Bifosfonatos ajudam na redução do risco de desenvolver câncer colorretal em cerca de 60%, de acordo com publicação do Journal of Clinical Oncology
Os bifosfonatos são comumente usados para tratamento da osteoporose1 e de metástases2 ósseas causadas por câncer3 de mama4. Recentemente foi relatado que o uso destes medicamentos está associado à redução do risco de desenvolvimento do câncer3 de mama4, mas sua associação com outros tipos de tumores ainda não é conhecida.
No estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology, foram coletados dados de 1866 mulheres na pós-menopausa5 que participavam do Molecular Epidemiology of Colorectal Cancer3 Study, em Israel. O uso prolongado de bifosfonatos (por mais de um ano) foi associado a uma diminuição significativa na chance de desenvolver câncer3 colorretal, uma redução relativa de cerca de 60% de risco para este tipo de tumor6.
Esta diminuição pode estar relacionada à maneira como age tal medicação, a qual é semelhante à ação das estatinas usadas na redução do colesterol7. Os mesmos pesquisadores já observaram, em outro estudo, que as estatinas também reduzem o risco de câncer3 colorretal.
Novas pesquisas ainda são necessárias para provar que os bifosfonatos são responsáveis pela diminuição de risco observada.
Fonte: Journal of Clinical Oncology - Publicação online de 14 de fevereiro de 2011