news.med.br  -  Saúde
Saúde - 13/04/16
Em um grande estudo prospectivo1, de acompanhamento de longo prazo, os homens que relataram ejaculações mais frequentes na idade adulta tinham um menor risco de câncer2 de próstata3. A frequência de ejaculação4 representa um fator de risco5 potencialmente modificável para o câncer2 de próstata3.
1 Prospectivo: 1. Relativo ao futuro. 2. Suposto, possível; esperado. 3. Relativo à preparação e/ou à previsão do futuro quanto à economia, à tecnologia, ao plano social etc. 4. Em geologia, é relativo à prospecção.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
4 Ejaculação: 1. Ato de ejacular. Expulsão vigorosa; forte derramamento (de líquido); jato. 2. Em fisiologia, emissão de esperma pela uretra no momento do orgasmo. 3. Por extensão de sentido, qualquer emissão. 4. No sentido figurado, fartura de palavras; arrazoado.
5 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
   [Mais...]

Saúde - 08/04/16
Para os adolescentes com depressão e que também têm distúrbios do sono, o curso da depressão pode ser mais grave, independentemente do tratamento que recebem, em comparação com aqueles cujos distúrbios do sono se resolvem com o tratamento. É o que mostram dois novos estudos apresentados na Anxiety and Depression Association of America (ADAA) Conference 2016.   [Mais...]
Saúde - 06/04/16
Uma das metas globais da Organização Mundial de Saúde1 é deter, até 2025, o aumento da prevalência2 de diabetes3 em adultos em seus níveis de 2010. O objetivo desta análise foi estimar as tendências mundiais em diabetes3, como provavelmente será para os países atingirem a meta global e como as mudanças na prevalência2, juntamente com o crescimento e o envelhecimento da população, estão afetando o número de adultos com diabetes3.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
3 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

Saúde - 04/04/16
É mais provável uma mulher abortar se ela e seu parceiro consumirem mais do que duas bebidas com cafeína por dia durante as semanas que antecedem a concepção1, de acordo com um novo estudo de pesquisadores do National Institute of Health (NIH) e da Ohio State University. Da mesma forma, as mulheres que bebem mais de duas bebidas com cafeína por dia durante as primeiras sete semanas de gestação são mais propensas a sofrer um aborto. Já o uso de multivitaminas protege contra o abortamento2.
1 Concepção: O início da gravidez.
2 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
   [Mais...]

Saúde - 01/04/16
Uma análise de base populacional, com 19,2 milhões de participantes de cerca de 200 países, estimou as tendências na média do índice de massa corporal1 (IMC2) de adultos e na prevalência3 de categorias de IMC2 entre 1975 e 2014. Os pesquisadores do Imperial College London também estudaram a probabilidade de alcançar a meta global de conter a obesidade4 mundial em 2025 proposta pela Organização Mundial de Saúde5 (OMS).
1 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
2 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
3 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
4 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Saúde - 24/03/16
O estudo UK Million Women Study, publicado pelo The Lancet, avaliou se a felicidade afeta diretamente a mortalidade1 em mulheres de meia-idade.
1 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
   [Mais...]

Saúde - 17/03/16
Estudo observacional finlandês destaca um progresso notável em homens e mulheres que controlam os três principais fatores de risco, bem conhecidos, (prevalência1 do tabagismo, colesterol2 sérico e pressão arterial sistólica3) para a redução da doença coronariana4.
1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Pressão arterial sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco, é também chamada de pressão máxima.
4 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
   [Mais...]

Saúde - 16/03/16
Trabalho apresentado na 251ª reunião anual da American Chemical Society, em San Diego, relata que o mirtilo já é conhecido como uma "super fruta" por seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer1. Agora, pesquisadores levantaram a hipótese de que ele também possa ter um importante papel contra os sintomas2 da doença de Alzheimer3.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Doença de Alzheimer: É uma doença progressiva, de causa e tratamentos ainda desconhecidos que acomete preferencialmente as pessoas idosas. É uma forma de demência. No início há pequenos esquecimentos, vistos pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando gradualmente. Os pacientes tornam-se confusos e por vezes agressivos, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmos quando colocados frente a um espelho. Tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção, a comunicação inviabiliza-se e passam a necessitar de cuidados e supervisão integral, até mesmo para as atividades elementares como alimentação, higiene, vestuário, etc..
   [Mais...]

Saúde - 15/03/16
Adultos que param de fumar completamente em um dia escolhido - ao invés de reduzir gradualmente o quanto eles fumam - são mais propensos a ter êxito no abandono do vício, sugere um estudo na revista Annals of Internal Medicine.   [Mais...]
Saúde - 20/01/16
O Zika vírus1 pode ser transmitido de uma mulher grávida para o feto2. Houve relatos de um defeito de nascença grave chamado microcefalia3 e outras alterações em bebês4 de mães que foram infectadas com o vírus1 Zika durante a gestação.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
3 Microcefalia: Pequenez anormal da cabeça, geralmente associada à deficiência mental.
4 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

» 19/01/2016 - Enfrentando os desafios que virão depois do tratamento do câncer
» 18/01/2016 - Alterações no Calendário de Vacinação Infantil a partir de 2016
» 11/12/2015 - Médicos devem fazer do aconselhamento sobre a prática de atividade física regular uma prioridade na Prática Clínica
» 09/12/2015 - México é o primeiro país a autorizar a comercialização de uma vacina contra a dengue
» 08/12/2015 - Bebidas energéticas cafeinadas podem estar associadas ao maior risco de diabetes em jovens
» 30/11/2015 - Menstruação em adolescentes: uso do ciclo menstrual como um sinal vital
» 18/11/2015 - Microcefalia: IOC/Fiocruz identifica a presença de Zika vírus no líquido amniótico
» 09/11/2015 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez
» 04/11/2015 - NCRI Cancer Conference: ter filhos diminui o risco de câncer de ovário
» 03/11/2015 - Exercício previne o envelhecimento e a disfunção neurovascular em ratos de laboratório, estudo publicado pela PLOS Biology


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos