Pediatrics: dose única ou dupla de dexametasona para tratamento de crise aguda de asma em crianças pode equivaler ao tratamento com cinco dias de prednisona/prednisolona
A dexametasona tem sido proposta como uma terapia equivalente à prednisona/prednisolona para crises da asma1 aguda em pacientes pediátricos. Apesar de existirem vários pequenos ensaios clínicos2 sobre o tema, os dados de consenso ainda não são claros. Esta revisão sistemática e meta-análise teve como objetivo determinar se a dexametasona intramuscular ou oral é equivalente ou superior a um curso de cinco dias de prednisona ou prednisolona. O desfecho primário de interesse foi o retorno a consultas ou reinternações hospitalares.
A busca no PubMed (Medline) foi feita até 19 de outubro de 2013 usando as palavras-chave dexametasona, decadron, asma1 ou estado de mal asmático, identificando os estudos potenciais. Seis estudos randomizados e controlados, realizados em departamento de emergência3 de crianças ≤ 18 anos de idade, comparando dexametasona com prednisona/prednisolona para o tratamento da asma1 aguda grave foram incluídos. Os dados foram extraídos por quatro autores e verificados por um outro autor. Dois revisores avaliaram a qualidade do estudo de forma independente.
Não houve diferença no risco relativo de recaída entre os dois grupos em nenhum momento. Os pacientes que receberam dexametasona eram menos propensos aos vômitos4, tanto no departamento de emergência3 quanto em casa.
Os profissionais de saúde5 devem considerar os regimes de tratamento com dose única ou com duas doses de dexametasona como uma alternativa viável ao curso de cinco dias de prednisona/prednisolona em crianças com crises de exacerbação da asma1.
Fonte: Pediatrics, publicação online de 10 de fevereiro de 2014