e Aclasta para a osteoporose


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos