news.med.br  -  Saúde
É mais provável uma mulher abortar se ela e seu parceiro consumirem mais do que duas bebidas com cafeína por dia durante as semanas que antecedem a concepção1, de acordo com um novo estudo de pesquisadores do National Institute of Health (NIH) e da Ohio State University. Da mesma forma, as mulheres que bebem mais de duas bebidas com cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gestação são mais propensas a sofrer um aborto. Já o uso de multivitaminas protege contra o abortamento2.
1 Concepção: O início da gravidez.
2 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
   [Mais...]

Uma análise de base populacional, com 19,2 milhões de participantes de cerca de 200 países, estimou as tendências na média do índice de massa corporal1 (IMC2) de adultos e na prevalência3 de categorias de IMC2 entre 1975 e 2014. Os pesquisadores do Imperial College London também estudaram a probabilidade de alcançar a meta global de conter a obesidade4 mundial em 2025 proposta pela Organização Mundial de Saúde5 (OMS).
1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O estudo UK Million Women Study, publicado pelo The Lancet, avaliou se a felicidade afeta diretamente a mortalidade1 em mulheres de meia-idade.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Estudo observacional finlandês destaca um progresso notável em homens e mulheres que controlam os três principais fatores de risco, bem conhecidos, (prevalência1 do tabagismo, colesterol2 sérico e pressão arterial sistólica3) para a redução da doença coronariana4.
1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
4 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
   [Mais...]

Trabalho apresentado na 251ª reunião anual da American Chemical Society, em San Diego, relata que o mirtilo já é conhecido como uma "super fruta" por seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer1. Agora, pesquisadores levantaram a hipótese de que ele também possa ter um importante papel contra os sintomas2 da doença de Alzheimer3.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
   [Mais...]

Adultos que param de fumar completamente em um dia escolhido - ao invés de reduzir gradualmente o quanto eles fumam - são mais propensos a ter êxito no abandono do vício, sugere um estudo na revista Annals of Internal Medicine.   [Mais...]
O Zika vírus1 pode ser transmitido de uma mulher grávida para o feto2. Houve relatos de um defeito de nascença grave chamado microcefalia3 e outras alterações em bebês4 de mães que foram infectadas com o vírus1 Zika durante a gestação.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Três trabalhos apresentados no Cancer1 Survivorship Symposium: Advancing Care and Research, avaliaram os desafios enfrentados por pacientes que passaram ou estão passando pela fase de sobrevivência2 ao câncer1, período que compreende a etapa posterior ao término do tratamento de um câncer1.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.
   [Mais...]

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde1 do Ministério da Saúde1 anunciou alterações no calendário de vacinação das crianças para 2016. Foram alteradas as doses de reforço para as vacinas infantis contra meningite2 C e pneumonia3 pneumocócica, além de mudanças no esquema vacinal contra a poliomielite4 e a redução do número de doses da vacina5 contra o vírus6 HPV.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Meningite: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
3 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
4 Poliomielite: Doença viral que afeta as raízes anteriores dos nervos motores, produzindo paralisia especialmente em crianças pequenas e adolescentes. Sua incidência tem diminuído muito graças ao descobrimento de uma vacina altamente eficaz (Sabin), e de seu uso difundido no mundo inteiro.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
   [Mais...]

Segundo artigo publicado no periódico The Journal of the American Medical Association (JAMA), a hora de agir é agora. Os médicos devem aconselhar seus pacientes a incluir ou manter a prática regular de atividades físicas já que elas são uma das mais poderosas ferramentas de promoção à saúde1.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» México é o primeiro país a autorizar a comercialização de uma vacina contra a dengue
» Bebidas energéticas cafeinadas podem estar associadas ao maior risco de diabetes em jovens
» Menstruação em adolescentes: uso do ciclo menstrual como um sinal vital
» Microcefalia: IOC/Fiocruz identifica a presença de Zika vírus no líquido amniótico
» Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
» NCRI Cancer Conference: ter filhos diminui o risco de câncer de ovário
» Exercício previne o envelhecimento e a disfunção neurovascular em ratos de laboratório, estudo publicado pela PLOS Biology
» Consumo de frutas e vegetais na idade adulta precoce reduz o depósito de cálcio na artéria coronária
» O consumo de 50 gramas de carne processada ingerida diariamente aumenta o risco de câncer colorretal em 18%
» Mais peixe e menos carne podem colaborar para menor atrofia cerebral em idosos


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos