news.med.br  -  Saúde
Direcionado aos consumidores e aos profissionais de saúde1, a Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, está reforçando o aviso de segurança quanto ao uso de anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) não aspirina e o risco aumentado de acidente vascular cerebral2 ou ataque cardíaco.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
   [Mais...]

Estudo com publicação online pelo periódico Circulation conclui que o consumo de bebidas adocicadas é um componente modificável da dieta, que pode ter um impacto muito importante em doenças e mortes preveníveis em adultos provenientes de países de alta, média e baixa rendas.   [Mais...]
Pesquisadores da MRC Epidemiology Unit, da Universidade de Cambridge, descobriram que a idade em que homens e mulheres iniciam a puberdade está associada a quarenta e oito condições de saúde1 diferentes na vida adulta. Este é o maior estudo do gênero até o momento.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Um estudo, com publicação online no periódico Muscle Nerve, investigou o tendão1 do flexor longo do polegar (FLP) e o nervo mediano de usuários de smartphones, por ultrassonografia2, para avaliar os efeitos do uso desses dispositivos no estado clínico e funcional das mãos3.
1 Tendão: Tecido fibroso pelo qual um músculo se prende a um osso.
2 Ultrassonografia: Ultrassonografia ou ecografia é um exame complementar que usa o eco produzido pelo som para observar em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas internas do organismo (órgãos internos). Os aparelhos de ultrassonografia utilizam uma frequência variada, indo de 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, os quais são interpretados através de computação gráfica.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
   [Mais...]

Os pacientes com diabetes tipo 21 têm quase o dobro da prevalência2 de insuficiência cardíaca3 quando comparados a controles pareados, de acordo com informações do estudo Fremantle Diabetes4 Study (FDS), apresentadas esta semana na American Diabetes4 Association (ADA) 2015 Scientific Sessions. O estudo é financiado pela The Raine Foundation e pela University of Western Australia.
1 Diabetes tipo 2: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada tanto por graus variáveis de resistência à insulina quanto por deficiência relativa na secreção de insulina. O tipo 2 se desenvolve predominantemente em pessoas na fase adulta, mas pode aparecer em jovens.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Em apresentação realizada na 75° sessão científica da American Diabetes1 Association, que está ocorrendo em Boston, avaliou-se pacientes com diabetes tipo 12 para verificar a associação desta patologia3 com a síndrome4 da apneia obstrutiva do sono5 (SAOS).
1 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
2 Diabetes tipo 1: Condição caracterizada por altos níveis de glicose causada por deficiência na produção de insulina. Ocorre quando o próprio sistema imune do organismo produz anticorpos contra as células-beta produtoras de insulina, destruindo-as. O diabetes tipo 1 se desenvolve principalmente em crianças e jovens, mas pode ocorrer em adultos. Há tendência em apresentar cetoacidose diabética.
3 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
4 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
5 Apnéia obstrutiva do sono: Pausas na respiração durante o sono.
   [Mais...]

Em comparação com pacientes sem exposição à fumaça do cigarro, mulheres fumantes ativas necessitaram de 38% a mais e as fumantes passivas necessitam de 18% a mais de propofol para induzir à anestesia1, segundo apresentado no Euroanaesthesia Congress, em Berlim, pelo pesquisador Erdogan Ozturk e colaboradores da Bezmialem Vakif University, em Istambul.
1 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
   [Mais...]

A cirurgia poupadora de adrenal permite que metade dos pacientes com neoplasia1 endócrina múltipla tipo 2 (NEM2) e feocromocitoma2 bilateral ganhem 10 anos sem insuficiência3 adrenal e ainda mantenham uma taxa de recorrência4 do tumor5 semelhante às taxas de pacientes que se submetem à adrenalectomia6 clássica (cirurgia radical). O estudo foi apresentado no European Congress of Endocrinology (ECE) 2015 pelo Dr. Frederic Castinetti, da Aix-Marseille University, em Marselha, França.
1 Neoplasia: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
2 Feocromocitoma: São tumores originários das células cromafins do eixo simpático-adrenomedular, caracterizados pela autonomia na produção de catecolaminas, mais freqüentemente adrenalina e/ou noradrenalina. A hipertensão arterial é a manifestação clínica mais comum, acometendo mais de 90% dos pacientes, geralmente resistente ao tratamento anti-hipertensivo convencional, mas podendo responder a bloqueadores alfa-adrenérgicos, bloqueadores dos canais de cálcio e nitroprussiato de sódio. A tríade clássica do feocromocitoma, associado à hipertensão arterial, é composta por cefaléia, sudorese intensa e palpitações.
3 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
4 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
6 Adrenalectomia: Ressecção cirúrgica de uma ou de ambas as glândulas adrenais, também conhecidas como suprarrenais.
   [Mais...]

Um ano de tratamento com nicotinamida, uma forma de vitamina1 B3, reduziu significativamente (em 23%) o risco de câncer2 de pele3 não melanoma4 em pacientes de alto risco, mostrou um estudo australiano que será apresentado na reunião anual da American Society of Clinical Oncology (ASCO).
1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
   [Mais...]

Com o objetivo de investigar se uma dieta mediterrânea1 suplementada com alimentos ricos em antioxidantes influencia a função cognitiva2, em comparação com uma dieta controle, foi realizado um ensaio clínico com voluntários de Barcelona, na Espanha, publicado pelo JAMA Internal Medicine.
1 Dieta Mediterrânea: Alimentação rica em carboidratos, fibras, elevado consumo de verduras, legumes e frutas (frescas e secas) e pobre em ácidos graxos saturados. É recomendada uma ingestão maior de gordura monoinsaturada em decorrência da grande utilização do azeite de oliva. Além de vinho.
2 Cognitiva: 1. Relativa ao conhecimento, à cognição. 2. Relativa ao processo mental de percepção, memória, juízo e/ou raciocínio. 3. Diz-se de estados e processos relativos à identificação de um saber dedutível e à resolução de tarefas e problemas determinados. 4. Diz-se dos princípios classificatórios derivados de constatações, percepções e/ou ações que norteiam a passagem das representações simbólicas à experiência, e também da organização hierárquica e da utilização no pensamento e linguagem daqueles mesmos princípios.
   [Mais...]

» Sarampo está associado à perda de memória imunológica podendo predispor a infecções ao longo de até três anos após a doença
» Cerca de um médico por dia comete suicídio, de acordo com dados da American Foundation for Suicide Prevention
» Mulheres de meia idade que perdem peso estão também perdendo massa óssea, publicado pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism
» A prática de uma atividade física influencia na longevidade: análise detalhada da relação dose-resposta divulgada pelo JAMA
» Exercício supervisionado versus não supervisionado para claudicação intermitente: revisão sistemática e meta-análise publicada pelo American Heart Journal
» Exame para detecção da síndrome de Down (trissomia do 21) mostra resultados promissores em estudo publicado pelo NEJM
» Enzima de rã trata verrugas genitais do HPV, apresentado na reunião anual da American Academy of Dermatology
» Meta da OMS é acabar com a epidemia global de tuberculose até 2035
» Frutose adicionada a alimentos colabora para o aumento da diabetes mellitus, de distúrbios metabólicos relacionados a esta patologia e ao maior risco cardiovascular
» Exercícios físicos na meia idade ajudam a preservar um cérebro saudável para a velhice, segundo trabalho apresentado na reunião da American Heart Association


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos