news.med.br
Em um caso pioneiro na área médica, pesquisadores relatam ter implantado células1 pancreáticas editadas por CRISPR em uma pessoa com diabetes tipo 12. As células1 liberaram insulina3 por meses, e sem a necessidade de o receptor tomar medicamentos imunossupressores, graças às edições genéticas que fazem com que as células1, coletadas de um doador falecido, não desencadeiem uma resposta imunológica no receptor. O caso foi relatado no The New England Journal of Medicine.
[Mais...]
Um medicamento prescrito para pessoas com diabetes tipo 21 pode fazer mais do que reduzir o açúcar2 no sangue3: ele também ajuda a retardar o envelhecimento celular, de acordo com um ensaio clínico publicado na revista Cell Reports Medicine. Os resultados apontam que o tratamento com henagliflozina está associado ao aumento do comprimento dos telômeros, estruturas nas pontas dos cromossomos4 que funcionam como capas protetoras e encurtam com o tempo.
[Mais...]
Comer batatas fritas várias vezes por semana foi associado a um risco maior de diabetes tipo 21, embora este não tenha sido o caso para batatas assadas, cozidas ou amassadas, de acordo com um estudo publicado no The British Medical Journal. Para cada aumento de três porções semanais de batatas fritas, a taxa de diabetes tipo 21 aumentou em 20%, e para cada aumento de três porções semanais de batata total, a taxa aumentou em 5%.
[Mais...]
Estudo publicado no The Lancet Diabetes1 & Endocrinology revela que em jovens da África Subsaariana diagnosticados com diabetes tipo 12, 65% não têm anticorpos3 ou riscos genéticos associados à doença, o que sugere que têm um novo subtipo não autoimune4 da doença. A descoberta abre caminho para diagnóstico5 e tratamento mais precisos.
[Mais...]
Idosos em uso de agonistas do receptor de GLP-1, principalmente semaglutida (Rybelsus, Ozempic, Wegovy), apresentaram um pequeno aumento no risco de desenvolver degeneração macular1 relacionada à idade neovascular (DMRIn), de acordo com um estudo publicado no JAMA Ophthalmology. Embora os riscos absolutos de DMRIn tenham sido pequenos no estudo (0,2% versus 0,1% em não usuários) é importante lembrar que a DMRIn é uma condição com profundas implicações para a visão2 e a qualidade de vida.
[Mais...]
Uma única infusão de um tratamento à base de células-tronco1 pode ter curado 10 de 12 pessoas com a forma mais grave de diabetes tipo 12. Um ano depois, esses 10 pacientes não precisam mais de insulina3. Os outros dois pacientes precisam de doses muito menores. O tratamento experimental, chamado zimislecel, envolve células-tronco1 que os cientistas estimularam a se transformarem em células das ilhotas pancreáticas4, que regulam os níveis de glicose5 no sangue6. O estudo foi publicado pelo The New England Journal of Medicine.
[Mais...]
Pessoas que reduzem o excesso de peso na meia-idade podem reduzir aproximadamente pela metade o risco de desenvolver doenças crônicas mais tarde. Essa é a conclusão de três estudos de longo prazo, cujos resultados foram baseados em mais de 23.000 participantes. As descobertas foram publicadas no JAMA Network Open. Um ponto de destaque é que esses resultados foram alcançados sem injeções para perda de peso ou intervenções cirúrgicas.
[Mais...]
Um grande estudo sobre nascimentos, publicado na revista Science Advances, pintou o quadro mais detalhado até agora sobre o verdadeiro impacto da gravidez1 no corpo. Dados de 300.000 nascimentos revelaram como medidas biológicas essenciais são alteradas ao carregar e dar à luz um bebê, apontando, por exemplo, impactos duradouros no fígado2, rins3 e muito mais.
[Mais...]
A perda de peso corporal está associada à remissão do diabetes tipo 21; no entanto, a relação quantitativa entre o grau de perda de peso corporal e a probabilidade de remissão, após o controle de fatores de confusão, permanece desconhecida. Neste estudo, publicado no The Lancet Diabetes2 & Endocrinology, observou-se que, para cada redução de 1 ponto percentual no peso corporal, a probabilidade de atingir a remissão completa aumentou em 2,17 pontos percentuais e a probabilidade de atingir a remissão parcial aumentou em 2,74 pontos percentuais.
[Mais...]
Um estudo observacional de 175 resultados de saúde1 usando dados do Veterans Affairs dos Estados Unidos para quase 2 milhões de indivíduos revelou novos insights sobre possíveis riscos e benefícios dos agonistas do receptor GLP-1. As descobertas foram publicadas na revista Nature Medicine. Em uma mediana de 3,68 anos, adultos com diabetes tipo 22 que adicionaram um agente GLP-1 ao seu plano de tratamento tiveram riscos significativamente reduzidos para 42 resultados diversos, riscos aumentados para 19 resultados e nenhuma associação com 114 resultados em comparação com o tratamento usual.
[Mais...]
Mostrar: 10 1 a 10 (Total: 378)
|