news.med.br  -  Novos medicamentos
Foi aprovada pela Anvisa a tafenoquina, nova medicação para tratamento da malária, fabricada pela empresa farmacêutica GlaxoSmithKline. O novo medicamento encurta o tempo de tratamento, contribuindo para uma melhor adesão, e evita recaídas da doença por infecção1 na corrente sanguínea.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA aprovou o Evenity (romosozumab-aqqg) para tratar a osteoporose1 em mulheres na pós-menopausa2 com alto risco de fratura3 óssea. A segurança e eficácia de Evenity foram demonstradas em dois ensaios clínicos4 envolvendo um total de mais de 11.000 mulheres com osteoporose1 pós-menopáusica.
1 Osteoporose: Doença óssea caracterizada pela diminuição da formação de matriz óssea que predispõe a pessoa a sofrer fraturas com traumatismos mínimos ou mesmo na ausência deles. É influenciada por hormônios, sendo comum nas mulheres pós-menopausa. A terapia de reposição hormonal, que administra estrógenos a mulheres que não mais o produzem, tem como um dos seus objetivos minimizar esta doença.
2 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
3 Fratura: Solução de continuidade de um osso. Em geral é produzida por um traumatismo, mesmo que possa ser produzida na ausência do mesmo (fratura patológica). Produz como sintomas dor, mobilidade anormal e ruídos (crepitação) na região afetada.
4 Ensaios clínicos: Há três fases diferentes em um ensaio clínico. A Fase 1 é o primeiro teste de um tratamento em seres humanos para determinar se ele é seguro. A Fase 2 concentra-se em saber se um tratamento é eficaz. E a Fase 3 é o teste final antes da aprovação para determinar se o tratamento tem vantagens sobre os tratamentos padrões disponíveis.
   [Mais...]

Anvisa aprova o registro do RYDAPT, medicação para tratamento da leucemia1 mieloide aguda (LMA). O medicamento deve ser usado em associação à quimioterapia2, conforme orientação médica.
1 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
2 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
   [Mais...]

Um novo anticoagulante1 oral, o Lixiana (edoxabano), foi aprovado pela Anvisa. O medicamento amplia as opções terapêuticas para a redução do risco de acidentes vasculares2 cerebrais (AVCs) e para o tratamento do tromboembolismo3 venoso.
1 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
2 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
3 Tromboembolismo: Doença produzida pela impactação de um fragmento de um trombo. É produzida quando este se desprende de seu lugar de origem, e é levado pela corrente sangüínea até produzir a oclusão de uma artéria distante do local de origem do trombo. Esta oclusão pode ter diversas conseqüências, desde leves até fatais, dependendo do tamanho do vaso ocluído e do tipo de circulação do órgão onde se deu a oclusão.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, aprovou a pomada Eucrisa (crisaborole) para tratar eczemas1 (dermatite2 atópica) leves a moderados em pacientes com dois anos de idade ou mais.
1 Eczemas: Afecções alérgicas da pele, elas podem ser agudas ou crônicas, caracterizadas por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Adynovate, fator anti-hemofílico (recombinante) PEGilado, para uso em adultos e adolescentes, com 12 anos ou mais, que têm hemofilia1 A. Adynovate é modificado para durar mais tempo no sangue2 e potencialmente levar à menor necessidade de injeções periódicas do que o fator anti-hemofílico não modificado quando usado para reduzir a frequência de hemorragias3.
1 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
3 Hemorragias: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
   [Mais...]

A Food and Drug Administration (FDA), nos EUA, aprovou o Addyi (flibanserina) para tratar o Transtorno de Desejo Sexual Hipoativo (TDSH ou HSDD) em mulheres na pré-menopausa1. Antes da aprovação do Addyi, não havia tratamentos aprovados pela FDA para a disfunção sexual das mulheres.
1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (EUA) aprovou o Pomalyst (pomalidomida) para o tratamento de pacientes com mieloma1 múltiplo, cuja doença progrediu mesmo após o tratamento com outros medicamentos contra o câncer2.
1 Mieloma: Variedade de câncer que afeta os linfócitos tipo B, encarregados de produzir imunoglobulinas. Caracteriza-se pelo surgimento de dores ósseas, freqüentemente a nível vertebral, anemia, insuficiência renal e um estado de imunodeficiência crônica.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou uma nova medicação da Johnson & Johnson para tratar uma forma de tuberculose1 resistente, incomum nos EUA, mas que está crescendo globalmente principalmente em países subdesenvolvidos. O medicamento é conhecido como Sirturo e irá tratar pacientes com tuberculose1 multirresistente, ou MDR-TB.
1 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
   [Mais...]

Pessoas que fazem uso de bifosfonatos para a prevenção da perda de massa óssea podem reduzir o risco de desenvolver câncer1 colorretal em cerca de 60% comparadas a pessoas que não fazem uso desta medicação, de acordo com o que sugere o estudo publicado no periódico Journal of Clinical Oncology.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

» FDA avalia novo medicamento para obesidade, o QNEXA®CR
» Medicamentos novos: conheça os lançamentos do mercado farmacêutico
» Lançamento de medicamentos: conheça as novidades da indústria farmacêutica
» Novos medicamentos: clique e confira as novidades na indústria farmacêutica
» Novo medicamento destrói células leucêmicas por induzir apoptose, principalmente em pacientes com leucemia linfocítica crônica resistente ao tratamento, segundo artigo da Cancer Research
» Psoríase: FDA aprova o ustekinumab, novo medicamento para a psoríase em placas
» FDA aprova o Onglyza (saxagliptina), novo medicamento para diabetes tipo 2
» Novo medicamento para lúpus mostra resultados promissores na fase 3 de triagem clínica
» Lançamento de medicamentos: confira as novidades do mercado farmacêutico
» Olaparib: novo medicamento para tumores de mama, ovário e próstata causados por mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 mostra resultados preliminares promissores em triagem clínica


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos