Com a crescente integração da tecnologia de smartphones em cuidados médicos, a introdução desses dispositivos de comunicação computadorizados de alta qualidade e com câmeras digitais incorporadas oferece novas possibilidades em neuroendoscopia. Cientistas da USP usam com sucesso smartphones acoplados a um endoscópio para a realização de neurocirurgias minimamente invasivas.
[Mais...]
A suplementação1 dietética é uma indústria de aproximadamente US$ 30 bilhões nos Estados Unidos, com mais de 90.000 produtos no mercado. Em pesquisas norte americanas recentes, 52% dos adultos dos EUA relataram uso de pelo menos um produto de suplemento e 10% relataram uso de pelo menos quatro desses produtos. Vitaminas e minerais estão entre os suplementos mais populares e são aceitos por 48% e 39% dos adultos, respectivamente, tipicamente para manter a saúde2 e prevenir doenças.
[Mais...]
O Chief Medical Officers' (OCM), do Reino Unido, fez uma revisão sistemática das evidências disponíveis sobre riscos e benefícios da ingestão de bebidas alcoólicas para permitir que as pessoas entendam os riscos que o álcool pode representar para sua saúde1 e possam fazer escolhas informadas sobre a ingestão de álcool.
[Mais...]
Médicos da Royal Society for Public Health (RSPH), no Reino Unido, solicitam mudanças nos rótulos de bebidas alcoólicas. As pessoas que consomem álcool precisam de uma maior conscientização a respeito dos danos que o álcool pode causar à saúde1.
[Mais...]
A fumaça de cigarro eletrônico (ECS) fornece nicotina através de aerossóis sem queimar tabaco e é promovida como não carcinogênica, ganhando popularidade significativa.
[Mais...]
Um ingrediente comumente encontrado em pastas de dentes pode ser empregado como fármaco1 antipalúdico, contra estirpes de parasitas da malária que se tornaram resistentes à pirimetamina. Esta descoberta, liderada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, foi auxiliada por Eve, um "robô científico e dotado de inteligência artificial".
[Mais...]
O uso de telefones celulares aumentou dramaticamente nos últimos anos, inclusive entre crianças e jovens. Estes telefones liberam energia de radiofrequência (RF). Alguns cientistas acreditam que a energia RF pode afetar a saúde1 humana. Este documento de orientação, do Departamento de Saúde1 Pública da Califórnia, descreve algumas das possíveis preocupações com a saúde1 e fornece orientação sobre como as pessoas podem reduzir sua exposição.
[Mais...]
Pesquisadores do Department of Nutritional Sciences, da The Pennsylvania State University, publicaram no Journal of the American Heart Association (JAHA) um artigo que fala sobre o consumo de amêndoas e chocolate amargo e seus benefícios para o controle do perfil lipídico1.
[Mais...]
Trabalho apresentado na 2017 Annual Meeting of the American Thyroid Association mostra que as alterações dos níveis de hormônio1 tireoidiano através de ajustes de dose de levotiroxina2 para níveis inferiores e superiores, dentro de intervalos de referência normais e até níveis de hipotireoidismo3 subclínico, não apresentam efeitos significativos nas medidas de qualidade de vida, humor e função cognitiva4.
[Mais...]
Sociedade Brasileira de Pediatria encaminhou ao Ministério da Saúde1 um pedido recomendando a adoção das curvas de crescimento infantil2 de crianças e jovens com síndrome de Down3, construídas na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, como referência no Brasil.
[Mais...]
|